Prefeito de Trindade decreta que igrejas católicas fechem as portas

A determinação vale para 24 de junho a 5 de julho, período da Romaria Virtual do Divino Pai Eterno

Basílica de Trindade: Sem fieis e portas fechadas na Romaria.


Já vou logo dizendo que ninguém me pediu para que eu falasse ou escrevesse a respeito da decisão do prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), que determinou o fechamento das igrejas católicas no período da Romaria 2021, de 24 de junho a 5 de julho. Não houve passeata, carreata, muito menos ainda motociata, na "Capital da Fé", com as pessoas balançando bandeiras, segurando cartazes e gritando bordões a plenos pulmões pelas avenidas da cidade para que este blogueiro desse seu pitaco sobre o fato de que, na Romaria 2021 que será virtual por causa da pandemia do novo coronavírus que já matou 353 pessoas em Trindade, as igrejas católicas fechem as portas.

Apesar das considerações acima, vamos sim tratar um bocadinho só do assunto materializado no Decreto n° 2.337, de 10/06/2021, que nominou as igrejas católicas determinando que fechem as portas no período também referenciado. Afinal, quem faz blog acaba falando meio que de um tudo mesmo, agradando uns, desagradando outros e muita gente não está nem aí também. Andemos, pois.

Não creio, dizendo logo de cara, que devêssemos abrir a cidade para recebermos milhões de romeiros e devotos do Divino Pai Eterno, na realização de Romaria presencial, lotando os principais templos religiosos neste momento em que a pandemia continua assombrando a gente, adoecendo pessoas e fazendo vítimas fatais aos milhares. Eis aí um dado da realidade nua e crua para qual não há como fechar os olhos ou fazer ouvido de mercador.

Nesta segunda-feira (21), a propósito, o Brasil chegou à marca horrorosa de 502.817 óbitos de pessoas pela Covid-19. Só em Goiás são 18.554 pessoas mortas pela doença. Trindade, segundo dados de domingo (20), já soma 10.150 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 353 óbitos. Para uma população de, mais ou menos, 129 mil habitantes, foram aplicadas até agora 51.550 doses da vacina contra a Covid-19 que, sabe-se, são necessárias duas doses para se ter a imunização. Ou seja, ainda há muita gente para ser vacinada na terra onde viveram Ana Rosa e Constantino Xavier.

Os números acima não deixam margem para dúvidas quanto à necessidade premente de cuidar da vida dos trindadenses e para isso convém evitar aglomeração de pessoas. E ainda tem a questão das novas cepas do coronavírus, com maior capacidade de infectar pessoas e que provocam danos potencialmente bem mais sérios no organismo humano. Estamos falando de vírus mais letais. E a perigosíssima cepa indiana foi encontrada em Goiânia, a propósito.

A estranheza, no entanto, quanto à decisão do prefeito está relacionada ao fato de terem sido mencionadas no decreto do dia 10 de junho as igrejas católicas, enquanto, por outro lado, ficou um silencio a respeito das demais denominações presentes na “Capital da Fé”. Ah, mas no texto se proibiu quaisquer eventos que provoquem aglomeração… Sim, a Romaria é católica, mas será mesmo que precisava determinar que as casas de oração obedientes do Papa Francisco fechem as portas assim? De toda forma a insatisfação no meio católico é fato, ainda um tantinho mais considerando-se que o prefeito é católico.


Comentários