Secretaria Estadual de Saúde diz que vacinação de criança tem previsão de iniciar em 17 de janeiro

Em Goiás, mais de 726 mil crianças, sendo que 120 mil estão em Goiânia. Trindade ainda não temos o número

Vacinas contra covid-19. (Foto: Paul Hennessy/SOPA Images/SIPA USA)



Goiás, segundo números divulgados na semana passada, conta mais de 726 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos de idade, aptas a receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Prefeitura de Goiânia, por sua vez, tem a expectativa de vacinar um contingente de 120 mil de crianças na faixa etária mencionada acima, com início para o dia 17 de janeiro próximo, condicionando, claro, ao recebimento do imunizante cuja distribuição é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

Daí a gente quis saber a respeito de Trindade, se já está em andamento algum planejamento a respeito dessa atividade aguardada por muitas famílias. Afinal de contas o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino acontecerá já na próxima semana, com os adultos, muitos deles, tomaram três doses de vacina contra a Covid-19 enquanto as crianças permanecem ainda sem receber dose nenhuma. Só lembrando que a população de Trindade, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcança a marca de 132.006 habitantes.

Fizemos contato por troca de mensagens via WhatsApp com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Trindade, Urias Garcia de Oliveira, perguntando se a atual administração municipal já definiu a vacinação de crianças de 5 a 11 anos? “Vamos seguir a orientação do estado e iniciaremos assim que as vacinas chegarem”, nos respondeu o secretário. Quisemos saber ainda do secretário se tem alguma previsão de chegada dessas vacinas, digamos, pediátricas e a resposta foi que “o Estado é uma fonte melhor, vamos vacinar assim que eles enviarem”.

Então contatamos com a Secretaria Estadual de Saúde Goiás para saber se o Ministério da Saúde informou sobre datas de entrega dos imunizantes para as crianças, também se existe recebimento de doses do imunizante para as crianças para os próximos dias e se a SES definiu a entrega da vacina aos municípios. A assessoria de Imprensa da SES nos enviou nota com as informações. A SES informa que “cabe aos municípios aplicarem as doses” das vacinas nas crianças, conforme estabelece o Programa Nacional de Imunização (PNI), documento do Ministério da Saúde (MS). Na prática, o Estado realiza um planejamento com as prefeituras para a realização deste serviço. A Secretaria disse ainda que o fluxo de vacinação “se dará por ordem decrescente de idade”. Serão vacinados primeiramente as crianças de 11 anos e reduzindo a faixa etária. Não haverá aquela prática de observar se o indivíduo tem alguma comorbidade. “A pasta entende que é a forma mais simples de ser entendida pela população e executada pelos municípios”, afirma.

Quanto à data de início da vacinação, a nota da Secretaria fala de previsão para a partir de 17 de janeiro. “É previsto que a vacinação seja iniciada a partir de 17 de janeiro, dependendo, no entanto, do recebimento das remessas das doses voltadas a esse público, cujo envio está prevista pelo MS para dia 14 deste mês”, informa. A SES informou também a respeito do quantitativo de crianças da faixa etária a ser vacinada no Estado. “A população desta faixa etária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a ser vacinada será de 726.580 crianças no Estado. Inicialmente, a previsão é de que o Ministério da Saúde envie para Goiás 44.300 doses”, afirma.

A Secretaria finaliza a nota concitando as famílias a vacinarem as crianças. “ A SES-GO conclama aos pais e responsáveis que levem as crianças de 5 a 11 anos às salas de vacinação, pois é a forma mais segura de evitar a propagação da contaminação e os riscos de internações, e até mesmo mortes, que podem trazer grande sofrimento a todos e a sobrecarga do sistema de saúde”. Abaixo segue a íntegra da nota da Secretaria.

NOTA SES-GO

Em resposta às questões formuladas pelo Blog do Sérgio Vieira sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa o que segue:

- De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), cabe aos municípios aplicarem as doses. Entretanto, o Estado planeja, em conjunto com as gestões municipais, as estratégias de vacinação das crianças da faixa etária de 5 a 11 anos de idade, tendo por base a nota técnica 02/2022 e o quantitativo de doses recebidas do MS.

- A vacinação em Goiás se dará por ordem decrescente de idade, ou seja, começando com as crianças de 11 anos e sendo, gradativamente, reduzida – e não por grupos, como pessoas com comorbidades. A pasta entende que é a forma mais simples de ser entendida pela população e executada pelos municípios. É também mais eficiente, sem necessidade de laudos médicos que comprovem, por exemplo, uma comorbidade.

- É previsto que a vacinação seja iniciada a partir de 17 de janeiro, dependendo, no entanto, do recebimento das remessas das doses voltadas a esse público, cujo envio está previsto pelo MS para dia 14 deste mês. Com esse objetivo, estão sendo realizadas, de segunda-feira (10/1) a quinta-feira (13/1), qualificações para coordenadores estaduais de Imunização e responsáveis pela Rede de Frio do Estado.

- A população desta faixa etária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a ser vacinada será de 726.580 crianças no Estado. Inicialmente, a previsão é de que o Ministério da Saúde envie para Goiás 44.300 doses.

- A SES-GO conclama aos pais e responsáveis que levem as crianças de 5 a 11 anos às salas de vacinação, pois é a forma mais segura de evitar a propagação da contaminação e os riscos de internações, e até mesmo mortes, que podem trazer grande sofrimento a todos e a sobrecarga do sistema de saúde. E, diante do zelo dos pais pelos seus filhos, a pasta espera e acredita que haverá adesão adequada à vacinação dessas crianças.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás


Comentários

Unknown disse…
Esse secretario de saúde de Trindade é devagar....quase parando.