Daniel Vilela quer que reforma política avance no Congresso

Parlamentar goiano diz que as regras atuais não impediram Caixa 2 nas campanhas eleitoras





Na edição deste Domingo (30) do jornal O Popular, mais especificamente na coluna Giro, sob os cuidados do repórter Jarbas Rodrigues Jr, fizeram uma pergunta ao Daniel Vilela (PMDB), deputado federal e presidente regional da legenda em Goiás. Veja a seguir em azul:

O financiamento privado de campanha pode voltar com a nova reforma política?
Daniel Vilela – Embora as regras eleitorais que vigoraram neste ano ainda não conseguiram inibir o uso de caixa 2 nas campanhas, as doações de empresas devem continuar proibidas. O que deve ser avançado agora no Congresso com a nova reforma política é a implantação do financiamento público de campanha e o fim das coligações proporcionais (para deputados e vereadores).

Comentário

Depois de tudo que a Operação Lava Jato descortinou para nós todos, fica difícil manter essa argumentação sobre a necessidade de se adotar o financiamento público de campanha eleitoral no Brasil, pois financiamento privado é a modalidade que falta ser utilizada por aqui. As maiores empresas doadoras aos políticos, as empreiteiras, faziam repasses de grana cuja origem era pública mesmo. Ou não? E havendo caixa 2 em campanhas é preciso denunciar isso aos órgãos competentes.


Comentários