Descuidos preocupantes com o trânsito em Trindade

Na Semana Nacional de Trânsito, flagrantes de problemas com a sinalização


Placa mal instalada no centro de Trindade.
Placa mal instalada

Estamos em plena Semana Nacional de Trânsito, que permanecerá em cartaz de 18 a 25 de setembro, vale dizer. E prestando um pouquinho mais de atenção ao que acontece nas ruas e avenidas de Trindade, eis que encontramos algumas coisas desconcertantes, preocupantes também. Como assim?

E daí a pessoa vem lá de longe deste Brasil de meu Deus ou até do estrangeiro para passear em Trindade, a “Capital da fé”, muitos deles com o firme propósito de louvar e agradecer ao Divino Pai Eterno por graças alcançadas ou, sabe-se lá, justamente para fazer um pedido especial. Ou seja, tudo a ver com a devoção a Deus que vem atraindo incontáveis quantidades de fiéis a essa cidade, há mais de duzentos anos, se não estou muito enganado com as datas.

Pois bem, enquanto a pessoa transita por aqui e por ali na região central de Trindade ela se depara com uma placa feito essa da foto, afixada de um modo muito esquisito, amarrada no poste de transmissão de energia elétrica e iluminação pública. No caso aí, estamos falando de sinalização de trânsito justamente na Avenida Manoel Monteiro na esquina com a Rua Bacharel Valdir José das Neves, centrão da “Velha Trindade da Fé e do Amor”.

É claro que todo mundo ao ver aquele “E” maiúsculo cortado transversalmente numa placa circular com fundo branco e caracteres em vermelho, sabe perfeitamente que se trata de um local onde é proibido estacionar, mas sabemos todos igualmente que existe uma forma correta de se sinalizar as ruas da cidade. Ou estarei exagerando aqui? Pois é, pois é, pois é!


Pau no meio da pista de Avenida em Trindade.
Pau na pista

E as bizarrices pelas ruas e avenidas de Trindade não param por aí não. Nessa segunda-feira (21), no final da tarde, este blogueiro mesmo se deparou com essa coisa estranha na Avenida Rondônia, na Vila João Braz. Um buraco surgiu na pista e alguém foi lá e fincou um pau, enfeitou o negócio com um plástico em forma de círculo na cor vermelha e deixou aquilo no local. Até imagino que a intenção do autor da façanha tenha sido mostrar para os ciclistas, motociclistas, motoristas ou pedestres que transitam pelo local a necessidade de se ter cuidado para não cair no buraco. Mas, porém...

O fato é que se alguém trombar com aquele pau, bem no meio de uma avenida, a probabilidade de se machucar é grande demais da conta, sobretudo no caso de um ciclista ou motociclista. Ações desse tipo, imagino, precisariam não ser tomadas por ninguém. É que nem sempre o pessoal da Prefeitura entra em ação com a rapidez desejada pelos cidadãos e contribuintes. No entanto, vamos abstrair outras possibilidades de ocorrência de acidentes e concentrar no aspecto de que segurança  é obrigação de todos nós, cidadãos, e não apenas algo sob a estrita responsabilidade do poder público.

Tomara que a Prefeitura de Trindade, pelos seus diversos órgãos, entre em ação o mais rapidamente possível, tipo amanhã mesmo terça-feira (22) logo cedo, e retire aquele pau do meio da Avenida, tape o buraco e refaça o asfalto, devolvendo segurança para quem precisa passar para lá e para cá nessa região. É isso aí!



Comentários