Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia

Oficina de trabalho em Trindade no quinta-feira discutirá a mobilidade urbana


Celene Monteiro, Sandra Gonçalves, Claud Wagner Gonçalves, Sérgio Pinheiro,
Persiliana Borges e Pedro Célio: Sensibilizar a comunidade a participar de oficina.


Professores Celene Cunha Monteiro Antunes Barreto, geógrafa, e Pedro Célio Alves Borges, sociólogo, ambos do corpo docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), fazem parte de um grupo de 30 profissionais de diversas disciplinas que foi contratado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), para elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia.

O objetivo é estabelecer um plano geral com as diretrizes para a elaboração de planos diretores dos 20 municípios integrantes da Região Metropolitana de Goiânia. Devem ser realizados encontros, oficinas, locais oportunizando a participação das respectivas comunidades, a fim de que se manifestem a respeito dos seus anseios, externando aquilo que desejam ter inscrito no documento final que deverá ser produzido em conjunto para posterior análise e votação final pela Assembleia Legislativa de Goiás. Este plano deve ficar pronto até o final deste ano.

Tome nota aí, internauta preocupado com o futuro da “Velha Trindade da Fé e do Amor”. Na quinta-feira (9), a partir das 8h, no restaurante do Hotel Liguori, na Avenida Raimundo de Aquino, ao lado do Portal da Fé, será realizada a oficina em Trindade. O tema a ser trabalhado é “Mobilidade na diversidade: os desafios da Região Metropolitana de Goiânia”. Veja a programação em cartaz abaixo.

Na manhã deste sábado (4), este blogueiro participou de uma reunião com os professores Celene Monteiro e Pedro Célio, juntamente com Sérgio Pinheiro (Prefeitura de Trindade), Claud Wagner Gonçalves Dias (procurador federal), Sandra Gonçalves Dias (secretária do Foro de Trindade) e Persiliana Borges. Na pauta a necessária sensibilização dos trindadenses quanto à importância de se conseguir o maior número possível de participantes na oficina referenciada acima.

Dentre os diversas temas que certamente acabarão entrando nos debates, a mobilidade urbana é algo absolutamente importante, mas que tem sido negligenciado em Trindade. Basta notar a questão das calçadas sempre ocupadas por comerciantes ou construídas com degraus, pavimentadas com pisos inadequados, verdadeiras arapucas para os incautos pedestres que, muitas vezes, ficam sem condições de caminhar por aqueles locais.

Ah, sim! Quanto à mobilidade, vale a pena destacar o seguinte. Quem decidiu pela instalação da unidade do Vapt-Vupt em Trindade naquele prédio, na Rua Moisés Batista, em frente da Prefeitura Municipal, com elevador pequeno e escadas de contrato (alternativa quando falta energia elétrica) pensou nesse bicho chamado mobilidade? Teria maginado que existem pessoas com dificuldades para se locomover? Sei não, penso que ninguém pensou em algo do tipo.

Mas, retomando o fio da meada com a finalidade de acabar essa notinha que está ficando grande demais da conta, eis o registro em forma de convite. “Trindadenses, uní-vos!” É hora de participar de um momento importante que poderá disciplinar o crescimento, desenvolvimento, urbano da “Capital da Fé” e dos demais municípios também. Novamente, fique de olho na agenda e esteja na quinta-feira (9), às 8h, no Hotel Liguori. É isso aí!







Comentários