Porque “sim”?

Estou preparada para as consequências desta minha decisão



A crise que o Brasil atravessa exigiu, e com razão, um posicionamento firme e corajoso de nós parlamentares sobre o processo de impeachment. Foi, talvez, uma das decisões mais difíceis de minha vida. De um lado, posição fechada do meu partido, e do outro a população contrária ao governo.

Vi crescer em grande parte da população a vontade de tentar mudar os rumos do País. Nesse momento, já não tinha mais dúvida que votaria “sim”. No entanto, continuei em silêncio em respeito à posição irredutível do meu partido. Fui acusada e cobrada por não me manifestar. Mas, mantive o silêncio. Agora, o PDT está tomando a decisão de me expulsar, cassar meu mandato e ainda intervir nos municípios.

Reconheço a legitimidade do posicionamento do PDT que tem história, sobretudo, em defesa da legalidade que marcou a resistência ao golpe de 61 travada pelo eterno Leonel Brizola.

Nesse momento tão difícil busco força nas lembranças de Brizola. Pergunto-me, qual seria o voto dele? Não sei qual a resposta, mas quero me inspirar em sua frase: “Nossos caminhos são pacíficos, nossos métodos democráticos, mas se nos tentam impedir, só Deus sabe nossa obstinação”. Me inspirei nessas palavras quando votei “sim” pelo impeachment. Naquele momento, eu não tinha o direito de me acovardar, de ceder às pressões, de fugir do voto.

Estou preparada para as consequências desta minha decisão. Sei que vou desagradar alguns companheiros. A esses, eu peço desculpas. Ao PDT que repense e não rasgue a história da nossa sigla.

Votei pela governabilidade, pela esperança de ver nosso país voltar a crescer. Reconheço avanços importantes nos últimos anos. Mas, jamais poderia negar ao povo brasileiro e goiano o direito de ver tramitar esse processo no Congresso. Sei que nesse grande debate, não temos vencidos nem vencedores. Temos, sim, um País que precisa da união de todos para vencer as dificuldades.

Não faço desse posicionamento uma ferramenta de promoção, até porque entendo que, embora seja um momento histórico, é lamentável que tenhamos chegado até aqui. A política terá a partir de agora de passar por um profundo processo de assepsia para reconquistar a credibilidade, e promover a estabilidade econômica e social.

Com muito respeito, humildade e ciência da responsabilidade a mim confiada, quero agradecer a todos que se viram preocupados com o futuro do País. A participação dos goianos foi muito importante para a nossa decisão. Não sabemos o que o futuro nos reserva, sabemos que apenas não nos faltará coragem para continuar lutando em defesa do povo brasileiro, do povo goiano.


Flávia Morais, deputada federal PDT. Artigo extraído
da edição desta terça-feira (19) do jornal O Popular.


Comentários