O cliente mandou mensagem esculachando geral. E agora?

Entenda como você deve agir em tempos de atendimentos por redes sociais e aplicativos de mensagens

Inã Zoé, estrategista de marcas. (Foto: Divulgação)



Com praticamente todo mundo resolvendo a vida por meio da internet, alguns problemas com certeza iriam surgir. No entanto, um dos que mais tem afetado empreendedores e empresários é o relacionamento com o cliente por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens.

Com total despreparo, ou algo perto disso, para atender a demanda de pedidos por meios digitais, quem está na linha de frente das vendas de produtos e serviços tem se envolvido, não raras vezes, em discussões, bate-bocas e recebido muitas reclamações de clientes.

O problema é que em tempos de Facebook, Instagram e WhatsApp, as notícias ruins se espalham como um vírus. Não é atoa que usam a expressão “viralizar” para caracterizar conteúdos que alcançam um grande número de usuários na rede. Os problemas de comunicação não são novidade, eles sempre existiram na humanidade, mas agora é preciso ter ainda mais atenção para gerir as crises de relacionamento.

O primeiro ponto é aceitar que o cliente tem sim o poder de fazer muito barulho caso não seja atendido como espera, e você não quer pagar pra ver, não é verdade? Em segundo lugar, esteja sempre disposto a ouvir o que o cliente tem a dizer. Muitas vezes, em uma reclamação está escondida uma melhoria significativa para seu negócio.

E por último, não caia naquela de que você tem responsabilidade somente com o que diz, não com o que o outro entende. Na verdade, você é responsável de ponta a ponta, então se esforce para garantir que a comunicação seja clara para todos os envolvidos no processo. No mais, te desejo boa sorte e até a próxima!


Inã Zoé é estrategista de marcas pessoais e empresariais e colaborador deste blog


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