No Dia do Repórter destacamos Afonso Lopes


A bordo de uma carreira de mais de 42 anos, o “velho repórter” conta que “nada mais me atraiu, só o jornalismo”

Afonso Lopes, mais de 42 anos de jornalismo em Goiás. (Foto: Reprodução)




Porque hoje, Sábado (16), é Dia do Repórter, queremos cumprimentar de uma forma muito especial a todos estes profissionais que se dedicam a descobrir e apurar as notícias e repassar diariamente as informações aos leitores, com fidelidade aos fatos. Eis aí um ofício considerado como um dos pilares das democracias, inclusive a brasileira. Afinal, “conhecimento é poder”. Nestes tempos de profundas mudanças na forma de se comunicar e dar a notícia, proporcionada pela internet e redes sociais, o exercício desta nobre profissão garante informação e conhecimento sobre a realidade na qual se vive.

Então, para cumprimentar os repórteres por este dia, resolvemos destacar um dos grandes craques da área. Um repórter que admiramos muito por sua carreira na imprensa goiana, que trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação de Goiás.

Senhoras e senhores, em tela Afonso Lopes. O termo workaholic se aplica a este personagem que, num dado período da carreira, chegou a trabalhar simultaneamente em, pasmem, cinco empresas de comunicação diferentes. Se teve o passe assim tão disputado, claro, estamos diante de um grande profissional. Como diria o Faustão, “Ô louco, meu!”

Ah, sim! Sabe aquele profissional multimídia? Então, Afonso Lopes foi e permanece desse jeito. Fez uma bela carreira em jornais impressos, rádios, televisão e agora na internet. “Aposentado, sim, mas jornalista como sempre”, Afonso Lopes nos contou num saboroso artigo de sua lavra e em seu blog (afonsolopes.com), num post de 22/06/2018, que se aposentou, no ano passado, depois de 42 anos dando expedientes em redações da imprensa goiana. Assim mesmo no plural.

Hoje o ritmo de trabalho é bem mais devagar, porém jornalista não para nunca. É o próprio Afonso Lopes que pergunta e já responde: “como deixar de ser jornalista depois de 42 anos? Não tem jeito”. E daí a gente diz em cima do lance ainda bem, porque as análises políticas deste experimentado jornalista nos ajudam demais da conta a entender o jogo político, sobretudo em Goiás. Numa palavra e sem exagero algum, trata-se de leitura essencial para se formar opinião a respeito da política goiana.

Afonso nos atendeu e contou um pouco de sua história, respondendo a algumas perguntas apresentadas a ele. Diante da narrativa que recebemos preferimos mostrar o texto como veio. É melhor assim. Por exemplo, revelou o “velho repórter” que seu “primeiro texto publicado foi um poema, no jornal do colégio, aos 12 anos. Aos 16, entrei em um jornal, em Frutal, no Triângulo Mineiro. Um ano e pouco depois, em Anápolis (GO), trabalhei em outros três jornais; dois semanários e um diário. Foi nessa época que cheguei ao rádio, mas apenas como redator local. Levantava os assuntos e redigia. Não narrava nada. Mais três anos e consegui ser aprovado numa seleção de pessoal como redator na Rádio Anhanguera (Grupo Jaime Câmara), aqui em Goiânia. E ainda não falava coisa alguma. Apenas redigia os boletins de hora em hora no meu horário e o noticiário nacional e internacional do Jornal Anhanguera (da rádio). Foi nessa época que comecei a narrar alguns textos. Depois, dividi bancada com um colega na apresentação de um programa da rádio Anhanguera. Em 1986, deixei o Grupo Jaime Câmara e fui contratado para ser um dos âncoras do lendário Goiânia Urgente (TV Goyá), hoje Record Goiânia. Tive passagens também como editor no Diário da Manhã, repórter político no Jornal da Segunda (hoje Tribuna do Planalto) e, muito especialmente, no Jornal Opção. Jornal, rádio e TVs, com muitas idas e vindas em 43 anos de pés nas redações. Não sei, sinceramente, responder o que me atraiu. Se tivesse que arriscar uma resposta cravada diria que nada mais me atraiu, só o jornalismo”.

