A campanha eleitoral em Trindade deve ficar longe da monotonia

Quatro candidatos a prefeito e cerca de 286 concorrentes ao cargo de vereador entrarão na disputa pelo poder na “Capital da Fé”.



Havia quem pensasse que a disputa eleitoral deste ano se daria em céu de brigadeiro para o prefeito tucano Jânio Darrot que tentará conquistar mais 4 anos de mandato à frente da Prefeitura Municipal de Trindade, nas eleições de 2 de outubro próximo. Semelhante pensamento sinalizava que a temporada de caça ao voto seria monótona na terra onde viveram Constantino Xavier e Ana Rosa, o casal que encontrou o medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, marco histórico da Romaria de Trindade, grandioso evento religioso de Fé e Devoção ao Divino Pai Eerno, em cartaz lá se vão, no mínimo, dois séculos.

É, quem pensou isso aí, se enganou, ao que parece, pois os três outros concorrentes ao cargo de prefeito conseguiram juntar, ao todo, 18 partidos no campo oposicionista, e isto por si só é mostra de que haverá forte disputa pela chefia do poder Executivo trindadense, para o período que vai do primeiro dia de janeiro de 2017 até o dia 31 de dezembro de 2020 e, claro, pelas 17 cadeiras no Legislativo Municipal.

Os quatro candidatos a prefeito de Trindade darão início à pedição de votos aos 78.166 eleitores aptos a votar, segundo dados do Superior Tribunal de Justiça (TSE), acompanhados por, ao menos, 286 candidatos a vereador, ali pelo dia 16 de agosto. Em tempo, os partidos têm até o dia 15 para registrar as candidaturas. Tomara que a disputa seja emocionante, mas principalmente marcada por discursos claros e objetivos, expondo planos de governos repletos de propostos factiveis, em consonância com os anseios dos mais de 117 mil habitantes de Trindade, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para este ano.

Mostramos a seguir como ficaram as coligações partidárias que estarão na peleja para comandar a Prefeitura Municipal de Trindade e conquistar as cadeiras no plenário da Câmara Municipal. Veja aí:

O candidato a prefeito Alexandre Compleite (DEM), ex-vereador da “Capital da Fé”, vai para a disputa de chapa pura, acompanhado de sua companheira de legenda, Leidiane Costa, na vice. Optando por não fazer coligação nem proporcional, o Democratas trindadense pretende registrar 20 candidatos a vereador.

Já o candidato a prefeito Dr. Antônio Carlos (PR), deputado estadual, se juntou a Marcelo Curicas (PRB), na vice, e os dois vêm sendo auxiliados pela dupla George e Flávia Morais, ambos do PDT, que conseguiram aglutinar 12 partidos. Fazendo diversas coligações proporcionais, devem ser registradas 94 candidaturas a vereador embalados pelo sonho de conquistar cadeiras no Legislativo trindadense.

O prefeito e candidato a reeleição Jânio Darrot (PSDB), depois de idas e vindas, reafirmou a parceria com o também tucano Gleysson Cabriny, outra vez de vice, e ambos vão tentar mais 4 anos à frente da Prefeitura da “Velha Trindade da Fé e do Amor”, apoiados por 12 partidos. As coligações realizadas na base de apoio pretendem registrar 104 candidatos a vereador.

O ex-prefeito Ricardo Fortunato (PMDB) valeu-se do ex-vereador Adauto Angélico (PMDB) para formar chapa pura também, e os dois vão a bordo de um acordo entre 5 partidos, nesta que será a quarta tentativa de Fortunato tornar-se prefeito de Trindade (venceu uma vez e perdeu duas). As coligações aí realizadas trabalham para registrar algo em torno de 68 candidaturas a vereador.


Comentários