Iraci Borges, uma vida agora em livro e documentário


Noite de parabéns para a educadora de gerações de trindadenses e entrega de livro e DVD sobre a vida e obra de Iraci Borges



"Eu acredito que minha vinda para Trindade foi um chamamento do Divino Pai Eterno": Iraci Borges, do alto de sua lucidez invejável aos 94 anos de vida ativa e produtiva, frase pinçada do documentário (DVD) encartado no livro “Relatos de uma história de Fé, Amor e Educação”.



Neste Sábado (21), por volta das 21h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Trindade, aconteceu agradável encontro de familiares, amigos e admiradores da educadora Iraci Borges, ipamerina radicada em Trindade, lá se vão quase 68 anos. O motivo da reunião foi cantar o tradicionalíssimo "parabéns pra você" para a ilustre mestra de incontáveis gerações que receberam as primeiras lições, dentre outros estabelecimentos de ensino trindadenses, no Educandário Santa Terezinha, um dos vários empreendimentos educacionais na vida da professora Iraci, que acaba de completar 94 anos, no último dia 16 deste mês. E uma vida muito bem vivida, obrigado. Na oportunidade, foram entregues os exemplares do livro escrito por Silvana Fonseca Lucas, "Iraci Borges, Relatos de uma história de FÉ, AMOR E EDUCAÇÃO", impresso pela Editora KELPS. A obra faz parte dos trabalhos do Projeto: Memórias Cidadãs - Renomes de Trindade.

No livro organizado em seis capítulos, Silvana Fonseca conta os principais pontos da história de vida de Iraci Borges, passando pela vida em família, sua vinda para Trindade e a dedicação ao seu sacerdócio, a educação. A autora aborda a religiosidade da personagem central da obra e os amigos colecionados, trata também da militância política de Iraci Borges, primeira vereadora do município, destaca uma das mais importantes empreitadas da professora Iraci, a dedicação à Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes (Atleca), a partir de sua posse na cadeira 17, em 16 de junho de 1996. O livro contempla ainda 93 anos de fé, educação e trabalho solidário da educadora. E, finalizando, a escritora oferece aos leitores um anexo com retrospectiva e galeria de fotos da perfilada, digamos assim. Junto com o livro segue ainda um documentário em DVD, portanto, trata-se de um material muito interessante, livro em capa dura, sobre uma das personalidades mais importantes de Trindade.


Comentários