Entrevista: Jânio Darrot, prefeito de Trindade

Prefeito de Trindade destaca ações em Educação e Saúde no início de sua gestão



A reunião do Rotary Club de Trindade dessa quarta-feira (29) teve a pauta dedicada à participação do prefeito Jânio Darrot (PSDB) que apresentou vídeo com diversas realizações de sua administração. Na sequência, Darrot falou aos presentes ao encontro semanal dos rotarianos e convidados, sob a presidência de Sandra Gonçalves Dias, numa espécie de prestação de contas das ações desenvolvidas até o momento. No seu pronunciamento, o prefeito da “Capital da fé” mostrou-se otimista quanto ao futuro e destacou a certeza de que conseguirá promover “avanços” significativos em vários setores do município, principalmente na intensificação de ações na infraestrutura da cidade. Após a reunião, falamos com exclusividade com Jânio Darrot. Leia os principais trechos da entrevista.

BSV – Prefeito, em Trindade parece que falta tudo em todas as áreas. Onde a carência é maior, na sua opinião?
Jânio Darrot Temos carência em várias áreas, mas eu estava até aqui agora na palestra no Rotary Club de Trindade dizendo que não se faz tudo que se precisa fazer em tão pouco tempo. Então, nós estamos com um planejamento de trabalho na área da Saúde, que tem avançado muito com um novo hospital, com novas unidades de Saúde, médicos, medicamentos, uma HUPA em construção, um posto 24 horas em construção, 5 unidades de saúde em construção. Educação também com muitos avanços, muitas obras, material escolar, uniforme para as crianças e agora chegou a hora da gente de nós trabalharmos para resolver a questão da infraestrutura precária aqui de Trindade, de forma definitiva, que é fazendo o recapeamento e melhorando as condições das ruas e avenidas de Trindade, mas tudo isso é feito dentro de um planejamento, não tem como se resolver, se equacionar todos os problemas ao mesmo tempo, mas o que eu acho mais grave ou hoje o que eu vejo mais grave hoje é alguns bairros que nós temos aí, a falta da pavimentação asfáltica, a falta de água, a falta de esgoto sanitário e bairros que já têm quase 40 anos, como o Laguna Park. Então isso é preocupante e nós estamos com um planejamento para estarmos resolvendo a questão da pavimentação e buscando junto à Saneago e junto à Odebrecht Ambiental a solução também para a questão da água e esgoto.

BSV – E quanto à receita do município, ela é suficiente para fazer frente a tanto gasto, tanto investimento necessário?
Jânio Darrot – Não, a Prefeitura Municipal de Trindade tem uma arrecadação muito pequena, muito modesta diante da grandeza do município.

BSV – Em quanto está a receita hoje em dia?
Jânio Darrot – A receita hoje, nos trabalhamos aí em torno aí, com todas as receitas, repasses da União, em torno de 10 milhões de reais mensais. Então praticamente uma grande parte disso aí, praticamente a metade, vai para a folha de pagamentos e nós temos uma quantidade muito grande de serviços e de manutenção e de investimentos para serem feitos. Então as dificuldades são muito grandes. Só para se ter uma ideia, pode parecer um número até razoavelmente grande, mas a nossa arrecadação é um terço da arrecadação de Senador Canedo, que é de praticamente em torno de 30 milhões de reais mensais; a metade da receita de Catalão, um município das mesmas proporções; a metade da arredação do município de Itumbiara. Então, sem dúvida nenhuma, a receita de Trindade é muito pequena diante da dimensão que eu diria do município. Além da população ser uma população muito expressiva, a oitava maior do estado Goiás, nós temos um município que também ocupa uma grande área geográfica que nós sabemos que temos duas regiões urbanizadas no município de Trindade, onde nós temos a região central e temos também a Trindade 2 ou Trindade Leste.

