Balanço geral da Romaria 2014 mostra que a quantidade de romeiros superou as expectativas.


E terminada a Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade no domingo (6), a divulgação dos números produzidos no período de 27 de junho a 6 de julho, comprova a grandiosidade do que se vê nas ruas e avenidas da “Capital da fé” e, claro, também, ao longo da Rodovia dos Romeiros (GO-060) neste período do ano. É muita gente, milhões de pessoas, de fiéis, que vêm à cidade celebrar a fé e devoção ao Pai Eterno, costume que vai ganhando nova força a lá se vão quase dois séculos.

O tema central da Romaria 2014 foi “Somos a família do Pai Eterno”, que pretende fazer com que os fiéis passem a refletir mais a respeito do valor da família no dia a dia. E a respeito do tema, Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica de Trindade, afirmou: “Que todos olhem a família como expressão daquilo que o Senhor deseja para todas as pessoas”.

A Polícia Militar informou que mais de 2,8 milhões de pessoas passaram por Trindade ao longo dos dez dias da Festa. Lembrando que a previsão era de algo como 2,5 milhões de romeiros para este ano. E o fato da presença do Padre Robson de Oliveira Pereira na televisão ter se intensificado e ser ele detentor de um carisma formidável e uma facilidade de comunicação impressionante, potencializou a atração de mais e mais romeiros e católicos em geral às celebrações na “Velha Trindade da fé e do amor”.

O fluxo de fiéis católicos em Trindade vem aumentando dia a dia, todo mundo sabe disso. E a roda da economia local já roda impulsionada pela força da circulação do dinheiro produzido pela atividade ligada ao turismo religioso, não há sombra de dúvidas. Restaurantes, bares, hotéis e pousadas não param de surgir na cidade, diga-se. Vale dizer que seria muito difícil manter o ritmo da economia trindadense sem o funcionamento do que se chama setor de serviços hoje dedicado em grande medida ao atendimento aos turistas que vêm aqui para rezar, orar, dar graças, louvar o Pai Eterno.

Mas retomando a questão dos números da Romaria deste ano e para finalizar essa notinha, a assessoria da imprensa do Santuário Basílica divulgou a realização de 115 missas, 45 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço, bem como alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões. Isso tudo foi possível dada a participação de padres vindos dos quatro cantos do Brasil e até do exterior para ofertar aos fiéis que vieram buscar alguma graça e agradecer tudo o que o Pai lhes concedeu.


Comentários