TRE indefere 112 pedidos de registros de candidaturas

Jeito ruim de se começar uma disputa eleitoral, imagino, é o candidato aparecer em listas de candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Isso gera a tal da mídia negativa. E foi justamente isso o que ocorreu recentemente. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou ontem lista com nomes dos postulantes aos cargos de deputado estadual e federal cujos pedidos de registros foram indeferidos. A partir de agora o postulante, se quiser mesmo permanecer na disputa, terá que brigar na Justiça para viabilizar sua pretensão.

Convencer o eleitor, disputar o voto com centenas de outros candidatos já é difícil, ainda mais agora o cara tendo que ir à Justiça para validar a própria candidatura. Fica bem mais complicada a situação das 112 candidaturas indeferidas mencionadas acima. De acordo com dados do TRE, foram apresentados 1.031 pedidos de registro de candidaturas. 7 para governador e vice. 7 para senador. 171 (sugestivo esse número, né?) solicitações de registros para deputado federal e 824 pedidos de registros para deputado estadual.

Além dos 112 referidos, há 30 renúncias registradas e outros 38 pedidos de registros aguardando julgamento pelo TRE. Claro que existem pedidos indeferidos que podem ser objeto de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto que outros estão caracterizados como impugnação direta. As informações estão na reportagem de Danyla Martins na edição de hoje do Diário da Manhã.

O nome de Rui Figueiredo de Morais (PHS), ex-secretário de Fazenda da Prefeitura Municipal de Trindade, na gestão do então prefeito Ricardo Fortunato (PMDB), de 2008 a 2012, agora candidato a deputado estadual, figura na lista como uma das candidaturas que tiveram o respectivo registro indeferido. Tentamos contato com Rui Figueiredo mas o celular não atendeu a nenhuma das nossas chamadas.

Vale lembrar que pela edição de julho do jornal Informativo Trindadense, editado por Alair de Paula, com chamada na primeira página, o leitor ficou sabendo que a candidatura de Figueiredo estava confirmada. Ou seja, foi instalada uma dúvida. Mas vamos continuar aguardando um pouco mais para saber se Trindade terá ou não menos um candidato a deputado estadual nas eleições de 5 de outubro deste ano.


Comentários