BSV – Esse reajuste que houve na Planta de Valores dos imóveis no município de Trindade, que, aliás, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), tentou fazer algo semelhante na Capital e teve uma resistência tremenda dos vereadores goianienses e isso não foi pra frente. O senhor demonstrou uma calma, uma tranquilidade, nem deixou transparecer que estava em tramitação conseguiu aprovação na Câmara de Trindade, mas o reajuste acabou provocando um aumento também nas alíquotas do ITU e IPTU desse ano. Isso produziu algum impacto, aumentou a receita?
Jânio Darrot – Bom, primeiro existe uma diferença entre o projeto que foi aprovado em Trindade, que foi apenas um reajuste na Planta de Valores, com o reajuste que foi vetado em Goiânia que existe aumento na alíquota do imposto. Então o impacto seria muito grande. Nós aqui em Trindade apenas fizemos uma correção de muitos e muitos anos que precisava ser feita, onde, às vezes, existiam distorções muito grandes. Então, às vezes, você num terreno aqui ou numa residência num setor central de Trindade que, vamos dizer só para citar um exemplo, aqui no centro de Trindade, às vezes um lote que é vendido aí na avenida 1 milhão, 1,5 milhão dele estava sendo cobrado um imposto sobre um valor venal de 20, 30 mil reais. Então, a distorção era muito grande nós fizemos um ajuste, mas nós estamos sempre à disposição da população para fazer correções. Aquela pessoa que achar que ficou injusto, que o imóvel dele não vale aquilo que está sendo colocado no valor venal, atribuído pela Prefeitura, nós estamos lá para fazer correção e estar fazendo e estar aí resolvendo essa questão. Agora, quanto à receita, é fundamental que nós precisamos de melhorar a nossa receita. Você veja bem, quando a pessoa mora em um condomínio ela paga pelo serviço de manutenção das ruas, praças, jardins, pela limpeza. Ela paga uma taxa de manutenção todo mês. É como se fosse um IPTU mensal. Quando você mora numa cidade, é um condomínio grande, a cidade é um condomínio também, porque esses recursos do IPTU, vão para pagar a coleta de lixo, nós precisamos ter uma boa coleta, uma boa limpeza da cidade, precisamos de pavimentar os bairros não pavimentados, fazer a recuperação do asfalto que está degradado. Então, são esses serviços de manutenção e de investimentos que a gente precisa de buscar dentro dessas fontes de recursos que a Prefeitura tem. Então, sem dúvida nenhuma, é uma preocupação nossa, a gente sabe que a população, às vezes, questiona, mas nós vamos estar mostrando aí no final desse que esse IPTU, ele valeu a pena. Nós teremos muitas e muitas obras, principalmente nesse asfalto que está aí já precisando de uma recuperação.

BSV – Em qual setor de sua gestão o senhor destaca como sendo aquela pedra de toque, o que está sendo mais bem feito, em sua administração?
Jânio Darrot – Eu acredito que a educação e a saúde foram os dois setores que nós priorizamos. Primeiro porque a nossa preocupação era com as crianças nas nossas escolas e com as pessoas que precisam de acesso a uma Saúde qualidade. Então investimos muito nessas duas áreas. As crianças, hoje, realmente as nossas escolas municipais elas estão a cada dia tendo um aceitação, uma credibilidade maior da população, o nível de aprendizado cresceu muito nas nossas escolas e na Saúde, da mesma forma. Nós estamos fazendo um trabalho aí que tem melhorado. O número de exames são milhares, em torno aí de dezenas de exames que estão sendo autorizados todos os meses, em torno de mais de 20 mil exames sendo autorizados por mês, medicamentos sendo entregues em casa, no caso de doenças crônicas, médicos em todos os Posto de Saúde da Família (PSF), não faltam medicamentos em nossas unidades. O nosso hospital, hoje, é um hospital que cresce a cada dia o número de pacientes que procuram o hospital porque o hospital passou a ter credibilidade. Então, enfim, eu acho que nós avançamos muito nessas duas áreas. Mas como eu disse, a nossa grande preocupação agora nesse ano é manter essas áreas que avançaram, a assistência social avançou também, e fazer com que a infraestrutura, o meio ambiente com o paisagismo sejam a tônica desse ano.

