Néli Cárita disputa a presidência da Subseção de Trindade da OAB


Advogada afirma ter “consciência de que muito ainda pode ser feito” pela entidade


Néli Cárita, advogada (Foto: Reprodução/Divulgação)


Néli Cárita é advogada formada pela Faculdade de Direito de Anápolis (FADA), em 2000, atualmente UNIEVANGÉLICA. Especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no ano de 2007, e em Gestão e Planejamento Urbano, também pela UFG, em 2017, Néli Cárita atua como advogada há 18 anos. Atual vice-presidente da Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Néli Cárita é candidata a presidente da entidade, na chapa “Pra Frente OAB Trindade 1”, que conta ainda com os demais advogados: Gleidson Emanuel, vice-presidente; George Alexander, secretário-geral; Nayra Juliana, secretária-geral adjunta e Lilian Pereira, tesoureira. As eleições serão realizadas no dia 30 de novembro. Veja a seguir os principais trechos da entrevista exclusiva com a advogada.

Blog - Por quê disputar agora o comando ou liderança da OAB em Trindade?
Néli Cárita - Sempre tive enorme orgulho da profissão que escolhi. Entretanto, nunca pensei que ingressasse nas lides classistas. Nesse triênio em que exerço a vice-presidência da Subseção de Trindade, liderada pelo Dr. Marcelino Assis Galindo, percebi que nós advogados(as) fazemos parte de uma classe de lutadores(as) e perseguidores(as) do bom direito em prol da sociedade. Verdadeiramente temos uma OAB respeitada perante o judiciário e a sociedade. Hoje, a Subseção de Trindade tem uma forte representatividade perante todos os trindadenses e também percebo que houve o retorno da dignidade para a classe. Assim, olhando para trás e vendo o caminho já percorrido e ciente de que muito ainda pode ser feito, coloquei meu nome à disposição da classe. Tenho consciência de que muito ainda pode ser feito.

Blog - Qual deve ser, digamos assim, a ideia central defendida por sua chapa?
Néli Cárita - Nossa chapa é verdadeiramente maravilhosa. As presenças dos doutores Gleidson Emanuel e George Alexander, bem como das doutoras Lilian Moura e Nayra Juliana me trazem a certeza de que o nosso grupo é de qualidade e competência irrefutáveis. Os currículos de todos os integrantes os credenciam a pleitearem a representatividade da advocacia trindadense. Difícil defender uma ideia central com um grupo com tanta capacidade de desenvolvimento. Talvez, poder-se-ia dizer que a ideia central é caminhar para frente nas defesas dos valores institucionais da categoria, uma vez que sob o aspecto físico e estrutural, a atual gestão conseguiu colocar o “trilho nos eixos”.

Blog - A disputa pelo comando da entidade não provoca também uma divisão que pode atrapalhar a defesa dos interesses da categoria?
Néli Cárita - De modo algum. A nossa categoria é diferenciada, sob o ponto de vista de que há debate tão-somente no campo de ideias. Afinal, nossa atividade é eminentemente intelectual. Passado o pleito, todos os colegas se encontrarão nos corredores dos Fóruns e dos Tribunais, exercendo o dever de ética e urbanidade que o Estatuto da OAB prevê no exercício da profissão. Portanto, qualquer acidez momentânea, pode ter certeza de que não partirá de nosso grupo. Estamos em pleno regime democrático, de modo que cada chapa saberá perfeitamente apresentar suas propostas e, por sua vez, os advogados escolherão livremente a chapa que entenderem que melhor os representa.

Blog - A atuação da OAB hoje em dia precisa ser melhorada, em que aspecto?
Néli Cárita - A nossa OAB, tanto em nível Seccional quanto na Subseção, cresceu muito. Contudo, sempre há o que ser melhorado. É imperioso que os colegas, ao analisarem as chapas em disputa, avaliem se nossa Subseção de Trindade está hoje melhor ou pior que estava há 34 meses. Efetivamente melhoramos a estrutura física, bem como somos uma classe respeitada pelos órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e servidores, estando atualmente com as contas em dias. Nesse sentido, é muito importante reforçar e manter a gestão descentralizada, transparente e participativa da Subseção, bem como ampliar os benefícios para os advogados junto à CASAG, trazendo, por exemplo, o escritório compartilhado.

Blog - Você pretende ser presidente da Subseção de Trindade da OAB para implementar quais ações?
Néli Cárita - Ao escutarmos a classe, optamos por apresentar propostas factíveis, sem excessos. Deste modo, pretendemos implementar o Boomerang, projeto em que o(a) advogado(a) adquire um serviço da Subseção Trindade e abate no valor da anuidade, para xerox, esmalteria, barbearia e estacionamento, entre outros. Também pretendemos instaurar a delegacia regional da OAB na região leste de Trindade, com a melhoria dos espaços físicos da Subseção de Trindade e visando a valorização da atuação do(a) advogado(a). Nossa profissão cresceu muito, de modo que é imprescindível dar apoio à advocacia jovem local, fomentando grupos de estudos para a atualização jurídica e para a prática forense, com a criação de uma plataforma digital noticiando a existência de vagas para estagiários(as), advogados(as), incluindo banco de dados de currículos para contribuir com o aumento da empregabilidade entre os advogados(as). Tudo isso, por consequência, vai melhorar a integração entre OAB e Faculdades da região. Pretendemos ainda melhorar o ensino jurídico, trazendo a Pós-Graduação na Escola Superior de Advocacia. No que diz respeito às nossas comissões, pretendemos criar uma Secretaria para coordenar a atuação das comissões da Subseção; realizar uma reunião aberta com a Diretoria por mês; revitalizar comissões para que sejam atuantes, participativas e em sintonia com a diretoria, com advogados(as) e com a sociedade e criar a comissão de Inovação, Gestão e Empreendedorismo. No que diz respeito às mulheres advogadas, temos três prioridades básicas: Cumprir o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada; realizar a Semana da Mulher Advogada, com palestras, debates, cursos e confraternizações e cumprir o disposto no art. 7º-A da Lei 8.906/1994 para proporcionar reserva de vaga em estacionamentos do fórum destinado a advogada grávida. Tenho certeza que os membros da chapa PrafrenteOABTrindade realizarão uma gestão eficiente e que muito qualificará toda a classe.

