Carreiros do interior de Minas Gerais participam do desfile de carros de boi em Trindade.

Sebastião Fernandes, carreiro de Natércia/MG, e
Sérgio Vieira, blogueiro: Desfile de Carros de Boi
em Trindade, na Romaria 2014.
Rompeu a aurora, raiou o dia. Vamos, boiada, com destino à Romaria”, estes versos do cantor católico Valtinho, traduzem muito bem como certamente foi o começo desta quinta-feira (3) para centenas de fiéis que estão em Trindade para a Festa do Divino Pai Eterno. Afinal, mais de 300 carros de bois estão na cidade, trazidos pelos carreiros com o objetivo de louvar e agradecer a Deus. E esse pessoal todo vivencia o que a canção do Valtinho registra de uma forma simples e bonita.

E pelas ruas da “Velha Trindade da fé e do amor”, já se ouve aquele cantar típico do carro de boi em movimento, desde cedo, pois o desfile de carros de boi tornou-se um dos pontos altos da Romaria do Divino Pai Eterno, um verdadeiro espetáculo para o qual uma multidão de pessoas se aglomera lá no Carreiródromo Ada Cira e ao longo das ruas centrais da cidade que fazem parte do percursso seguido por carreiros, carros e bois. Toda a gente quer ver de perto estes carros que outrora constituíram o meio de transporte usual das famílias da zona rural.

Os homens e mulheres do campo se acostumavam desde cedo a ouvir o cantar dos carros de bois, coisa rara nos dias de hoje, evidentemente. Afinal, a vida na roça já não é mais como antigamente, pois a mecanização das atividades, a modernidade enfim, também está cada vez mais presente no meio rural, tanto na agricultura como na pecuária de leite e de corte por esse Brasil de meu Deus, vale dizer. E inclusive nas atividades dos pequenos proprietários rurais.

Mas, voltando à Romaria do Divino Pai Eterno, são esperados pelos organizadores do desfile de carros de bois, para a edição 2014, a participação de ao redor de 320 carreiros e seus carros maravilhosos. Chega a ser comovente o esforço e dedicação de muitos carreiros para manter a tradição ao repassar o costume de vir à Trindade no período da Festa do Divino com seus carros de bois para as novas gerações das respectivas famílias. E evidentemente, na base de tudo isso, encontramos a fé e devoção de carreiros do interior de Goiás e até de outros estados mais próximos, Minas Gerais, por exemplo, a Deus, ao Divino Pai Eterno.

Neste ano, à frente do desfile estampando o número 1, esteve o carro de boi do seu José Horácio Veloso, 68, mineiro de Santa Maria, distante a uns 50 quilômetros de Natércia, de onde veio também o seu Sebastião Fernandes, 72, naterciano do pé rachado, presente nesta Romaria com mais 8 membros de sua família. E todos eles pela primeira vez em Trindade para participar deste verdadeiro espetáculo de fé. Importante salientar que de Natércia a Trindade vai bem uns 1,2 mil quilômetros. Daí que os três carros de bois foram trazidos de lá em cima de caminhões. “Se a gente visse de carro de bois levaria uns 6 meses para chegar aqui”, afirmou sorrindo o seu Sebastião Fernandes.


Comentários