Sintego divulga nota criticando prefeito de Trindade


A entidade responsabiliza o prefeito Jânio Darrot “pela grande probabilidade de contaminação dos trabalhadores da Educação”

Trecho da Carta: A íntegra segue logo abaixo.



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Goiás, Regional Trindade, divulgou ontem à tarde, uma nota dura criticando o prefeito Jânio Darrot (PSDB), que “determinou o retorno dos trabalhadores da Educação (professores e administrativos) para as unidades escolares”, na quinta-feira, dia 23. Num trecho do documento, a entidade aponta responsabilidade do prefeito pela decisão. “Considerando que o novo coronavírus se expande continuamente no Brasil, sendo o nosso País o quarto colocado em contaminação no mundo, vimos a público denunciar e responsabilizar o Prefeito de Trindade pela grande probabilidade de contaminação dos trabalhadores da Educação e suas famílias”. A assessoria do prefeito não se manifestou sobre a nota até o momento do fechamento dessa publicação. Veja a seguir, e em azul, a íntegra da nota.

Carta aberta à população de Trindade

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO), vem a público informar e denunciar a atitude do Prefeito Municipal de Trindade que, pelo Decreto-Lei nº 117/2020, determinou o retorno dos trabalhadores da Educação (Professores e Administrativos) para as unidades escolares.

Tal medida descumpre as determinações do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, do Conselho Estadual de Educação (Nota Técnica 2/2020) e o Conselho Municipal de Trindade (Res: 05 de 03, de 2020), bem como da Câmara Municipal de Trindade (Requerimento NR 147/2020), que estabelecem a suspensão das atividades nos locais de trabalho.

A decisão do Prefeito não se justifica, uma vez que os professores estão trabalhando em suas casas, com seus recursos e equipamentos próprios (celulares, computadores, internet), cumprindo as determinações dos órgãos competentes sobre a pandemia da COVID-19.

Importante ressaltar que, no Município de Trindade, temos professores de dez municípios diferentes, incluindo Goiânia, onde o crescimento da contaminação é crescente.

Considerando que o novo coronavírus se expande continuamente no Brasil, sendo o nosso País o quarto colocado em contaminação no MUNDO, vimos a público DENUNCIAR E RESPONSABILIZAR o Prefeito de Trindade pela grande probabilidade de contaminação dos trabalhadores da Educação (Professores e Administrativos) e suas famílias.

Lamentamos que o Prefeito de Trindade seja o único no Estado de Goiás a decretar o retorno desses trabalhadores às unidades escolares e consideramos ainda esta medida uma grave ameaça à comunidade escolar e à população em geral, tendo em vista que este é um vírus que mata e não tem remédio nem vacina.


Comentários