BSV – Essa buraqueira nas ruas, na sua opinião, ela pode ser solucionada definitivamente, digamos ai, em um mandato? O senhor já está iniciando aí o seu terceiro ano do seu primeiro mandato e deve disputar a reeleição tranquilamente o ano que vem. Na sua opinião, é possível, em quatro anos, acabar com essa buraqueira?
Jânio Darrot – Olha, nós estamos, nós vamos iniciar nesse ano a pavimentação, aliás, nós vamos iniciar nesse ano a recuperação através do recapeamento. Então, eu tenho certeza, que com o recapeamento nós teremos aí mais uma vida às nossas ruas e avenidas de Trindade. Então, esse serviço ele vai ser feito. Não é um serviço que você faz ele com uma rapidez muito grande devido os recursos serem escassos, mas nós vamos, eu tenho certeza que esse ano nós vamos avançar muito, nós vamos estar muito melhor. No próximo período chuvoso nós vamos estar muito melhor do estamos neste período chuvoso agora. E, com certeza, ano a ano aí, nós podemos recuperar toda malha viária de Trindade. É lógico. Nós temos que ter a consciência que esse tipo de trabalho tem que ser um trabalho que tem que ser continuado. A manutenção ela vai sempre ser necessária que tenha uma manutenção de boa qualidade durante todos os anos, mas eu tenho certeza que esse ano nós vamos avançar muito. Esse ano em tenho certeza que a população que ela vai estar percebendo essa melhora nas ruas e avenidas de Trindade, já a partir do meio do ano. Então, a partir de julho em diante, a população ela vai estar percebendo essa melhoria.

BSV – O torcedor Jânio Darrot ficou satisfeito com a campanha do Tacão neste ano no Campeonato Goiano de Futebol?
Jânio Darrot – Satisfeito. Acho que o Tacão, quando nós assumimos em 2013, nós disputamos a segundo divisão, subimos. Fomos vice-campeões da segunda divisão, passamos então para a primeira divisão. Na primeira divisão quase classificamos. Teve aquele acidente que foi perder para o Anápolis que inclusive caiu, né? E nós disputando a vaga para a semifinal, perdemos para o Anápolis aqui, para o rebaixado, aqui na última partida, na partida decisiva, perdemos um jogo por 5 a 1. Inexplicavelmente perdemos o jogo por 5 a 1. Esse ano o time foi bem, foi pra semifinal. Fez duas boas partidas contra a Aparecidense mas não foi possível, não chegou na final, mas no ano que vem, se Deus quiser, nós vamos estar aí de novo. O povo de Trindade gosta do futebol, o esporte é importante, divulga muito a cidade e eu acho que o povo precisa, a cidade precisa disso. A cidade precisa de ter instituições representativas, precisa de ter festas. Então, você ter um bom futebol, você ter aí uma festa de Trindade, festival gastronômico, um réveillon, um carnaval. Então, instituição que também ajudam a cidade a crescer, a se tornar conhecida no Estado, no Brasil. O Rotary que está enviando um jovem trindadense para fazer intercâmbio lá na Lituânia, a igreja católica aí com o Padre Robson fazendo o trabalho dele aí de levar Trindade para Todo Brasil e para o Mundo. Então, tudo isso é muito importante. Trindade cada diz cresce mais e eu tenho certeza que o povo de Trindade agora, ele está determinado, ele não está... As pessoas reclamam e reclamam com razão porque ninguém tem paciência mais esse negócio de paciência para esperar, chega. E agora é avançar, avançar e avançar. Então eu vejo aí que às vezes as críticas elas são sempre bem-vindas porque isso nos motiva a trabalhar cada vez mais. Estamos otimistas, acreditamos que temos muito por fazer ainda. Já fizemos muito e estamos aí com planos, metas ambiciosas para continuar trabalhando muito e realizar muito aí nesses dois últimos anos da nossa administração, que é esse restante de ano. Esses 8 meses de 2015 e os 12 meses de 2016.


Comentários