Trindade precisa cuidar melhor dos locais de grande visitação turística

Avenida Constantino Xavier tem lotes baldios, depósito de carcaças de carros e faltam calçadas










Quem transita pela Avenida Constantino Xavier, no setor Ana Rosa, que dá acesso à Igreja do Santíssimo Redentor - Padre Pelágio, e onde foram construídas Estações da Via-Sacra no canteiro central, o que faz daquela via um dos pontos mais visitados pelos turistas que vêm à Trindade semana sim e outra também, já percebeu um certo desmazelo em diversos pontos e aspectos.

Naquela importante via pública, há muitos lotes baldios com toda aparência de descuido dos proprietários, faltam calçadas e já existe até um depósito de carcaças de carros no lugar. Hoje em dia o que faz a roda da economia trindadense girar, não há dúvida, é o setor de serviços, especialmente aquelas atividades ligadas ao turismo e sobretudo o turismo religioso. Logo, sinal de inteligência é que a cidade cuide bem daquilo que atrai turistas, a principal fonte da geração de emprego e renda para o município.

Não se pode negar o esforço da Prefeitura que abriu e asfaltou avenidas nas proximidades da Igreja lá no topo do morro, onde estão os restos mortais do Padre Pelágio, mas ainda tem proprietários de lotes que sequer erguem muros e constroem calçadas dignas do nome em seus terrenos. Lamentável isso. Penso que o poder público municipal precisa agir logo para fazer com essa realidade se transforme em toda a cidade, claro, mas naqueles pontos para onde convergem centenas de milhares de turistas ao longo do ano todo, convém ter atenção redobrada e permanente.

Os agentes econômicos locais precisam se profissionalizar mais nisso de prestação de serviços aos turistas, é evidente. E a Prefeitura tem a obrigação de ser mais rigorosa ao fazer com que proprietários de terrenos em toda a cidade, mas de modo muito especial naqueles pontos de maior visitação dos turistas, observem regrinhas básicas de se fazer muros e construir calçadas. Especulação imobiliária deve ser combatida.

Há donos de terrenos em Trindade, em pontos excelentes que ficam à espera do período da Romaria do Divino Pai Eterno para levantar uma boa grana alugando as áreas bem localizadas sem se preocupar nem um pouquinho com conservação de sua propriedade. É um desmazelo só. O problema é que geralmente proprietários de lotes e áreas assim são, como direi, "pessoas bem nascidas", influentes, e mexer nisso dá muita dor de cabeça para prefeito, secretários e vereadores. E quem é que gosta de incômodo?

Deve ser por isso que os caras deixam seus domínios ao deus dará, valorizando pela melhoria que o poder público promove e alguns outros empreendedores conseguem realizar ao investir em seus negócios. Comportamento típico de parasitas do esforço alheio, diga-se. Exemplos tem-se aos montes e basta perambular pela Avenida Manoel Monteiro, bem diante do Colégio e Faculdades Aphonsiano, pelas proximidades do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, além da já mencionada Avenida Constantino Xavier, foco desta notinha.

Em suma, do jeito que está não pode, não convém e não deve ficar. Mais não digo nem me foi perguntado.


Comentários