Políticos de Trindade criam dificuldades para falar com a imprensa

É importante falar à imprensa inclusive porque as pessoas têm direito à informação e os políticos, o dever de atuar com transparência



O jornal Tribuna do Planalto publicou, no dia 1 de abril deste ano, reportagem sobre as eleições em Trindade. Leia aqui. Gostei da matéria da repórter Daniela Martins, que apresentou os principais nomes dos envolvidos aí na batalha pelo cargo de prefeito da cidade, neste momento de pré-campanha, contemplando algumas das características dos políticos que podem chegar ao comando do poder Executivo trindadense, no pleito de 2 de outubro deste ano.

Mas meu interesse neste post é falar de outra coisa, as dificuldades que vários políticos locais criam no contato com a imprensa. A reportagem acima mencionada informa ter sido feito contato com a deputada federal Flávia Morais (PDT), pela assessoria da parlamentar que não respondeu às questões apresentadas, conforme acertado com a reportagem; já em relação ao ex-prefeito Ricardo Fortunato (PMDB), não houve retorno das ligações da redação do jornal.

Este blogueiro, por esses dias, tentou entrevistar o presidente da Câmara Municipal de Trindade, vereador Agnelson Alves (PV), mas ele até o momento não quis responder algumas perguntinhas simples e por escrito. Igualzinho aconteceu com o Tribuna do Planalto, encaminhei uma entrevista para a deputada federal Flávia Morais, por e-mail, ainda no final do ano passado, mas os assessores dela falavam em resposta e depois sumiram. Com o ex-prefeito Ricardo Fortunato, no ano passado consegui uma entrevista que está publicada neste blog, mas não é fácil conversar com ele que, parece, não ser muito dado a atender repórteres ao telefone.

Recentemente, outro político local que se esquivou de responder umas perguntas para este blogueiro foi o ex-vereador Alexandre Compleite (DEM). O ex-prefeito Valdivino Chaves (PSD) também costuma sair pela tangente quando tentamos fazer uma entrevista, dizendo ser preciso esperar uma outra oportunidade, sei lá. O próprio prefeito Jânio Darrot (PSDB) não facilita muito o trabalho para a imprensa quando pretende obter dele um esclarecimento. Por exemplo, Bobagem, político precisa falar, comunicar-se com a população, e por isso mesmo conceder entrevista é fundamental.

Dar entrevista faz parte da vida de qualquer pessoa pública, convém ressaltar. Quando a conversa é com alguém da imprensa a mensagem acaba chegando ao grande público e é isso aí o que realmente interessa. Ademais, políticos devem satisfações às pessoas que têm o direito de saber inclusive o que eles pensam a respeito deste ou daquele tema relevante para a sociedade. Isso tem a ver com transparência no exercício do poder, diga-se. E ser canal de comunicação dos líderes das instituições com a população é papel da imprensa. Ah, sim! Tentar pautar jornalista termina não sendo muito produtivo. Até porque, o pessoal sabe que “Notícia é o que alguém, em algum lugar, não quer publicada: todo o resto é propaganda”, segundo William Randolph Hearst. É isso aí!


Comentários