Entrevista: Clóvis Leal dos Santos

Atuando na manutenção de um espaço virtual que garante a diversidade de opiniões políticas em Trindade


Clóvis Leal: Empresário e moderador do TEP.
Jovem empresário trindadense que também atua como fomentador do debate político em Trindade, auxilia a manutenção de comunidade no Facebook onde tem ocorrido calorosa discussão a respeito da política na “Capital da fé”.

Com a popularização da internet na sociedade, o debate político em Trindade também passou a acontecer no mundo virtual. O bate-papo em rodinhas de gente que gosta de política ainda ocorre, é verdade, mas nos últimos anos a coisa vem pegando fogo mesmo é nas comunidades que tratam de política na “Capital da Fé” hospedadas no poderoso Facebook. Falamos do grupo denominado TEP (Trindadenses Engajados Politicamente), que até deu origem ao TEP Livre, onde tem ocorrido caloroso debate a respeito de questões políticas na cidade.

Entre os mais atuantes participantes, figura o jovem empresário Clóvis Leal dos Santos que desempenha papel de destaque no TEP. Emitindo opinião a respeito de diversos assuntos relacionados à gestão pública e a política local, Clóvis é um dos líderes que coordenam os debates, mediante a análise e moderação das postagens dos participantes. Esta posição permite uma visão privilegiada a respeito do quem pensam os internautas a respeito da política e dos políticos de Trindade.

Clóvis Leal nasceu em Goiânia, em 1976. É morador de Trindade, com sua família, desde então. Clóvis trabalha na empresa do ramo gráfico, onde aprendeu o ofício na tipografia, e hoje domina o uso de várias tecnologias do ramo. Atualmente auxilia na administração da microempresa de sua família. Clóvis estudou na Escola Estadual Abrão Manoel e no Colégio Estadual Pai Eterno, onde concluiu o segundo grau. Casou em 2010 com Patrícia, tem dois filhos e reside na Vila Pai Eterno, na “Capital da fé” Clóvis foi sócio-fundador do Leo Clube de Trindade, entidade ligada a Associação Intencional de Lions Clubs, onde foi secretário, presidente no ano 96/97, tendo sido eleito presidente distrital 97/98 daquela instituição de serviços voluntários para Goiás e Tocantins. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

Blog - Como é que surgiu seu interesse por política?
Clóvis - Creio que seja da participação que tive em grupos, associações e clube de serviço onde tive a oportunidade de disputar eleições internas, como também conhecer projetos em parceria com governos por todo o Brasil. Isso despertou o interesse pelos acontecimentos políticos. Desde 2002 venho expressando opinião quanto a diversos assuntos da administração da nossa cidade, pela internet.

Blog - Qual é a sua participação na criação do grupo TEP (Trindadenses Engajados Politicamente) no Facebook?
Clóvis - O TEP é uma continuação do que existia na comunidade do Orkut (antiga rede social). Conheci o grupo em 2009. Haviam pouco mais de 200 participantes. Sua criação foi uma iniciativa do trindadense Arthur Alves Rocha. O grupo teve grande aceitação e logo foram criadas regras e um estatuto. Naquela oportunidade fui convidado para compor a equipe de administração do grupo. O TEP de lá pra cá, cresceu muito, atualmente é referência quando o assunto são os acontecimentos políticos no município. Minha participação é na manutenção do grupo.

Blog - Na sua opinião os debates políticos realizados no TEP ajudam a esclarecer aspectos da política local?
Clóvis - Existem poucos espaços e oportunidades para se debater política. Realmente é complicado discutir política, seja pela inexperiência ou pela rejeição que existe sobre o tema. Há bastante confusão em relação ao processo eleitoral, com política pública. Penso que nós do TEP estamos tentando fazer alguns esclarecimentos neste sentido, além dos debates que tentamos fazer de forma produtiva. Há também muita solicitação de serviços públicos: troca de lâmpadas da iluminação pública, tapa buraco, etc. Esclarecimentos; Informações. O TEP, além de ser um espaço para debate político, atualmente tem sido utilizado para informações da cidade. Grande parte dos políticos locais tem acompanhado o grupo, diversos vereadores abordam na tribuna da câmara municipal questões levantadas naquela comunidade. Secretários municipais e assessores tomam conhecimentos de diversas questões através do grupo.

Blog - Há quem diga que o TEP faz uma certa defesa do prefeito Jânio Darrot e do governador Marconi Perillo? O que você pode dizer a esse respeito?
Clóvis - O TEP e um grupo democrático, a participação é espontânea, não há um conteúdo fixo ou um editorial. É permitida tanto a manifestação de apoio, quanto a de crítica a políticos e figuras públicas. Penso que o TEP, como grupo virtual, tem suas semelhanças com os acontecimentos cotidianos, em um momento determinada figura pública pode estar em evidência sob aplausos e em outro pode sofrer críticas. Penso que é fantasia ou falta de argumento afirmar que há proteção a essa ou aquela figura pública. O TEP só se mantém em evidência pela diversidade de opiniões. Não haveria debate se todos fossem de uma mesma corrente política. Porém, vejamos. Se determinado político tem popularidade em alta, é muito natural que tenha participantes dispostos a defender suas ações, mas o espaço é aberto tanto para quem apóia quanto para os que têm críticas.

