O Cara da Foto: Luiz Umberto Vilaça, engenheiro e rotariano

Um mineiro que faz uma bela história de vida e trabalho em Trindade


Luiz Umberto Vilaça: De Minas Gerais para Trindade.
 Natural de Salto da Divisa, no Nordeste de Minas Gerais, à margem do Rio Jequitinhonha, Luiz Umberto Vilaça, veio para Goiás lá nos idos de 1976, à época no pleno vigor de seus 27 anos de idade, recém-formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberaba, município que ao lado de Uberlândia e Araguari formam o chamado “triângulo mineiro”. Vilaça é ainda pós-graduado em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1979.

Luiz Umberto é casado com a servidora pública estadual Flávia com quem tem 4 filhos, o Luiz Umberto Filho, o Phelipe, a Virgínia e a Kamilla. Já pintaram 3 netos para o ilustre casal, convém salientar. Ou seja, estamos falando de uma família que tem uma casa sempre muito movimentada também pelas presenças de uma verdadeira legião de amigos e agregados enfim, um povo animado e acolhedor toda vida.

O nosso “Cara da foto” dessa oportunidade é um profissional com passagens interessantíssimas por diversas empresas de engenharia em Goiás, casos da Provalle Incorporadora e a Emsa, além de ter atuado no Programa de Desenvolvimento da Bacia do Araguaia-Tocantins (Prodiat), responsável pelo Projeto Alto Paraíso. Vale destacar, em tempo, a participação de Luiz Umberto como integrante da equipe técnica da estatal goiana Saneamento de Goiás (Saneago), que implantou o projeto de rede de esgoto de Goiânia, no período de 1984 a 1991.

E foi assim, enviado pela Saneago, já contando com a experiência profissional de quem atuou diretamente na implantação da rede de esgoto da Capital de Goiás que Luiz Umberto começou a trabalhar em Trindade, na construção da rede de esgoto, ainda no tempo da gestão do prefeito Pedro Pereira. Eis aí uma obra em cuja modalidade a “Capital da Fé” foi uma das pioneiras no interior goiano, destaca Luiz Umberto. Sabe aquele negócio, internauta que vez por outra dá uma espiada neste espaço, o engenheiro Vilaça veio trabalhar, viu a gente e o local e ficou para não sair mais.

Ah, sim! É importante dizer a propósito da carreira profissional de Luiz Umberto que ele foi o responsável técnico pela construção do Conjunto Riviera, na região Leste de Goiânia, e atuou também na implantação de projetos de relevo em vários empreendimentos não apenas em Goiás, como foi o caso de Usina de Álcool em Sinop, no Mato Grosso, além da Codemin, já de volta ao estado de Goiás, mais precisamente em Niquelândia, no Sudoeste goiano.

Mas retomemos o curso da nossa prosa porque o objetivo agora é falar da ligação do Luiz Umberto com Trindade e sua gente. Vilaça não teve dificuldade alguma para se integrar ao dia a dia da população local. Naquela época, a “Velha Trindade da Fé e do Amor”, contava com uma população ao redor de 54 mil habitantes. De lá para cá muita coisa mudou não apenas no município sede da Romaria do Divino Pai Eterno, como no mundo inteiro.

Eita, mas é um vai e volta essa vida doida, que a coisa toda acaba afetando a gente enquanto se escreve esse texto aqui. O busílis é que devo retornar ao aspecto profissional do “Cara da foto”, o Luiz Umberto Vilaça, já atuando à frente do Escritório de Trindade. Ao iniciar suas atividades na terrinha do casal Constantino Xavier e Ana Rosa, Vilaça se deparou com alguma coisa em torno de 2,5 mil ligações de água tratada, pois rede de esgoto ainda não existia, lá no começo dos anos de 1990. Quando deixou a representação local da estatal a realidade estava multiplicada por 10, ou seja, ao sair de Trindade, em setembro de 2011, o número de ligações de água girava ao redor de 25 mil. E de 1994 para cá, a rede de esgoto tornou-se uma realidade, vale lembrar.

Onde é que eu estava mesmo nessa narrativa? Ah, claro! Retomemos a ligação de Vilaça com a vida cotidiana da gente pacata e ordeira de Trindade. No ano de 1992, tendo como principal liderança o procurador federal Claud Wagner Gonçalves Dias, um grupo de profissionais das mais diferentes atividades, estava reorganizando o Rotary Club de Trindade. E Luiz Umberto foi convidado a participar e aceitou o desafio. Começou então um importante capítulo da vida deste engenheiro mineiro, mas já tornado goiano, pois aqui está lá se vão quase 40 anos vivendo em terras “do” Goiás.

E o Luiz Umberto se adaptou muito bem ao Rotary Club e suas atividades, tendo abraçado a causa rotária de uma forma contagiante, vale a pena destacar. A propósito, toda sua família passou a conviver muito bem com os integrantes da entidade da qual se tornou presidente em 1997-1998, e secretário também. Já em 2000-2001 desempenhou as funções de governador assistente, um dos auxiliares do principal líder do movimento rotário no distrito 4530, composto por Rotary Clubes do Distrito Federal, parte de Goiás e Tocantins. Enquanto isso, Flávia Vilaça, esposa do Luiz Umberto, foi presidente da Casa da Amizade, entidade formada por esposas de rotarianos e colaboradoras.

Neste período e atuando nos projetos do Rotary Club, Luiz Umberto vivenciou bastante e intensamente uma das mais importantes atividades do Rotary International, entidade fundada pelo americano Paulo Percy Harris, o Intercâmbio de Jovens. Dois filhos de Luiz Umberto puderam participar deste programa muito bacana, como intercambiados: Virgínia esteve nos Estados Unidos (1997) e Phelipe, no México (2006). Em contrapartida, a família Vilaça recebeu Jereme Ramsay, da Ilha de Bermudas (2000) e Joost Lannder, da Bélgica (2006). “Foi um período muito bom como rotariano, ter podido participar deste programa de Intercâmbio de Jovens, inclusive meus filhos, foi uma experiência, única, enriquecedora mesmo”, afirma Luiz Umberto.

Vida que segue. Se é verdade que o “show tem que continuar”, o trabalho pela mesma forma não pode parar. E como já dissemos acima, Luiz Umberto deixou o Escritório de Trindade da Saneago, em setembro de 2011, para trabalhar na sede da empresa em Goiânia. Atualmente, Vilaça atua à frente da Coordenação de Avaliação de Bens Imóveis, ligada à Diretoria de Engenharia da estatal goiana de tratamento de água e esgoto. Bem, isso aí é um pouco sobre a vida, trabalho e voluntarismo do “Cara da foto”, Luiz Umberto Vilaça.


Comentários