Entrevista: Muriel Fernandes, técnico da equipe Sub-20 do Trindade Atlético Clube


Estamos “bem preparados para entregarmos o nosso melhor e, entregando o nosso melhor, eu acredito que a gente vai conseguir chegar longe”

Muriel Fernandes (31), treinador da equipe Sub-20 do Trindade. (Foto: Divulgação)

Muriel Fernandes (31) é goianiense de nascimento, ex-jogador profissional de futebol, com formação na área de Educação Física e à espera de cumprir o tempo mínimo na profissão (sete anos, por se tratar de ex-atleta de futebol) para fazer o curso de técnico na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e desde a segunda quinzena de julho do ano passado, está à frente do comando técnico da Equipe Sub-20 do Trindade Atlético Clube (Tacão). O jovem treinador estará, pela quarta vez (a primeira no posto de técnico), participando da Copa São Paulo de Futebol Júnior ou Copinha, o maior e mais tradicional campeonato em terras brasileiras das categorias de base da modalidade, a maior vitrine dos jovens craques para o mercado interno e externo também. Fazer uma boa apresentação costuma garantir um bom início de carreira tanto para os jogadores como para os treinadores. Na edição do ano passado, o Trindade foi longe na competição, chegando à terceira fase, sendo o time goiano que fez então a melhor campanha. Agora, o desafio do treinador que já passou por grandes equipes goianas (Goiás e Vila Nova) e repetir a bela participação na Copinha, cuja estreia do Trindade será nesta sexta-feira (3), às 17h, na Arena Barueri, em Barueri (SP), contra o Cruzeiro de Belo Horizonte. A partida terá transmissão ao vivo pela Rádio Trindade FM (87,9), com a equipe “Alto Astral”, na narração de Daniel de Paula, comentários de Alair de Paulo e Osvaldo G abriel, e reportagem de Roberto Moreno. O SporTV também transmitirá o jogo. Antes de embarcar para Barueri, a sede do Grupo 27, formado por Trindade, Cruzeiro, Sergipe e Oeste, conversamos com Muriel Fernandes e publicamos a seguir os principais trechos da entrevista. Boa leitura!

Blog - Você é de uma família de desportistas ou é a “ovelha negra”?
Muriel Fernandes - Meu pai de sangue, já falecido, foi atleta de futebol, também era canhoto, era bem parecido comigo. O nome dele era Rui, e ele jogou no Atlético e em outras equipes que eu não me lembro assim e eu nem tenho essa informação.

Blog - Você fez curso de técnico de futebol, se sim, onde e quando?
Muriel Fernandes - Eu fiz o curso de Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC-GO). Eu terminei em 2014 e, depois, em entre 2014 e 2016, eu fiz um pós-graduação em Futebol, lá em Viçosa (MG), na Universidade Federal, e ainda faltam seis meses para eu poder fazer o curso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pelo tempo que eu preciso de ter como treinador.

Blog - Tem algum técnico de lhe serviu ou serve de inspiração?
Muriel Fernandes - Tem dois treinadores com os quais eu me identifico muito. O primeiro, é o Fernando Diniz, que eu tenho até amizade, fiz estágio com ele. O segundo, é o Jorge Sampaoli, que eu também acompanho há um bom tempo.

Blog - Onde foi o início de sua carreira de técnico?
Muriel Fernandes - Meu início de carreira foi num projeto social que eu montei aqui em Goiânia (GO), com ajuda de várias pessoas. Então foi uma vivência muito interessante. Na época, eu estudava e tinha parado de jogar futebol profissional. Eu iniciei ali, meio que sozinho mesmo, e fui fazendo muitos experimentos e depois dei sequência no Futebol Arte, Goiás, Vila Nova, o 15 de Novembro de Jaú e agora, hoje, no Trindade.

Blog - Você já dirigiu outra ou outras equipes na Copinha
Muriel Fernandes - Está será minha terceira Copa São Paulo, mas como treinador é a primeira. Nas outras duas, eu era auxiliar técnico pelo Goiás Esporte Clube (GEC).

Blog - Onde você estava trabalhando ao ser convidado para dirigir o Sub-20 do Trindade?
Muriel Fernandes - Eu estava trabalhando no 15 de Novembro de Jaú, onde eu era treinador do Sub-20 e auxiliar técnico do profissional e, de lá, eu recebi esse convite.

Blog - Qual a importância para um técnico disputar um torneio igual à Copa São Paulo?
Muriel Fernandes - Para um treinador é uma competição muito importante, pois se trata do campeonato mais visto no Brasil, em relação a categoria de base. É onde, se você faz um bom trabalho, tem um destaque muito grande e são experiências muito boas. Você enfrenta também outros treinadores muito bons e equipes fortes, o que nos ajuda a crescer como profissional também e experiência de vida também muito interessante, com certeza agrega muito pra quem é treinador.

Blog - Como você avalia hoje as condições do Trindade para a Copinha?
Muriel Fernandes - As condições do Trindade são muito boas, em relação a estrutura, em relação ao trabalho que estamos desenvolvendo, o apoio que nós temos, os atletas, a comissão, a gestão. Então nós estamos muito bem preparados pra fazermos um grande Copa São Paulo e sabemos das dificuldades que teremos no Grupo, durante a Copa inteira, pelos adversários fortes, mas a gente está muito bem preparado para entregarmos o nosso melhor e, entregando o nosso melhor, eu acredito que a gente vai conseguir chegar longe.

Blog - Você acha que sentirá aquele friozinho na barriga antes do início da estreia do Trindade contra o Cruzeiro (MG), na sexta-feira?
Muriel Fernandes - Esse frio na barriga, essa ansiedade, acredito que todos que trabalham com futebol têm, mas tudo dentro de uma normalidade, de uma naturalidade, que é o futebol. Essa ansiedade nos ajuda a nos preparar melhor, a nos dedicar ao máximo para ter menos surpresas possíveis, e essa emoção que todos sentem é o que faz o futebol continuar sendo um esporte tão apaixonante. Então a ansiedade maior é dos atletas, é da torcida. Nós temos que, nós treinadores, nós que trabalhamos aí na comissão técnica, nós temos que ter um pouco mais de frieza, um pouco mais de concentração e tranquilidade para tomarmos as melhores decisões e também ajudar os atletas nesse controle da ansiedade.


Comentários