ENTREVISTA: Dr. Antonio Carlos (PR), candidato a prefeito

Candidato a prefeito com apoio de George Morais e Flávia Morais fala que é possível fazer mais por Trindade, especialmente nas áreas de Saúde e até na Segurança Pública




Antonio Carlos Caetano de Moraes (foto) é médico ginecologista, já foi vereador em Trindade, presidente da Câmara Municipal, diretor do Hospital de Urgências de Trindade (HUTRIN), por quatro anos, sendo 2 anos na gestão do então prefeito George Morais e outros 2 na gestão do prefeito Ricardo Fortunato de quem inclusive foi companheiro de chapa nas eleições municipais de 2012, como candidato a vice-prefeito. Eleito deputado estadual pelo PDT, em 2014, sob o comando de George e Flávia Morais, Dr. Antonio resolveu trocou de legenda no ano passadao para viabilizar seu projeto de se candidatar a prefeito de Trindade nas eleições de 2 de outubro deste ano. No domingo (21), pela manhã, conversamos com o candidato em sua casa, em Trindade. O resultado da conversa é a entrevista exclusiva ao Blog do Sérgio Vieira que segue na íntegra. Boa leitura.

Blog - Por quê o Sr. quer ser candidato a prefeito?
Dr. Antonio – Olha, eu comecei uma vida pública, assim no sentido de cargos eletivos, em 2008, quando eu me candidatei a vereador de Trindade. Fui eleito com uma votação expressiva. Então, a minha vida pública, no sentido eleitoral, é uma vida curta, apenas 8 anos eu participo concorrendo a um cargo eletivo. Concorri em 2008, concorri a vereador, vui eleito. Em 2010 tentei uma vaga na Assembleia Legislativa, não tive êxito. Em 2012, concorri a vice-prefeito de Trindade [na chapa com Ricardo Fortunato], também não tive êxito. Em 2014 fui eleito deputado estadual, sendo o primeiro colocado aqui em Trindade, numa eleição em que Trindade tinha 12 candidatos a deputado estadual e, hoje, como deputado estadual, representante de Trindade, eu vejo que, se eu tiver oportunidade de ser o prefeito de Trindade, nós podemos fazer mais do que está sendo feito. Eu vejo que a prioridade da minha gestão será o ser humano. Nós vamos cuidar do ser humano em primeiro lugar. E cuidar do ser humano estão envolvidas muitas coisas que com certeza vão ser comentadas durante esta entrevista.

Blog – Qual avaliação que o Sr. faz do atual momento político de Trindade?
Dr. Antonio – Nós, hoje, estamos nessa disputa onde temos 4 candidatos a prefeito, o candidato à reeleição, o Jânio Darrot (PSDB), o ex-prefeito Ricardo Fortunato (PMDB), o Dr. Antonio (PR) e o Alexandre Compleite (DEM). Então, eu vejo que é um momento de renovação. A gente vê que a condição hoje que se encontra o país, um descrédito geral da população diante dos políticos brasileiros, então a gente vê que o momento é oportuno daqueles que não tiveram a oportunidade. Então eu vejo que é muito favorável para a renovação. Em termos de renovação, seria eu ou o Compleite, porque os outros dois já foram prefeitos e as pessoas já sabem como que foram suas administrações. Então eu vejo com muita esperança e a cada dia essa esperança aumenta tendo pessoas aglomerando espontaneamente à nossa candidatura, uma candidatura essa que é da simplicidade, da humildade e da honestidade. Eu acho que é uma coisa fundamental, hoje, na política para que as pessoas voltem a acreditar nos políticos brasileiros, é combater a corrupção. E a corrupção se combate, inicialmente, quando você não compra um voto, quando você não estimula o eleitor a votar por benesses dadas durante esse processo [eleitoral]. Então, nós vamos trabalhar uma eleição ajudando a Justiça Eleitoral a combater a forma errada de fazer política.

