Políticos mais influentes de Goiás foram homenageados na capital

Entre os vencedores, alguns dos atuais bambambãs da política goiana, jornalistas e nenhum político de Trindade


Fotos de Letícia Coqueiro/A Redação: Gustavo Mendanha, Fabiana Pulcineli e Iuri Godinho



A Câmara Municipal de Goiânia foi palco da cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Mais Influentes da Política de Goiás 2018, nesta segunda-feira (26), uma promoção da Contato Comunicação. A votação aconteceu pela internet, entre os dias 22 e 24 de janeiro deste ano. Quem votou confirmava informações pessoais, inclusive teve checagem dos respectivos CPF dos “eleitores”, para que os votos pudessem ser validados.

E para a surpresa de seu ninguém, o título de político do ano ficou com Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás que está vivendo os últimos dias à frente do Governo estadual pela quarta vez, pois deixará o cargo para testar sua potência eleitoral em outubro deste ano quando deve concorrer a mais um mandato de senador (Oito anos inteirinhos. Ô glória!). O ministro Alexandre Baldy (PP) e o senador Ronaldo Caiado (DEM) foram outros políticos homenageados. Nenhum dos três excelentíssimos líderes compareceu ao evento.

No total, a premiação abrangeu 20 categorias sendo uma delas voltada para jornalistas da área política, evidentemente. Mas queremos destacar um pouquinho mais a categoria “Prefeito de Cidade com mais de 100 mil habitantes”, cujo vencedor foi Gustavo Mendanha (PMDB), prefeito de Aparecida de Goiânia. Os prefeitos Iris Rezende (PMDB), de Goiânia, e José Antônio (PTB), de Itumbiara, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Isso tudo para dizer que os políticos de Trindade continuam “desimportantes” para quem observa as tricas e futricas dos players em ação no tabuleiro da política estadual. Os “excelentíssimos” líderes da “Capital da Fé” ainda não entraram no radar dos profissionais de mídia e jornalistas que acompanham o dia a dia da política regional, analisam os trabalhos dos detentores do poder, bem como a atuação dos oposicionistas (existe isso em Trindade, em Goiás?) e avaliam a relevância do papel desempenhado pelos políticos em terras goianas.

Para se ter uma ideia, o “colégio eleitoral” da oitava edição do Prêmio Mais Influentes da Política de Goiás 2018, foi formado por 73 profissionais de diversas atividades, tais como advogados, jornalistas, professores universitários, publicitários, representes de sindicatos e formadores de opinião em geral. Ou seja, na visão deste conjunto de conhecedores do cenário político estadual, Trindade não faz uma boa figuração no conjunto dos 246 municípios goianos.

Jornalista de política
Interessante mencionar a categoria Jornalista cuja vencedora, Fabiana Pulcineli, repórter do jornal O Popular, colunista da Rádio CBN Goiânia, e estudante do curso de Direito, da Universidade Federal de Goiás (UFG), vem merecendo destaque faz tempo, pela inteligência e coragem ao escrever matérias críticas ao governo e também à oposição, sempre de uma forma equilibrada e objetiva.


Comentários