Blog - Ser advogada parece ter se tornado profissão de risco, nos últimos tempos. Referi-mo aos assassinatos de advogados em Goiás recentemente. O quê fazer para superar essa dificuldade?
Néli Cárita - Essa é uma questão altamente delicada. Eu, particularmente, em hipótese alguma, pretendo obter porte de armas. Ao que parece, grande parte dos colegas são favoráveis ao porte de armas aos advogados. Esse é um assunto que deve ser criteriosamente tratado pela Seccional e pela OAB Nacional. Abro aqui um parêntese para esclarecer que grande parte desses assassinatos que você se referiu na pergunta, se tratam, ao que tudo indica, de execução. Em casos tais, mesmo a pessoa estando armada (ou não) dificilmente conseguiria se defender. Resta aqui apenas a reflexão. Ou seja, ainda há muito o que se debater sobre esse tema.

Blog - E quanto à atuação da entidade na comunidade, qual deve ser o Norte, em caso de vitória de sua chapa?
Néli Cárita - Pelo que entendi, a pergunta se refere a atuação da OAB na sociedade. Esse é um ponto que tenho imenso carinho. Hoje ocupo a presidência da Comissão Especial das Voluntárias Advogadas (CEVA) e lá descobri a enormidade de ações que podem ser executadas pela OAB. Nossa chapa pretende: Estimular a Ordem para o exercício das causas sociais, bem como fazer parcerias com empresas, com instituições do terceiro setor e outras instituições para fomentar ações que valorizem a cidadania. Também pretendemos incentivar e capacitar advogados(as) para atuarem como palestrantes voluntários(as) em temas relacionados à cidadania, inclusão social, suicídio, bullying e diversos temas de interesse social, de forma permanente em escolas, faculdades e instituições parceiras, levando ao conhecimento dos(as) advogados(as) ações de instituições da sociedade civil que beneficiam diversos segmentos da população, como crianças, adolescentes, estudantes, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Enfim, colocar a OAB como fator determinante na sociedade, mediante trabalhos assistenciais voltados ao bem comum de toda a sociedade e proporcionar ações e eventos em datas comemorativas, visando a interação entre os advogados e as advogadas e a sociedade.

Blog - Como está o relacionamento dos advogados em Trindade com o Judiciário, o Ministério Público, enfim, as instituições como um todo?
Néli Cárita - Atualmente em plena harmonia. Todas as instituições se respeitam institucionalmente.

Blog - As prerrogativas dos advogados têm sido respeitadas em Trindade ou falta ainda alguma coisa a ser melhorada?
Néli Cárita - Nesses 18 (dezoito) anos de advocacia percebo que houve significativo avanço no que diz respeito às prerrogativas. Contudo, essa é uma pauta permanente de nossa classe, sobre a qual jamais devemos nos dar por satisfeitos. Ainda existem muitas afrontas e desrespeito às prerrogativas de nossa classe. Para avançar sobre essa questão pretendemos disponibilizar um procurador de prerrogativas por mês para atendimento aos advogados na subseção Trindade. Do mesmo modo, também queremos trazer para a Subseção o curso de prerrogativas, o qual possibilitará que o(a) advogado(a) esteja preparado(a) para a defesa de suas prerrogativas, revigorando a Comissão de Prerrogativa local, a qual será vinculada à Seccional, com a consequente elaboração de um Guia de Prerrogativas para distribuição aos advogados e advogadas.

Blog - Que balanço você faz deste momento em que vive o advogado no Brasil, em Goiás e em Trindade? Estamos falando de uma profissão que vale a pena ser exercida?
Néli Cárita - Bela pergunta. Disse no lançamento de nossa chapa e aqui repito: Sempre tive enorme orgulho da profissão que escolhi. Adoro minha profissão e não me vejo em outro lugar. Entretanto, passamos por um momento social delicado. Graves crises institucionais e políticas instauradas, de modo que toda e qualquer profissão passa por percalços. Com a advocacia não é diferente. O momento do Brasil exige cautela e prudência. Vejo as profissões sendo reinventadas. Antes, o colega precisava de um grande escritório e de uma mega-estrutura para prosperar. Hoje, com a consolidação do processo eletrônico, percebo que o(a) advogado(a) que atua com seriedade e respeito aos clientes e aos colegas de profissão, pode ter uma estrutura modesta e perfeitamente se consolidar no mercado de trabalho. Para isso, depende de credibilidade, tempo, estudo e confiança. Costumo brincar com os colegas dizendo que temos três potenciais inimigos: Prazos, provas e clientes estressados. Mas mesmo assim, ainda vejo como uma profissão que vale sim a pena ser exercida. A reputação se constrói no dia a dia e leva-se tempo.


Comentários

JCMS disse…
Parabéns Dra. Neli pela bela entrevista! Com certeza tendo a Senhora a frente da OAB - subseção Trindade - a valorização e crescimento da classe irá continuar! Parabéns a todos os integrantes da chapa! @prafrenteoabtrindade@chapa01@unidosoabtrindade@lucioflavio@nelicarita
Anônimo disse…
O nome da Dra. Neli encabeçando esse grupo simboliza a continuidade do avanço da OAB Trindadense. Tem meu irrestrito apoio! @prafrenteoabtrindade