Igreja cancela Romaria 2020 em Trindade

Aumento do número de casos de coronavírus em Goiás e no Brasil determinou o cancelamento





O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno divulgou no início da tarde desta quarta-feira (27) o cancelamento da Romaria 2020, cuja tema seria “Pai Eterno, protegei-nos e curai-nos”. Anteriormente havia sido informado que a Festa de Trindade seria realizada na data tradicional, que neste ano seria de 26 de junho a 5 de julho, somente pelos meios de comunicação e sem a presença dos fiéis nas celebrações, porém o forte aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Goiás e no país inteiro, inclusive com a ocorrência de óbitos, determinação a adoção dessa postura pelo cancelamento do evento que completaria 180 anos, desde o achamento do medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora pelo casal de agricultores Ana Rosa e Constantino Xavier. Veja a seguir a íntegra da nota emitida pela Basílica do Divino Pai Eterno.


Nota de Cancelamento

Romaria 2020

Comunicamos o cancelamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2020, que este ano, teria como tema: Pai Eterno, protegei-nos e curai-nos. Após o anúncio de que a Festa de Trindade seria realizada em sua data tradicional, porém, somente pelos meios de comunicação e sem a presença de fiéis nas celebrações (sine populo), nos surpreendemos com as recentes estatísticas do avanço no número de casos da Covid-19 em nosso País e constatamos dois pontos importantes:

1. As projeções anteriores eram mais positivas, com a possibilidade de achatamento da curva no mês de junho, conforme anunciado amplamente. Por esse motivo, naquele momento, entendemos que seria possível realizar a Romaria e, por prudência, no formato virtual somente. No entanto, a realidade atual nos mostra um cenário contrário ao que estava sendo previsto, já que o número de casos e também de mortes pelo novo coronavírus tem aumentado consideravelmente dia após dia.

2. Mesmo com o anúncio de que, com a realização da Romaria somente pelos meios de comunicação, e que as celebrações não seriam abertas para a participação dos fiéis presencialmente, tivemos o conhecimento de que romeiros, de vários lugares do País, continuam se preparando para fazer a peregrinação até Trindade. Essa atitude, apesar de entendermos que é movida pela fé, no cenário atual, colocaria em risco, não somente a vida desses romeiros, como também de toda a população trindadense.

Em sequência a essas constatações, recebemos do Ministério Público do Estado de Goiás a Recomendação Nº 16/2020, feita pelo Promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Trindade, Sr. Dr. Francisco Bandeira de Carvalho Melo, pelo cancelamento da Romaria 2020, considerando vários pontos, dentre eles o fato de que “a realização da tradicional Romaria e Festa do Divino Pai Eterno, segundo maior evento religioso do País, em que pese a intenção de promovê-la somente pelos meios de comunicação e sem a presença física dos romeiros nas celebrações religiosas (missas), causará, inevitavelmente, enorme aglomeração de pessoas e há possibilidade de desobediência individual das recomendações, colocando em risco a saúde pública”.

Nesse sentido, mesmo com todos os cuidados planejados que seriam tomados pelos organizadores da Romaria e pelos órgãos competentes do Município de Trindade e do Estado de Goiás, concluímos que seria um grande risco aos romeiros e à população de modo geral.

Vivemos tempos difíceis e de grande instabilidade em todos os setores da sociedade. Tal decisão final é fruto da preocupação deste Santuário Basílica, da Arquidiocese de Goiânia e também dos poderes públicos, com o bem comum, responsabilidade social e preservação da vida, segurança e saúde de todos, bens inalienáveis dos quais nunca abriremos mão.

Pedimos a todos que continuem se unindo a nós em oração, pelos meios de comunicação - TV Pai Eterno, RedeVida, rádios e internet - para que, juntos, possamos rogar ao Pai Eterno a proteção de todas as nações, além da libertação e cura de todos os afetados pelo novo coronavírus. Sob a intercessão de nossa Mãe, Maria Santíssima, bênçãos e graças sejam derramadas sobre todos os devotos do Divino Pai Eterno!


Trindade (GO), 27 de maio de 2020.

Assessoria de Imprensa
Santuário Basílica do Divino Pai Eterno



Comentários