Blog – O grupo político que está no poder no município tem deixado a desejar, na sua opinião?
Dr. Antonio – Sim, basta a gente pegar o plano de governo anterior, né? O projeto de governo do atual prefeito Jânio Darrot, que a gente vê que ele deixa, e muito, a desejar. Ele não cumpriu 20% daquilo que ele prometeu. Especificamente na área da Saúde, ele prometeu Maternidade 24 horas. Hoje eu convivo, como médico ginecologista, querido na sociedade de Trindade, principalmente naquelas mais humildes, eu todo dia tenho pessoas que me procuram pedindo pra que as ajude num parto e, dentro do possível, a gente tem feito isso, porque, hoje em Trindade, só pode se nascer nas terças e quintas-feiras. Não exite uma Maternidade 24 horas, como foi prometido. Na campanha anterior, o prefeito prometeu Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Urgências de Trindade (HUTRIN) e não existe UTI no HUTRIN. Todos os dias tem pessoas me ligando para ver se eu consigo uma vaga em Goiânia em UTI. Então, isso aí já ,mostra e muitas outras coisas que ele prometeu e não cumpriu, inclusive falou que registrou [o plano de governo] em Cartório. Na verdade, ele não registrou em Cartório, ele apenas fez uma assinatura, né, e reconheceu a firma da assinatura e saiu falando nas promessas dele que ele teria registrado em Cartório esses projetos.

Blog – Qual a maior falha da atual administração, no seu ponto de vista?
Dr. Antonio – Acho que uma falha importante é isso, de não ter cumprido aquilo que ele prometeu. Eu acho que a gente tem que fazer um plano de governo ciente daquilo que é possível de fazer, para você não começar por aí enganando o povo. E segundo, é que nós, a administração, tem que ser encarada e executada com o que há de melhor, em termos de planejamento, de execução. Eu acho que nós temos que ter pessoas técnicas, pessoas que não sejam no plano pessoal, no plano familiar, no plano político, mas a administração deve ser executada por técnicos e a gente vê esse grande falha que, no mínimo, 5 Secretarias são administradas por pessoas familiares do prefeito. Então, a gente nisso aí que são benesses que dificultam uma boa administração.

Blog – Compadres demais atrapalham?
Dr. Antonio – Compadres demais, justamente isso aí, né? Fui intitulada aí a administração dos compadres. Na verdade eu nem sei se todos são compadres, mas que são políticos que têm um envolvimento até de primeiro grau, em termos familiares, concunhados, cunhados, primos de primeiro grau, então, no mínimo, tem 5 Secretárias nessa situação.

Blog – O Sr. enxerga méritos na atual administração municipal?
Dr. Antonio – Sim, tem coisas boas. Eu acho uma grande conquista para a Prefeitura de Trindade o HUTRIN, onde eu fui diretor por 4 anos. Naquela época, quando foi inaugurado em 2007, o HUTRIN era mantido com a receita do município e ficou assim até, mais ou menos, dois anos. Hoje, o HUTRIN é administrado com verbas do Estado através de uma Organização Social (OS). Isso é um benefício muito grande. É uma economia aí de mais de R$ 1,0 milhão de reais para os cofres da Prefeitura Municipal. Então esse aí é um benefício que veio nessa administração. Vieram outros benefícios. Aliás, a maioria dos benefícios que vieram nesses últimos três anos ou vieram do governo estadual ou vieram do governo federal. Então, temos benefícios que vieram, mesmo que a gente sabe que não foram recursos municipais.

Blog – Ser deputado estadual não lhe agradou ou não correspondeu às suas expectativas?
Dr. Antonio – Não, me agradou e correspondeu às minhas expectativas. Eu fui vereador, o deputado estadual, nos termos legais, tem as mesmas prerrogativas de um vereador. Eu já conhecia e sabia o que que eu teria, as minhas obrigações como deputado estadual. Então é assim, me agradou e correspondeu àquilo que eu esperava. Só que um deputado, como um vereador, ele não tem o poder de caneta. Não tem como eu executar uma coisa que eu penso, uma coisa que eu acho que é melhor para a sociedade. Então, por isso a gente está em busca da vaga de prefeito de Trindade, porque eu tenho certeza que na minha simplicidade, no meu perfil, sem vaidade financeira, eu vou administrar o bem público para o povo, para os benefícios que eu sei que o povo necessita. Eu tive a oportunidade de ser o presidente da Câmara Municipal de Trindade, então eu administrei recursos públicos durante um ano. Então, o balancete meu do ano de 2009 foi, dois anos depois, foi questão até de ser parabenizada. O presidente Paulo Ortegal [do Tribunal de Contas dos Municípios] na época, me ligou parabenizando por ter tido um balancete sem nem uma ressalva. Então, a gente tem o zelo, o cuidado com o dinheiro público. A minha vida particular é uma coisa. Eu posso até dar aquilo que eu não tenho, porque eu gosto de ajudar as pessoas. Agora, o bem público não é meu. Então, eu vou administrar os recursos para o benefício da população.

