Pe. Antônio Borges, 100 anos de nascimento

Há um século nascia Pe. Borginho, o construtor da Igreja do Padre Pelágio

Pe. Antônio Borges, nasceu em 7/09/1921. (Foto: Reprodução)


Nesta terça-feira, 7 de setembro, é dia da Independência do Brasil e, também, data de nascimento do Pe. Antônio Borges de Souza, mineiro de Sacramento, nasceu em 07/09/1921, filho de Claudionor Alves de Souza e Dulcínia Borges de Souza e teve quatro irmãos. Jovem ainda, Antonio Borges entrou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), em 27/11/1935 e ordenou-se sacerdote em sua terra natal, 28/12/1947.

Pe. Borginho, como era carinhosamente chamado por muitos, trabalhou em várias comunidades ainda na província de São Paulo até ser transferido para a Diocese de Rubiata (GO), em 1979. Missionário em terras goianas, Pe. Borges foi pároco em diversas cidades e se destacou por ter levado adiante a construção de várias igrejas, casos conhecidos em Mundo Novo, Aruanã, Matrinchã.

Vindo para Trindade Pe. Borges se dedicou, com muito afinco, à construção da Igreja do Santíssimo Redentor, no setor Ana Rosa, com base na veneração ao Pe. Pelágio Sauter, nascido na Alemanha mas que viveu a maior parte de sua vida no Brasil, em Trindade também. A propósito, os restos mortais de Pe. Pelágio encontram-se depositados naquela na Igreja do Santíssimo Rendentor também chamada de “Igreja do Padre Pelágio”.

A empreitada de Pe. Borginho, que faleceu em 21/05/2011, foi levada a cabo com muito êxito e teve o condão de divulgar a vida e a história de Padre Pelágio Sauter, possibilitando inclusive o conhecimento e registro de milagres atribuídos ao sacerdote, uma etapa necessária para a beatificação e canonização do venerável Padre Pelágio.

Se estivesse vivo, Pe. Borginho, completaria 100 anos de nascimento neste dia de feriado nacional. Nas missas celebradas na Igreja do Santíssimo Redentor pelo Padre João Otávio, no domingo passado, foi feita memória do construtor da igreja, onde seus restos mortais repousam.

Igreja do Santíssimo Redentor: Trindade (GO).



Comentários