A importância do esporte para o desenvolvimento infantil

A psicóloga Lais Yuri, do Instituto Tênis, destaca os benefícios que a prática esportiva proporciona para a carreira e a vida futura dos jovens atletas


Ilustração (Instituto Tênis)



A ideia de que a prática esportiva é boa para a saúde e essencial para o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes, já está mais do que consolidada em nossa sociedade. No entanto, os ganhos para quem se dedica ao esporte não se restringem apenas ao corpo, mas também se aplicam à mente.

Segundo Lais Yuri, psicóloga do Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do tênis nacional, o contato, desde cedo, com os valores incutidos na prática esportiva é fundamental para o processo de construção do caráter já na infância. “O esporte ajuda em vários aspectos da vida, como estipular e alcançar objetivos, enfrentar e superar adversidades, ter foco, entre outras capacidades”, explica.

Realizando uma atividade esportiva com constância, o indivíduo tem a oportunidade de trabalhar a tríade: performance, carreira e vida pessoal. Muitos dos profissionais bem-sucedidos no Brasil e no mundo tiveram essa bagagem quando crianças. Não se trata apenas de condicionamento físico e da manutenção da saúde, e sim do desenvolvimento de habilidades, como resiliência, concentração, disciplina e senso de competitividade ética”, afirma a psicóloga.

No Instituto Tênis, Lais acompanha treinos e torneios de 40 jovens atletas de alto rendimento, realizando, ainda, atendimentos individuais e em grupos. “A frequência e o tipo de acompanhamento é definido de acordo com o momento da temporada ou a temática que será abordada com os tenistas. Em algumas situações, a presença de todos será mais efetiva. Em outras, é preciso conversar individualmente”, explica.

Na pré-temporada, por exemplo, a frequência das sessões é intensificada. “Com uma mente bem trabalhada, os jovens conseguem se dedicar mais aos treinos, o que, consequentemente, se reverterá em resultados melhores nas competições. Da mesma forma, estarão mais preparados para lidar com as situações estressantes que ocorrem não somente nas quadras, mas em suas vidas”, complementa.

Antes de formar um atleta profissional, o foco do Instituto Tênis é entregar pessoas melhores à sociedade. “Embora estejamos em busca do próximo tenista número 1 do mundo, sabemos que os jovens aqui treinados terão condições de se destacar em diversas frentes, não somente na esportiva”, conclui a psicóloga.

Fundado em 2002, o Instituto Tênis é uma instituição sem fins lucrativos que apóia o desenvolvimento do tênis nacional. Reconhecido como centro de treinamento referência de atletas de alto rendimento, executa um planejamento diferenciado, com o objetivo de formar tenistas capazes de alcançar o posto de número 1 do mundo.


Comentários