Blog - Existe uma regra de conduta a ser seguida pelos participantes da comunidade? E quem transgride recebe que tipo de punição?
Clóvis - Existe um regulamento e fica disponível a todos os participantes. Em período eleitoral algumas medidas extras são divulgadas, os debatem se acaloram, nesse tempo. 2012 no período eleitoral nós aprendemos muito, e penso que os candidatos também. Em síntese, não são aceitas publicidades, venda de produtos e anúncios comerciais, nem perfis considerados fake (falsos) e agressões. O grupo é fechado, ou seja, somente com a aprovação de um moderador é possível ler o conteúdo. As sanções são o desligamento temporário ou definitivo do grupo.

Blog - Como é o relacionamento do TEP com o TEP Livre? Há rivalidade entre as duas comunidades?
Clóvis - Olha, o TEP é o maior grupo do Facebook para debates políticos. Nosso relacionamento é bom. Inclusive publico e comento no TEP Livre, bem como o pessoal que administra aquela comunidade também participa ativamente do TEP. O TEP Livre nada mais é do que uma inspiração do TEP, a começar pelo nome. No passado quando não havia equipe de moderação, houve uma divergência, e resolveram formar um novo grupo. Porém o processo de avaliação e moderação é distinto em cada grupo. O TEP vem sendo fonte de inspirado não apenas por esse grupo como outros que têm nomes semelhantes e com foco em outras cidades do interior de Goiás.

Blog - Vocês tomam cuidado para que a comunidade não seja usada politicamente por qualquer dos seus membros ou participantes?
Clóvis – Olha, Sérgio, nós estamos muitos atentos à publicidade eleitoral e extemporânea. Isso não é permitido, bem como divulgar número de candidatos ou pedido de votos. Mas, se por ventura, o participante tiver bons argumentos, seja fazendo oposição, seja debatendo soluções, isso pode ser bom para quem tem pretensão política, e não é vetado isso. Claro, não basta criar um perfil e sair participando de tudo. O eleitor consegue distinguir o que é espontâneo do que é apenas marketing de véspera de campanha. Nas futuras eleições penso que veremos muitos candidatos fazendo uso político, não de grupos, mas se utilizando da estrutura das redes sociais para divulgar suas propostas, interagindo com vossa excelência, o eleitor. Isso é uma tendência que percebo.

Blog - Como é feita a moderação dos comentários e postagens feitas pelos participantes?Clóvis - Olha a equipe de moderação além de mim, é composta pelos amigos Jonatan França e Bruno, Manoel da Costa, procuramos fazer o mínimo de interferência nas publicações. Cada participante pode expressar sobre qualquer assunto de forma democrática, sem limites de postagem ou comentários. Só interferimos quando há excessos ou ofensas. Ou uso de perfil falso. O objetivo da moderação e manter o espaço aberto, com direitos iguais para todos os seguimentos. Os assuntos omisso do regulamento são definidos por votação entre os moderadores.

Blog - Na sua opinião como foi o primeiro ano da gestão do prefeito Jânio Darrot?
Clóvis - Para nós que acompanhamos mais de perto sabemos o município vivia o caos. Algumas escolas não tinham sequer panelas para preparar a merenda escolar. Departamentos da prefeitura foram revirados; creches fechadas; prédios carecendo de reforma urgente; computadores sobraram poucos. O primeiro ano foi tempo de se colocar a máquina pública para funcionar. O prefeito Jânio conseguiu colocar a casa em ordem e com recursos próprios (creio). Asfaltou alguns bairros. Portanto, foi um ano de desafios onde as dificuldades preliminares foram superadas. Vejo 2013 como um ano positivo para a gestão Darrot.

Blog - Qual o ponto forte da atual administração municipal de Trindade? E qual o ponto fraco da gestão do prefeito Jânio Darrot?
Clóvis – Olha, o prefeito Jânio assumiu uma prefeitura que tinha fartura de problemas e de emergências. Todos nós recordamos disso. Mesmo diante de todas essas questões ele e a Daírdes Darrot, a primeira-dama, mostraram uma vontade muito grande, um afinco e disposição de ir ao encontro de todas as questões. Diria que é a vontade que o prefeito mostrou, de tentar fazer uma Trindade melhor, foi o ponto forte da gestão. O ponto fraco fica por conta de alguns auxiliares que não estão tão engajados ou em sintonia com a gestão, ou seja, ainda não mostraram o mesmo ritmo do qual citei.

Blog - Qual sua perspectiva em relação aos próximos anos da gestão do prefeito de Trindade?
Clóvis - Parece-me que nos próximos anos teremos muitas notícias boas do governo municipal, seja no melhoramento das escolas, creches, reabertura do “postão” (Posto de Saúde Dr. Sizenando Campos), recapeamento asfáltico; UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, entre outras coisas. Como grande parte dos moradores dessa cidade, tenho a perspetiva otimista quanto aos próximos anos. Espero que a geração de empregos, a atração de indústrias, tenha uma atenção especial. Politicamente, penso que o prefeito terá, nos próximos anos, um desfio com a oposição que até agora foi bastante branda, creio, aguardando as eleições desse ano. Na sua equipe de auxiliares eu vejo que um remanejamento ou reposição pode ser positiva.

Comentários