Blog – Mas e os seus eleitores, que votaram no Sr. em outros municípios, o Sr. deixa o mandato e vem. E não é só o Sr. que faz isso não, inclusive o próprio prefeito Jânio Darrot, era deputado estadual e se candidatou a prefeito também, mas como que o Sr. pensa nisso? Como é que eles ficam?
Dr. Antonio – É, na verdade, acaba que no início há uma certa insatisfação, principalmente das lideranças. Hoje, eu tenho seis líderes políticos no interior de Goiás que são candidatos a prefeito, que me ajudaram desde as eleições de 2010, onde eu não obtive êxito e continuaram comigo pelo trabalho que eu presto nos seus municípios. No início eles ficaram insatisfeitos, acharam que ia prejudicar a campanha deles, mas com o tempo eles enxergaram que isso poderia ser visto de uma outra ótica. Eu prometi a eles que, pelo menos, um dia da semana eu vou andar com eles na campanha. A gente vai estar gravando vídeos pedindo à população. Neste seis municípios em que tenho candidatos a prefeito eu tive uma votação expressiva, sou o representante, o mais bem votado nesses municípios. Então, a gente também está galgando um sonho e as pessoas acabam entendendo. Num primeiro momento tem uma insatisfação e depois as pessoas vêem que a gente tem um sonho e acabam entendendo essa situação.

Blog – A propósito, uma curiosidade, como político é melhor estar no poder estar disputando eleições?
Dr. Antonio – Olha, estar no poder é, como diz, como a gente vê, as pessoas usam as máquinas. Usa a máquina administrativa. Ontem [sábado, 20] mesmo, a gente estava numa reunião política simples, com estrutura básica de pessoas e de cadeiras enquanto a gente escutava queima de fogos aí. A gente sabe que atrás daquilo ali é dinheiro público que está sendo queimado. Então, a máquina administrativa ajuda nessa situação financeira, ajuda levando pessoas para os comícios e a gente fica até triste com isso. Já está sabendo que as pessoas estão sendo constrangidas, exigindo que elas vão para os comícios, para as reuniões. Então a gente vê isso com tristeza. O momento eleitoral é um momento da gente expressar as nossas vontades, com liberdade e, na verdade, as administrações que a gente tem visto aí agem coagindo as pessoas.

Blog – Os apoios de George e Flávia Morais (PDT) foram decisivos para que o Sr. se decidisse candidatar-se a prefeito de Trindade?
Dr. Antonio – Sim, eu nos últimos dias antes das convenções partidárias, nós vimos que havia necessidade de fazer uma união dos partidos contrários à administração municipal. Conversamos com todos e eu vejo hoje que a União da Flávia e Dr. George, do PDT, vindo comigo foi um coisa que, no meu entender, foi uma coisa de Deus. Isso realmente me fortaleceu, porque a deputada Flávia é muito querida em Trindade. A deputada Flávia, espontaneamente, ela tem 30% dos eleitores de Trindade, em qualquer pesquisa eleitoral sem ele estar trabalhando. Então isso foi muito importante para mim.

Blog – Mas o Sr. teria sido candidato mesmo sem o apoio deles?
Dr. Antonio – Sim, até foi uma questão, foi esse o motivo que acabou sendo decisivo para ela me apoio, porque eu bati o pé que eu não ia desistir desse projeto de ser candidato a prefeito. O Dr. George (PDT) como presidente do partido, tentou essa conversa mas eu insistir no projeto de ser candidato a prefeito e acabou com ela desistindo. E até porque, essa questão das pressões dos municípios, e ela logicamente tem muito mais municípios do que eu. O PDT hoje tem candidatos a prefeitos em mais de 80 cidades. Uma chance real de fazer prefeitos em 30 municípios. Então foi um desses fatores que ela acabou desistindo desse projeto aqui e me apoiando, mesmo que nós já tivemos algumas divergências quando eu mudei de partido, mas que foi também já por uma união, por uma Trindade que a gente acredita que pode ser melhor do que está, houve essa união e todas as situações anteriores foram absorvidas.

