Paulo Teles e advogados trindadenses são homenageados pelos rotarianos

Claud Wagner e o homenageado Paulo Teles.
A reunião de quarta-feira (20) do Rotary Club de Trindade foi destinada à comemoração do Dia do Advogado, ocorrido em 11 de agosto. Os trabalhos foram conduzidos por Sandra Gonçalves Dias, presidente daquele Clube de Serviços. Dentre os vários homenageados da noite, como João Tomé de Melo, Alexandre Freire Filho, Orlando dos Santos Filho, Isabel Assêncio Lisboa, Geraldo Dias Peleja, Paulo Maria Teles Antunes, ex-desembargador de Justiça de Goiás.

A advogada e rotariana Neuza Valadares fez a saudação ao agora advogado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Paulo Teles, lembrando a célebre frase de Abraham Lincoln (12.02.1809 – 15.04.1865): “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”. Neuza afirmou que a filosofia contida n frase em questão mostra bem que se a pessoa tem a possibilidade de se impor às demais, ela pode também ter uma atitude mais generosa ou vir a ser medíocre.

Neuza destacou que a atuação de Paulo teles à frente do poder Judiciário em Goiás foi marcada pelo respeito aos advogados de um modo geral, mas sobretudo por sua inequívoca demonstração de personalidade e caráter correto. Além disso, Paulo Tele sempre teve atenção especial à problemática social daqueles que recorrem à Justiça, “especialmente aos menos favorecidos que tinham acesso ao seu gabinete”, salientou Neuza Valadares.

Virtual candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Goiás, determinado a disputar o comando da entidade com a tradicional corrente denominada “OAB Forte”, Paulo Teles fez um breve pronunciamento no púlpito do Rotary de Trindade, falando para rotarianos e convidados sobre a profissão de advogado, “alguém condenado a estudar permanentemente”. Na sequência os homenageados receberam certificados em reconhecimento ao trabalho prestado no exercício da advocacia.

Quem é ele?
Paulo Maria Teles Antunes é cearense de Coutinho. Nascido em 29 de abril de 1946, Paulo Teles formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Anápolis, em 1974, tendo exercido a advocacia de 1976 a 1997. Ou seja, lá e vão 4 décadas na carreira jurídica. Desempenhou diversas funções na Seccional Goiana da Ordem dos Advogados do Brasil. Em 1997 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás pelo quinto constitucional, tendo exercido também o cargo e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás, em 2003. Em 2009 foi eleito para assumir o cargo de Presidente do TJ/GO, biênio 2009/2011, que depois de haver cumprido integralmente seu mandato se aposentou em 2012.


Comentários