Trindade: Reservatório do Ribeirão Arrozal tem “bom nível”

A Saneago informou ao blog que reservatório “está com bom nível e há regularidade no fornecimento de água”

Reservatório no Ribeirão Arrozal: "bom nível". (Foto: Saneago)



Na segunda-feira (17), o internauta João Júnior, que de vez em quando acessa este blog, fez contato conosco sugerindo a seguinte pauta: “Como está o reservatório do Arrozal depois das chuvas Curiosidade minha e, creio, que de muitos”, disse. Sem pestanejar aceitamos a sugestão e logo fizemos contato com a Assessoria de Imprensa da Saneago repassando a questão e ainda querendo saber também da possibilidade de termos acesso a imagens recentes do reservatório onde a empresa de Saneamento faz a captação de água para tratamento e distribuição aos trindadenses.

Dentre outras informações, a Saneago, em nota, responsável pelo serviço de abastecimento de água em 226 municípios goianos, pontuou a quantidade de pessoas atendidas na “Capital da Fé”, com o fornecimento de água em normalidade. “Trindade já conta com 99,3% da população urbana atendida com água tratada. São mais de 123 mil pessoas que recebem o benefício. O fornecimento de água tratada está normalizado no município”.

Conforme a nota, a empresa empreendeu esforços, realizou investimentos e conseguiu manter em normalidade o fornecimento de água tratada aos trindadenses durante o período de estiagem, no ano passado, um dos momentos com menos chuvas de que se tem notícia. “Apesar de ter sido a maior seca dos últimos 100 anos no Brasil, o fornecimento de água foi mantido com regularidade”, afirmou.

A estatal destacou ainda que vem trabalhando muito visando à redução de perdas ao longo de todo o processo, desde a captação de água até a distribuição e entrega nas unidades consumidoras. “Enquanto a média nacional de perdas atinge 39%, os índices atualizados da Saneago são de apenas 26,9% para o Estado de Goiás e 23,9% para Trindade. O combate às perdas é fundamental para a preservação dos recursos hídricos”, informou.

A nota diz ainda que em Trindade foram feitos investimentos via “pequenas obras” e troca de equipamentos, o que possibilitou o melhor enfrentamento da chamada “crise hídrica” (seca, para os mais íntimos) no ano passado. “Em Trindade, no último ano, foram instaladas 5 Válvulas Redutoras de Pressão, 18 ventosas, 23 equipamentos de controle de pressão noturna, modulação, entre outros”, revelou.

A assessoria encaminhou também imagens desta terça-feira (18) do reservatório do Ribeirão Arrozal onde é feita a captação de água para o tratamento e distribuição aos trindadenses. “Seguem fotos atuais da água bruta da captação de água no Ribeirão Arrozal, ou seja, antes de passar pela Estação de Tratamento de Água”, avisou. É possível notar, pela coloração, tratar-se de água barrenta para ser tratada e que certamente chegará às torneiras de população local. Se tivermos mais chuvas, teremos a possibilidade de enfrentarmos melhor ainda o período de estiagem, vale lembrar. A seguir veja a íntegra da nota da Saneago.


Nota da Saneago

Trindade já conta com 99,3% da população urbana atendida com água tratada. São mais de 123 mil pessoas que recebem o benefício. O fornecimento de água tratada está normalizado no município. O manancial de abastecimento está com bom nível e há regularidade no fornecimento de água.

De qualquer forma, caso algum cliente esteja com abastecimento afetado, a questão é pontual. Para este tipo de situação, solicitamos que a população entre em contato por meio da Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line no site www.saneago.com.br. Com isso, imediatamente, enviamos equipe técnica ao local. O atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Estiagem

Planejamento, investimentos constantes e eficiência nos processos. Foi assim que trabalhamos para garantir o abastecimento da população trindadense durante o último período de estiagem. Apesar de ter sido a maior seca dos últimos 100 anos no Brasil, o fornecimento de água foi mantido com regularidade.

Enquanto a média nacional de perdas atinge 39%, os índices atualizados da Saneago são de apenas 26,9% para o Estado de Goiás e 23,9% para Trindade. O combate às perdas é fundamental para a preservação dos recursos hídricos, pois quanto menor a perda de água, menor será o volume retirado dos mananciais e, por consequência, maior será o aumento de disponibilidade de água para a população.

Em 2020 e 2021, a Saneago empreendeu a maior força-tarefa de caça a vazamentos ocultos já realizada no Brasil. A operação teve início em janeiro de 2020 e, desde então, ocorre continuamente, sendo intensificada no período pré-estiagem para assegurar reforço ao abastecimento da Região Metropolitana de Goiânia. Além da Capital, a iniciativa abrange Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira.

Os trabalhos incluem a pesquisa de vazamentos por meio de haste de escuta e a substituição de ramais danificados. Em 2022 daremos continuidade a este trabalho como uma das medidas para garantir a estabilidade do abastecimento.

Além disso, realizamos, continuamente, um grande conjunto de pequenas obras voltadas ao operacional para aprimorar os sistemas de abastecimento. Em Trindade, no último ano, foram instaladas 5 Válvulas Redutoras de Pressão, 18 ventosas, 23 equipamentos de controle de pressão noturna, modulação, entre outros.


Vista do reservatório do Ribeirão Arrozal. (Foto: Saneago)


Comentários