A propósito dos profissionais da área que serviram como referência ao longo da carreira, Afonso Lopes nos disse: “Nem sei enumerar todos. Cometeria enormes injustiças. Tive o privilégio de aprender com alguns dos melhores jornalistas e comunicadores. Além disso, a lista seria enorme, com toda a certeza”.

Como um experimentado profissional da imprensa enxerga hoje o atual momento para o exercício da profissão de repórter? Afonso Lopes nos apresentou um panorama interessante. “A comunicação de, uma forma geral, está mudando muito. As redes sociais tiveram um papel importante num processo iniciado um pouco antes. Quanto aos novos profissionais, tem gente de talento extraordinário, mas talvez, e posso estar cometendo uma terrível injustiça - que somente ouso cometer sem citar nomes - alguns se comportem mais como estrelas do show business, loucos por holofotes. Se preocupam mais com o penteado do que com o conteúdo. Felizmente, não passa de meia dúzia. A maioria dos novatos vai muito longe, acredito”.

Quisemos saber do repórter e analista político, segundo o qual não é lá muito bom nessas coisas de tecnologia, qual seria a sua dica aos jovens que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho na profissão de jornalista, repórter. Tomem nota: “Aprenda sempre, aprenda sempre o máximo que puder, e jamais imagine que você está finalmente pronto. Acredite: você jamais estará”.

Futuros profissionais
Conversamos também com duas jovens estudantes de jornalismo, Bárbara Carvalho e Sabrina Moura, ambas do sétimo período, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a respeito dos motivos que as levaram a escolher curso e futura profissão, as expectativas quanto à carreira, as referências ou exemplos nos quais miram enquanto vão estudando e se preparando para buscar daqui a pouco um “lugar ao sol”, lembrando que “tem a sombra quem merece”. Veja a seguir.

Bárbara Carvalho e Sabrina Moura, estudantes de jornalismo. (Fotos: Divulgação)


Bárbara Carvalho
Sempre fui apaixonada pelos direitos humanos e acho essencial as pessoas terem acesso aos seus direitos como cidadãos. Vejo que o Jornalismo atende totalmente a isso. A comunicação social que o jornalismo promove ajuda várias pessoas a terem noção do que acontece desde a política, até a economia e os acontecimentos factuais da sociedade em que vivemos. Ao longo dos períodos, fui me apaixonando e vendo como somos essenciais para a sociedade em si”.

Quisemos saber da estudante sobre algum profissional da área que lhe sirva de inspiração enquanto se prepara para entrar no mercado de trabalho na profissão? “Um repórter não, mas vejo vários como inspiração. Um exemplo do nosso estado é o Honório Jacometo”.

E quanto às expectativas em relação à profissão? “Acho que vai ser uma experiência enriquecedora. Trabalhar externamente e ter um convívio com a população, vai ser bom para que eu possa ver como é o dia a dia das pessoas, seus problemas diários”.

Sabrina Moura
Gosto de estar bem informada e de ouvir histórias. A profissão nos proporciona aprendizados diários, se o jornalista precisa falar de algum assunto que não é do seu conhecimento, ele pesquisa, se aprofunda e conversa com profissionais da área, gerando um bom conteúdo para o público”.

Sobre o profissional que lhe inspira, “inspiro-me no texto do jornalista Pedro Vedova, que tem muita sensibilidade e clareza nos seus textos”.

E a respeito das expectativas quanto à profissão, Sabrina Moura nos diz que pretende “estar sempre apta a transmitir de maneira clara e ética informação de qualidade e histórias inspiradoras”.


Comentários

Afonso Lopes disse…
Como agradecer tamanha gentileza, Sérgio? Certamente, nada do que eu disser será suficiente. Por isso, sintetizo todo esse sentimento com um muito obrigado, meu amigo.