Blog – Num eventual governo municipal sob o seu comando qual será o papel ou papéis e participação, participações do George e da Flávia Morais? Como eles vão participar do seu governo.
Dr. Antonio – Não, na verdade não houve essa discussão, não houve qualquer barganha em troca de apoio. Agora, política acaba que você prestigia os grupos políticos, não só o PDT, mas hoje nós temos 12 partidos na nossa coligação e logicamente todos os nossos pré-candidatos, todos os nossos candidatos a vereador, todos os nossos partidos, terão seus espaços e isso faz parte de uma administração pública que é conquistada não pelo Dr. Antonio, mas por um grupo todo. Então a gente na época certa vai discutir essas questões.

Blog – Houve negociações entre o prefeito Jânio Darrot e George Morais e Flávia Morais que não avançaram, evidentemente. Se tivessem avançado eles não teria dado apoio ao Sr. Qual foi o motivo de vocês terem conseguido fechar esse acordo para disputar a Prefeitura de Trindade juntos.
Dr. Antonio – Na verdade, como eu disse, não houve nenhum acordo. Quando eu procurei os diversos partidos. Procurei o Dr. George, assim como também procurei o Ricardo Fortunato, como procurei o Alexandre Compleite, a gente, num primeiro momento, eu conversei com eles até no sentido de indicar o vice, até mesmo com o meu vice atual, o Curicas, nós conversamos com ele também. Então, e sempre conversamos, às vezes até sobre a possibilidade de um indicar o vice do outro. A gente não tinha ainda aquela previsão do que aconteceu, que foi a Flávia vir comigo. Então, a gente... conversei com o Ricardo, com o Compleite, no sentido da gente unir e o vice ser indicado por eles. Nas conversas minhas eu não abria mão de ser o candidato a prefeito. Quando culminou com a situação da Flávia vir comigo, o próprio PDT abriu mão de indicar o vice para que a gente ficasse mais forte. Aí a primeira conversa foi com o Ricardo, de levar o vice par a indicação dele, ele não aceitou. O projeto dele também era ser candidato a prefeito. Aí fomos para o Curicas e aí realmente deu certo. O Curicas já estava fechado com apoios. Ele é evangélico, já tinha apoio através do deputado João Campos, com a maioria dos campos da Igreja evangélica e fechamos com o Curicas e até por ser o representante da Trindade Dois, hoje é o único candidato a vice que mora em Trindade Dois. Então, nós contemplamos até a Trindade Dois com a indicação do vice.

Blog – É perfeitamente aceitável a ideia de que George e Flávia vão indicar secretários no seu governo?
Dr. Antonio – É como eu falei, não existe este compromisso, mas vamos estar conversando com todo grupo político.

Blog – E o ex-deputado federal José Tatico, ele terá algum papel de relevância em sua administração, caso o Sr. Vença agora dia 2 de outubro?
Dr. Antonio – Não, o Sr. José Tatico é meu companheiro, meu amigo, que sempre tem me ajudado com sua experiência, mas o Sr. José ele nem tem negócios em Trindade. É um empresário da região do Entorno de Brasília, é um amigo. Na verdade, eu tenho certeza que a minha eleição vai trazer muita alegra pra ele, mas sem ele esperar nada por isso. Até mesmo questões políticas, ele fala que não vai mais mexer com política, que não vai voltar a ser candidato a deputado federal. Então, ele assim é um amigo que quer ver realizado esse sonho meu de ser prefeito, mas sem ter nenhum interesse aqui.

Blog – Ele vai caminhar aqui com o Sr. por Trindade?
Dr. Antonio – Eu espero que sim. Eu convidei ele para estar aqui. Ele me prometeu que, pelo menos, em um comício ele virá. Mas o Sr. José é um homem muito ocupado, não sei, mas se vier vai ser muito bom. Eu tenho certeza que até os amigos, candidatos a vereador, sempre cobram a presença dele, querem conhecê-lo. Ele é uma pessoa simples, uma pessoa com um poder econômico grande, mas uma humildade muito grande, uma pessoa de uma experiência muito grande, um contador de “causo” que passa horas com a gente conversando, com alegria. Então as pessoas que o conhecem eu tenho certeza que falam bem dele.

