A moda dos lotes pequenos e ruas estreitas.

Os novos bairros que surgem nas cidades deste Brasil e de Trindade inclusive têm lotes cada vez menores e ruas invariavelmente estreitas.



Vista de uma rua estreita no Setor Monte Cristo.
Virou moda, parece, os loteamentos de hoje em dia terem ruas estreitas toda vida. Pode reparar bem, caro internauta que vez por outra dá uma espiada neste blog. Acho que não estou exagerando coisíssima nenhuma ao afirmar isso aí. As ruas de hoje em dia nos bairros novos estão mais estreitas, o que é visível a olho nu mesmo. Não é preciso um trena para medir e verificar que o espaço está encolhendo demais.

A foto acima mostra uma rua do Setor Cristo Redentor, onde há construções amplas e muito bacanas, mas as ruas são estreitíssimas. Fico pensando na dificuldade que deve ser para um caminhoneiro fazer a entrega de móveis naquelas casas e principalmente no transporte de mudanças para aquela localidade. Afinal, como manobrar um caminhão num espaço exíguo como as ruas que a gente vê nos bairros residenciais da atualidade.

Sabe que até mesmo estacionar um possante qualquer em diversos lugares da cidade é algo complicado. Se um veículo maior é estacionado em um local, convém que o próximo tenha muita atenção se tiver que estacionar porque, dependendo do ponto em que parar o seu carro, o fluxo do trânsito poderá ficar totalmente comprometido. Ah, claro, isso ocorre inclusive na parte, digamos, mais velha de Trindade. Só que, penso, nos bairros novos deveriam ter tomado mais cuidado com as dimensões das ruas, mas ninguém anda se preocupando com coisas assim não.

E isso virou uma praga, viu? Não se trata de esperteza única do pessoal que lança loteamentos em Trindade não. Pode prestação atenção nas demais cidades, que o ilustre internauta haverá de concordar comigo neste particular. Os caras diminuíram o tamanho dos lotes, estreitaram as ruas e isso certamente se reflete para mais na rentabilidade do empreendimento. Como não? Lotes menores em ruas mais estreitas, no conjunto, deve resultar na maior quantidade de terrenos a serem vendidos. E um dinheirinho a mais no bolso, melhor, na conta corrente dos empreendedores imobiliários, é sempre bem-vindo. Sobretudo para eles, evidentemente.

E Trindade está vivendo, digamos, um momento de muitas oportunidades imobiliárias. Há vários loteamentos pintando por aqui na “Terra Santa” e invariavelmente o padrão é o já comentado, lotes menores e ruas estreitas. Talvez não seja a melhor forma de se morar, mas todo mundo quer é ter o a sua casa própria, sair do aluguel, e não raras vezes as opções não são muitas. Se o mercado tem isso para oferecer e o poder público aprova a criação de lotes assim, ao consumidor sobra pouca coisa a fazer a não ser comprar o que está à venda. É isso aí!


Comentários