Romaria 2016 do Divino Pai Eterno termina com grande público

O importante é que a Romaria continua atraindo milhares de fiéis a Trindade


Multidão de fieis lotou a Praça D. Antonio ontem à noite.


A Romaria 2016 do Divino Pai Eterno terminou solenemente ontem (Domingo, 3) à noite, com a celebração de missa campal, na Praça Dom Antonio Ribeiro, onde se encontra a Basílica de Trindade. Havia uma multidão enorme no local, como sempre acontece nessas ocasiões. Felizmente, ainda há muita gente disposta a louvar e dar graças a Deus pela vida e por tudo o mais que dela faz parte. Indubitavelmente, a liderança do Padre Robson de Oliveira Pereira, provincial da Congregação do Santíssimo Redentor em Goiás, se consolida como um dos sacerdotes mais importantes do País.

Terminado o evento religioso, o pessoal afirma aqui e acolá que a "Capital da Fé" teria recebido ao longo dos dez dias da festa, algo como 2,5 milhões de romeiros. É gente demais da conta! A imprensa repete esse gigantesco número sem dar uma idéia ao distinto ouvinte, leitor, internauta ou telespectador, de como é que se calcula uma multidão de pessoas dessas num espaço onde, normalmente, vive uma população de ao redor de 60 mil pessoas. Em tempo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima, hoje, a população total de Trindade em, mais ou menos, 117 mil habitantes. Vale lembrar que a região Leste da cidade deve ter hoje em dia, alguma coisa como 50 mil habitantes. Pois é, pois é, pois é...

Penso ser desnecessário forçar a barra e chutar que a cidade recebeu tantos milhões de romeiros. Quem mora aqui e acompanha a Romaria há muito tempo percebe claramente que neste ano o movimento ficou aquém daquilo que já vimos em outras edições. Mas isso não é o importante não. O que é relevante é saber que os católicos, devotos do Divino Pai Eterno, estão dispostos a vir, seja lá do jeito que for, a pé, de carro, caminhão, bicicleta, trator, ônibus..., numa sincera e espontânea demonstração de fé ao Criador.

E não será surpresa para ninguém caso o Papa Francisco atenda ao clamor idealizado pelo Padre Robson que pede que o Sumo Pontífice visite Trindade no ano que vem. O líder do catolicismo mundial estará em Brasília no próximo ano e uma esticadinha até a "Velha Trindade da Fé e do Amo" faria muito bem para os católicos de um modo geral, especialmente representaria uma forcinha considerável para o projeto de construção da nova basílica na terra onde viveram Constantino Xavier e Ana Rosa, o casal que encontrou o medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, o marco da Romaria, há mais de 2 séculos.

Claro que existem aspectos a serem trabalhados para melhorar todo o evento, especialmente as celebrações, mas isso é oportunidade ou pretexto para um outro post. Por agora é isso aí e mais não digo nem me foi perguntado...


Comentários