Blog – O seu plano de governo já está pronto? O que é possível falar sobre esse documento hoje, neste momento?
Dr. Antonio – Está pronto. Nós tivemos dois técnicos trabalhando que nos ajudaram na elaboração. Nós levamos ao conhecimento da situação de Trindade e eles, com a formação técnica deles, elaboraram um plano de governo realmente valorizando o ser humano.

Blog – Se eleito, qual deve ser sua primeira medida?
Dr. Antonio – Bom, eu tenho sempre falado, e como vivencio o sofrimento das pessoas na Saúde, especialmente em duas situações... Na verdade, existem várias situações em que a gente é procurado no dia a dia, mas duas situações corriqueiras, que é a situação da Maternidade em Trindade. Nós temos, como já disse, as nossas gestantes, que anteriormente, nos 4 anos em que estive no HUTRIN, nós tínhamos Maternidade 24 horas, e hoje só tem Maternidade nos dias de terças e quintas-feiras. Então, no primeiro momento, nós vamos estar conversando com a direção da Organização Social (OS) [que cuida da gestão do HUTRIN], que é uma coisa de suma importância, manter esse convênio com o Governo do Estado, de continuar mantendo o HUTRIN e isso é uma coisa que nós vamos exigir do Governo Estado. Eu tenho certeza que sempre essa preocupação do Governo, sempre essa dedicação que o Governo tem com Trindade que seja para sempre, independentemente de quem seja o prefeito. Então, nós vamos procurá-lo para mantermos esse convênio com o HUTRIN e vamos procurar a direção da OS para buscar a possibilidade de termos uma Maternidade 24 horas no HUTRIN. Se não houver essa possibilidade, nós vamos estar procurando os dois Hospitais de Trindade, que a gente sabe que, hoje, estão passando por dificuldades porque o Governo Municipal não está prestigiando esses dois hospitais que existem em Trindade e a gente sabe que esses hospitais dependem também do Sistema Único de Saúde (SUS) e vamos estar conversando com eles para que a gente faça o trabalho de Maternidade nesses hospitais. Então, uma coisa que nós vamos estabelecer nos primeiros dias, é Maternidade 24 horas em Trindade. Outra coisa que a gente vive dia a dia é a falta de leitos de UTI. Eu vejo que R$ 1,00 milhão que eram gastos com o HUTRIN e que hoje não são gastos mais, podem colocar, no mínimo, 8 leitos de UTI aqui no HUTRIN. Por normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), cada 8 leitos de UTI tem que ter um médico. Então, no mínimo, 8 leitos de UTI nós vamos ter no HUTRIN, porque até existem os aparelhos, com relação aos leitos de UTI aqui no HUTRIN, só que por vontade político é que não houve a implantação. Então, nós vamos implantar os leitos de UTI assim que nós assumirmos o governo municipal.

Blog – É possível dizer algo que o Sr. sendo prefeito de Trindade não faria de jeito nenhum?
Dr. Antonio – É possível. Eu vejo que existem muitos contratos aí para beneficiar pessoas já endinheiradas. Contratos aí com pessoas que têm máquinas, às vezes, três máquinas e só uma trabalha. Dois ônibus e só um trabalha. Terrenos aí sem ter nenhum valor, nenhum benefício para a sociedade. Casas e outros imóveis alugados pela Prefeitura também sem que seja beneficiada a população. Então nós vamos ter seriedade com o dinheiro público e isto eu farei assim com presteza. Nós não vamos ser governo de beneficiar ninguém. Vamos administrar o recurso público para o povo.

