Pe. João Otávio assume a Igreja do Padre Pelágio em Trindade


O líder católico é também o novo reitor do Seminário Redentorista Pe. Pelágio

Pe. João Otávio, reitor do Seminário Pe. Pelágio, em Trindade.


A Igreja do Santíssimo Redentor ou Igreja do Padre Pelágio, como é mais conhecida, encontra-se, desde o mês passado, sob os cuidados do Padre João Otávio Martins, que esteve trabalhando no Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igreja Matriz de Campias, em Goiânia, nos últimos anos. Líder católico ordenado em 1987, Padre João Otávio tornou-se também reitor do Seminário Redentorista Pe. Pelágio, entidade responsável pela formação de futuros padres da Congregação do Santíssimo Redentor.

A rotina diária do sacerdote contempla várias atividades, pois no Seminário os trabalhos se iniciam por volta das 5h30, com orações e estudos, aulas para os estudantes do curso propedêutico que oportuniza aos participantes conhecer mais da vida religiosa, aprender a viver e trabalhar em comunidade, além de obter conhecimentos sobre a atuação da pastoral junto do povo, bem como ajudar nas ações de catequese.

Padre João Otávio graduou-se em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), além de Filosofia e Teologia, com pós-graduação em Filosofia e mestrado em Ciências da Religião, na hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), tem uma vida voltada para a formação de novos padres e defende a importância de estar sempre buscando novos conhecimentos. “A gente precisa continuar estudando, continuar lendo, porque o mundo mudou e o conhecimento é muito importante. Hoje você não dá conta de abarcar o conhecimento porque ele é mais complexo, tem uma diversidade muito grande, mas é preciso, no mínimo, estar a par da realidade daquilo que está acontecendo, para a gente assumir uma missão tão grande como esta da Igreja nesse mundo tão diversificado”, analisa o reitor.

Padre João Otávio comenta que a Igreja do Santíssimo Redentor tem por finalidade receber os restos mortais dos Redentoristas e tem uma característica muito forte em nossa Congregação, de acolher os grupos que vão, por exemplo, fazer votos, votos temporários, quando terminam os estudos, votos perpétuos e daí por diante. É uma igreja que congrega também os romeiros e, por ser dedicada ao venerável Padre Pelágio, é uma igreja que congrega aqueles que admiram o Padre Pelágio, rezam também pela sua beatificação e canonização”.

O que os fiéis devem perceber nas celebrações dirigidas pelo novo padre na Igreja do Santíssimo Redentor? Bem, Padre João Otávio revela que a “nossa linha redentorista é uma linha aberta e sem clericalismo. Tanto é que a educação dos jovens, os futuros redentoristas, é nesta linha da santidade, da humildade”. Um dos objetivos é ter um novo horário de Missa, às 19h dos domingos, e estabelecer um calendário de atividades para se cumprir ao longo do ano, intensificando a presença junto à comunidade, tanto na Igreja como nas três Capelas que estarão sob os cuidados de Padre João Otávio que receberá, em breve, a ajuda do frater Auro, que deverá ser ordenado no final deste ano, mas ainda neste mês de fevereiro fará os votos perpétuos.

Veja a seguir as principais informações a respeito dos locais, datas, horários das celebrações e, claro, agende-se e participe você também. Afinal de contas, “A messe é abundante, mas os operários, pouco numerosos; pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe”. (Mateus 9, 35-38)


Igreja do Santíssimo Redentor (Igreja do Pe. Pelágio)*
Praça do Cruzeiro, Setor Ana Rosa, Trindade – Goiás, Fone 62 35058539

Horário de Missas e Eventos

Domingo
Missas às 9h e às 19h
Terço da Misericórdia, às 15h

Segunda-feira
Missa, às 19h30 (Novena pela Beatificação do Padre Pelágio)

Sexta-feira
Terço da Misericórdia, às 15h

Sábado
Missa, às 9h
Terço da Misericórdia, às 15h

Capela de Nossa Senhora de Fátima
Rua M-06 esquina com a Rua M-19, Residencial Monte Cristo, Trindade – Goiás

Domingo
Missa, às 7h

Quinta-feira
Terço dos Homens, às 19h30

Capela de Santo Afonso
As celebrações são realizadas nas casas dos moradores da comunidade e no terceiro sábado de cada mês, a celebração acontece na Vila Vida, no Setor Cristina II, Trindade – Goiás

Sábado
Missa, às 19h30

Capela do Sagrado Coração de Jesus
Rua 4, Bairro Santuário, Trindade – Goiás

Quinta-feira
Missa, às 19h30


(*) Com participação de Carly dos Anjos

Comentários

Carly Ferreira disse…
Excelente texto meu nobre amigo Sérgio Vieira, trazendo sempre informações importantes sobre a nossa querida Trindade. A nota publicada em seu blog veio a calhar, principalmente agora que estamos vivendo o “Ano Devocional ao Venerável Padre Pelágio Sauter” (23/11/2018 a 23/11/2019). Um fato importante a se destacar, é que o Padre João Otávio ao mencionar uma “linha redentorista aberta e sem clericalismo” faz analogia ao estatuto da Congregação que explica: “a Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso, é um instituto religioso de diversos ritos, missionário, clerical, de direito pontifício isento, cuja finalidade é: continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador”. Ainda, vale ressaltar que está sob os cuidados do Padre João Otávio a Comunidade de Santa Rita de Cássia, que abrange os moradores dos Setores Maria Eduarda e São Sebastiao, que inicialmente terão terços rezados nas casas dos moradores todas as segundas-feiras, as 19:30.