Falta bom senso às vezes nas filas de auto-atendimento nos bancos


Se a gente tem o desejo forte de ficar bem, evitar ao máximo o estresse, paciência é o nome do jogo, não é verdade? Por exemplo, você chega na agência do Banco do Brasil em Trindade, onde no auto-atendimento estão instalados 10 terminais. No entanto, em apenas 2 deles é possível fazer saque, porém nos demais o cliente consegue realizar outras transações como tirar extratos, transferir dinheiro entre contas, depositar e por aí vai.

O pior é quando a gente chega querendo apenas sacar uns trocados justamente no momento em que o sujeito começa a resolver sua vida bancária naquele exato instante, se utilizando de um dos dois terminais que estão disponíveis para saques. Nessas ocasiões o cara geralmente não liga o desconfiômetro de maneira alguma. Pouco importa pra ele se a fila vai crescendo. É incrível como isso ocorre. Parece que tem a ver com aquela tal Lei de Murphy, ou seja, “se uma coisa pode não dar certo ela não vai dar certo”. Pois então, é isso.

O cara deseja fazer um saque, mas só duas de dez máquinas estão funcionando. Daí ele começa a usar uma dessas duas máquinas, faz a operação que deseja mas resolve tirar extratos, fazer transferências, conferir outras transações, ocupando muito uma das máquinas disponíveis para fazer saques. Se usasse o bom senso, bastava sacar a importância que queria, passar a vez para o próximo da fila e se dirigir para uma outra máquina na qual não faz saque mas as outras operações estão disponíveis. Mas isso é pedir muito, bom senso. É complicado.

O resultado é que todos na fila geralmente ficam a reclamar do banco onde sempre a gente se depara com poucos terminais de auto-atendimento funcionando plenamente, mas ninguém reparava que um pouquinho de sensatez dos usuários já seria capaz de diminuir a espera na fila. Até porque, a maioria das pessoas queria mesmo era sacar dinheiro e dar o fora, ir cuidar da vida. Claro, que isso não exime a responsabilidade do banco em ofertar melhores serviços aos clientes. Por isso que é preciso ter paciência demais da conta para evitar a fadiga, mas uma dose de bom senso também ajudaria bastante.


Comentários