Blog – A gente já falou mas... O Serviço Público de Saúde Municipal vai bem, em Trindade?
Dr. Antonio – Vai muito mal. Vai muito mal. Eu tenho contato, no mínimo, com 60 pessoas de Trindade todos os dias. Eu sou deputado e atendo a cerca de 60 pessoas de Trindade todos os dias, de segunda-feira à sexta-feira. Agora estou parado, né, por força da Justiça Eleitoral que determina que a gente não atenda em Serviço Público e também Serviço Filantrópico, três meses antes das eleições, mas eu convivo com muita gente que me procura. E me procura por falta uma receita de medicamento controlado porque a maioria dos 30 Postos de Saúde da Prefeitura de Trindade não tem médico. Por quê não tem médico? Porque paga muito pouco para um médico fazer o seu horário na estratégia da Saúde da Família. Hoje um médico paga [recebe] para trabalhar, seria 8 horas o contrato do Ministério da Saúde, e 8 horas de segunda-feira à sexta-feira. Aí eles pegam e fazem uma combinação com o médico dele vir só quatro vezes por semana, mas paga aí em torno de 5 a 6 mil reais. O médico não para. O quê que tem que haver? Haver uma valorização do profissional, dar uma prioridade para que esse profissional faça a estratégia da família e incentive-o com a produção, dando a ele um plantão no HUTRIN, criar situação para que o cara faça um salário melhor e que se estabeleça em Trindade. Procura valorizá-lo com a produção, porque os poucos médicos que têm ainda são agendados, por dia, 14 consultas. Eu tenho certeza que cada unidade daquela lá tem 20 funcionários e são atendidas 14 pessoas por dia. Eu estou falando, eu atendo nas associações em que eu presto serviço voluntário, associações de bairros, na associação dos voluntários do Divino Pai Eterno, atendemos 60 pessoas num dia. Um médico que está ali ganhando atende 14 consultas. Então a gente vê assim gente todo dia reclamando, pessoas que levam exames, pedidos de exames para a Secretaria da Saúde e não são contempladas com o exame, com a consulta em suas especialidades, pessoas que são atendidas no HUTRIN encaminhadas ao ambulatório de pequenas cirurgias e esse ambulatório não existe ou se existe em determinadas fases, faz 10 pequenas cirurgias por semana. Às vezes, eu faço 30 pequenas cirurgias numa manhã. Tem situações que eu fico triste. Me procuram até aqui em casa. Pessoa com uma unha encravada, com abcesso de pele, vai lá no HUTRIN passa uma bezetacil, mas não faz o precedimento que tem que ser feito. Então, isso é diário e você pode ter certeza, conosco isso vai acabar. Se for preciso, o Dr. Antonio vai fazer, vai conversar com os médicos e incentivá-los a abraçar a causa.

Blog – Se eleito o Sr. pretende dar um pouco de atenção à Segurança Pública no município? A gente sabe que Segurança Pública é um serviço do Governo do Estado, mas o Sr. pensa a respeito?
Dr. Antonio – A maioria dos prefeitos joga a culpa no Estado e o Estado realmente é responsável pela segurança, vamos dizer assim, na parte repreensiva da Segurança, com policial militar, com policial civil, com os carros e as viaturas, mas Segurança também não é só repreender. Um Major da Polícia Militar [que ajudou na elaboração do candidato Dr. Antonio] trata a Segurança Pública num tripé, em que ele fala, que a terceira perna é essa da repreensão da polícia atrás do bandido. Esse é realmente o Estado que é o responsável. A segunda perna são situações que estão diretamente relacionadas com a Prefeitura. Quais essas situações? Iluminação, lotes baldios sujos, casas de prostituição. Então isso aqui é diretamente relacionado ao município. Tem casa de prostituição que está sendo ali usada como distribuição de drogas, o município tem como ir lá e fechar. Iluminação o município é responsável. Limpeza dos lotes o município é responsável. Então, isso aqui são situações que favorecem a criminalidade. Então, o município tem como atacar isso aí. E a primeira perna do tripé, que vai ser a nossa bandeira, que é cuidar das nossas crianças com creches, com escolas em tempo integral. Se não conseguirmos escolas em tempo integral em todas as escolas vamos fazer convênios publicos-privados com academias, com escolinhas de futebol, com escolas de artes, de música. Nos temos um exemplo aqui no Laguna, não sei se você conhece, o Centro de Educação e Convivência Juvenil (CECONJ), que é um programa da Secretaria Estadual da Saúde, em que a Secretaria entra com a estrutura física. E o CECONJ aqui é uma tristeza, é um predinho muito ruim, de placa [concreto] e com os professores. Ali são 21 professores do CECONJ que trabalham e ganham pelo Estado e que tem que ter uma parceria com a Prefeitura e na administração do Jânio Darrot, lá não ganhou um bombril do município. São 1.050 alunos lá, que fazem aula de Judô, aula de Capoeira, Dança, Música, Violão, Teclado, Pintura, então e uma complementação escolar e não tem apoio do município, não tem um guarda que recebe lá pelo município, não tem um papel higiênico que é levado. Então, nós vamos cuidar das nossas crianças para que daqui a 6, 8 anos diminua a criminalidade. A gente sabe, hoje, estatisticamente, que a criminalidade está envolvida com a droga, com a dependência química. Então, se nós tratarmos essas crianças vai ser menos dependentes químicos, menos problemas sociais, menos problemas familiares e menos crimes. Então, essa aqui é a principal coisa que é a prefeitura que tem que cuidar. A longo prazo aí, 6 ou 8 anos, nós vamos diminuir a criminalidade, cruidando das nossas crianças. Então isso aqui são duas pernas desse tripé que a Prefeitura está aí inteiramente agindo na Segurança.

