Violência em Trindade está de dar medo em todo mundo

Jovens e idosos são assassinados de modo frio e cruel na “Capital da fé”


Falando com toda sinceridade para você, eu estou com medo. Nunca fui um exemplo a ser seguido em matéria de coragem não, vou logo deixando claro. Todavia, nos últimos meses a violência por aqui, e falo de Trindade mesmo, está um horror. Gostaria de estar só fazendo graça ou sendo exagerado, mas não. O caso é sério. Melhor dizer, seriíssimo!

Os caras, a bandidagem organizada ou voluntariosa, andam matando gente a torto e a direito numa cidade que gostamos de chamar de "Capital da fé" dos goianos, por se tratar de um dos mais importantes pontos de peregrinação da fé católica do Brasil. Isso aqui, na verdade e infelizmente, está parecendo povoado do Velho Oeste norte-americano ou cidades de um Goiás que pensávamos ter ficado lá atrás. Até me lembro de ouvir falar que um tal lugar era tão perigoso que se matava alguém pela manhã e já deixava um outro amarrado para ser morto à tarde.

Pois é, a má notícia ainda por cima é que atualmente a coisa está tão feia e não percebemos sinais de que essa situação vai, ao menos, parar de piorar. Os bandidos cismam e saem pela cidade matando várias criaturas humanas numa noite só. Tipo assim, "passando o rodo" geral. É uma crueldade monstruosa isso que vimos acontecer na segunda-feira (21). Dois jovens, um de 18 anos e outro, de 20 anos, assassinados a tiros, dentro de um carro, no Laguna Park.

Muita gente até se conforma com essa mortandade aterrorizante a que assistimos dia sim e outro também não apenas em Trindade, mas para toda banda que se olhe no noticiário, dizendo se tratar, na maioria dos casos, de brigas envolvendo traficantes de drogas ou mero acerto de contas entre bandidos. “Eles que se matem”, quase ouvimos alguém falando neste sentido. Mas mesmo assim, internautas, estamos tratando de vidas humanas. Já chegamos ao Século 21 e em plena Era do Conhecimento vemos pessoas resolvendo seus conflitos à bala. Por qualquer me “dá cá essa palha” o sujeito mata o semelhante com a naturalidade de quem está fazendo um trabalho qualquer. Isso é uma barbaridade!

E ontem começamos o dia, a quarta-feira (23), sendo assustados ao tomarmos conhecimento do assassinato de uma senhora de 94 anos de idade, Dona Zulmira, vítima da ação de bandidos frios, cruéis, com toda a certeza. E a barbárie toda foi perpetrada na própria casa da vítima, no setor Ana Rosa, em Trindade. No perfil da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no Facebook, há um breve relato do caso da prisão dos suspeitos que inclusive torturaram a idosa na tentativa de saber dela se havia dinheiro em espécie com a vítima. Divino Pai Eterno! Quanta maldade esses caras são capazes de fazer! É ou não é para ficar com medo, hein?

Na própria casa você não tem segurança não. Faz pouco tempo um amigo meu estava na sala da casa dele assistindo à televisão confortavelmente instalado no sofá quando deu de cara com um ladrão no local. Pense no absurdo da situação e na tranquilidade do meliante que age desse forma destemida invadindo residências alheias para furtar o que encontrar pela frente. E, imagino, o cabra que tem coragem de entrar na casa dos outros assim está disposto a fazer qualquer coisa. Misericórdia!

Sabemos também que a polícia militar faz o trabalho dela e consegue prender um monte de bandidos que acabam ficando pouquíssimo tempo no xilindró. Na redes sociais, com destaque para o Facebook e o Twitter, e corriqueiro nos deparamos com depoimentos de policiais reclamando da rotina de “prende e solta” os mesmos caras useiros e vezeiros em cometer crimes. Fazer o quê se as leis estabelecem punições brandas para quem assassina os outros? Se o povo não cobra aos parlamentares mudanças na legislação penal, muito menos se atenta para o descalabro que é o sistema prisional brasileiro, a certeza é que a bandidagem terá motivos para se tornar cada vez mais ousada, abusada e destemida mesmo.

É curioso que isso de matar alguém, digamos, já tenha sido meio que assimilado pela população e parece não despertar tanta indignação assim nas pessoas, com exceção evidentemente dos familiares, amigos e gente próxima às vítimas de cada ocasião. Nos últimos tempos venho observando que corrupção, sobretudo de políticos, provoca um furor geral, porém o assassinato ceifa a vida da pessoa e a vida é uma só. Acho que a sociedade é condescendente demais com o sujeito que mata o seu semelhante. Mas é nesse mundo que vivemos e a maioria dá pinta de se importar menos com a vida humana em relação ao patrimônio.

E por essas e outras, vou ficando mais e mais amedrontado. Antes de ir, rogo a Deus que abençoe e console os familiares e amigos das vítimas. Divino Pai Eterno, olhai por nós!


Comentários