O serviço público de Saúde precisa melhorar para atender melhor o usuário, eis um belo desafio dos dias atuais.

As horas, os dias, as semanas, estão passando rápido demais da conta! Novidade alguma nisso aí. A dinâmica da vida na base da comunicação virtual, instantânea, em tempo real, em que o fato vira notícia enquanto está acontecendo, envelhece o assunto de um dia para o outro. Quer dizer, o escândalo de ontem é passado e todos prestam atenção mesmo no que está sendo contado agora mesmo. Principalmente nesta época das chamadas mídias sociais (twitter e facebook, sobretudo) intensamente utilizadas e ao alcance do click no computador e celular de qualquer um, onde quer que o sujeito esteja sob o sinal de uma operadora, bem entendido.

Mas há um forte complicador nisso tudo aí. Parece que tem tanta informação circulando que as pessoas ficam meio anestesiadas diante do noticiário daqui e das estranjas também. Basta notar a existência de problemas que continuam do mesmo jeito e pouca gente se preocupa em buscar solução. O tempo urge, senhoras e senhores. Talvez já esteja passando da hora mesmo do distinto público pagador de impostos “mostrar seu valor”, não apenas em manifestações durante caminhadas portando cartazes com inscrições plenas de indignação cívica, mas depois todos retomam suas vidas e a vida segue como dantes ou como sempre.

Veja, por exemplo, a questão do funcionamento do serviço público de Saúde. A coisa vai mal pra tudo quanto é lado. Não dá pra acreditar que não tenha solução. Tem sim, uái! O que acontece é que certamente alguém ou um grupo de pessoas, físicas e jurídicas, deve estar se dando muito bem com o atual estado de coisas. Hospitais públicos com atendimento ruim demais da conta, postos de saúde em prédios horríveis, médicos, enfermeiros, pessoal administrativo, enfim, ninguém satisfeito. Os usuários então, nem se fala. É gente doente, machucada, à espera de atendimento em macas nos corredores, conforme vemos pela imprensa dia sim e outro também. Mulheres grávidas parindo em corredores de unidades de atendimento de Saúde ou em carros. A situação não pode piorar mais para que autoridades e sociedade percebam que resolver isso é prioridade absoluta.


E a polêmica surgida pela chegada de médicos cubanos para trabalhar no Brasil não pode se sobrepor ao fato de que o serviço público de Saúde, nas três esferas de poder, precisa melhorar muito ainda e o foco tem que estar no atendimento ao usuário. Penso ser necessário melhorar a gestão em todo o sistema, evidentemente. Isso desde os Postos de Saúde da Família, hospitais, Secretarias e o Ministério, é lógico. Claro que haverá de se discutir salários dos trabalhadores da área, mas só isso não vai resolver a situação complicada. Vão ter que aprimorar controles de gastos que começam nas licitações, é indiscutível. Agora, essas coisas não podem mais ficar apenas na promessa. Alguém precisa iniciar as mudanças no sistema, de novo, mirando o atendimento ao usuário. Fora disso, ouso acreditar, é só conversa mole pra boi dormir. Ou será que estou aqui a escrever bobagens, exagerando apenas? Acho que não! 

Comentários

crismodel disse…
Verdade e eu apoio a vinda dos cubanos.