Blog – E para a economia de Trindade, o Sr. imagina alguma medida, talvez aí algo de incentivo à geração de emprego na cidade, o Sr. pensa alguma coisa?
Dr. Antonio – Uma nora do Seu José Tatico é prefeita de São Luiz de Montes Belos. Acabou de implantada lá a Hering, com 2,5 mil funcionários diretos. A Hering procurou, queria um polo industrial à margem da GO-060, procurou o prefeito aqui. Qual a exigência? 60 mil m² e a terraplenagem de 60 mil m². A gente agora há pouco viu aí, infelizmente os vereadores aprovaram, a venda aí de 38 mil m² de área nobre. O prefeito Jânio Darrot perdeu a Hering aqui em Trindade por não ter disponibilizado 60 mil m² que poderiam ser desapropriados ao longo da rodovia uma área barata e terraplenagem nessa área. Então, quer dizer, perdemos 2,5 mil empregos diretos, sem contar os impostos que iriam ser criados aqui com essa produção da Hering aqui. Então, nós vamos fazer isso, nós vamos estar buscando empresas para Trindade. Se for preciso desapropriar, nos vamos desapropriar, vamos atrás de recursos estaduais e federais para ajudar na desapropriação. Mas o que não podemos é deixar Trindade hoje com 120 mil pessoas e três empresas de grande porte. Nós não temos mais do que isso, empresas que têm mais de 300 funcionários. Então nós temos essa preocupação. E infelizmente, o Jânio, como um grande empresário da rede privada não incrementou isso aí.

Blog – E as finanças da Prefeitura de Trindade? Fala-se num receita aí de R$ 15 milhões, no máximo, por mês. Essa receita, essas finanças, elas comportam o seu plano de governo?
Dr. Antonio – O que nós não podemos é deixar a coisa andar para trás. Eu falei de uma situação atrás. Quando foi inaugurado o HUTRIN, tinha mais resolutividade do que tem hoje. Naquela época, a Prefeitura tinha uma receita de mais ou menos R$ 7 milhões, tinha uma policlínica com quase todas as especialidades de maior demanda, tinha Maternidade 24 horas, eu era diretor clínico. Nós éramos 14 cirurgiões lá no HUTRIN, contratados pela Prefeitura. E nós tínhamos os Postos de Saúde que, naquela época, funcionavam com regularidade de médico, muito maior do que hoje. Então, eu vejo que esses R$ 12 milhões, mais ou menos, que é direto da Prefeitura, com mais alguma incremento de convênios, com emendas parlamentares, isso aí é suficiente para fazer o projeto da valorização do ser humano. As obras de infra-estruturas que nós temos, nós vamos buscar parcerias, nós temos o apoio da deputada Flávia Morais, da deputada Magda Mofatto, do deputado federal João Campos. Então, nós estamos com três deputados federais que vão nos ajudar em Brasília, com as suas emendas parlamentares, abrindo as portas dos Ministérios. Então, eu tenho certeza que com essa receita nós faremos muito mais do que está sendo feito por Trindade.


Comentários