Sustentabilidade e conscientização ambiental

Lullyane Queiroz, ecóloga e engenheira ambiental, faz palestra no Rotary Club de Trindade, nesta quarta-feira

Lullyane Queiroz fará palestra no Rotary. (Foto: Divulgação)



A reunião do Rotary Club de Trindade, nesta quarta-feira (22), sob a presidência Adevando Leonídio dos Santos, acontecerá em torno de uma pauta atualíssima, a “sustentabilidade e conscientização ambiental”, tendo como palestrante Lullyane de Queiroz Rodrigues Barrero formada em ecologia, análise e engenharia ambiental, com especialização em direito ambiental, bem como mestrado em engenharia ambiental e sanitária.

A questão ambiental faz parte do rol de temas sobre os quais os rotarianos seguem desenvolvendo suas mais diversas atividades, o que justifica a abertura do espaço para se tratar do assunto no encontro semanal da entidade. Afinal de contas, “um dos objetivos do Rotary e comemorar do Dia da Árvore (21 de setembro), com enfoque nos problemas atuais que estamos passando como a crise hídrica, falta de chuvas, calor intenso, tudo causado pelo desequilíbrio ambiental”, pontua Rosa Figueiredo, diretora de protocolo do Rotary de Trindade.

À frente da Equillybre Inovação & Sustentabilidade, Lullyane Queiroz, desde 2015 vem prestando serviços para empresas na área de consultoria e engenharia ambiental. Um divisor nas atividades da empresa foi o convite recebido, em 2018, para integrar equipe de estudo e planejamento de recuperação integrada de 168 nascentes em propriedades rurais no município de Senador Canedo, que à época enfrentava sérios problemas no abastecimento de água. “A minha proposta foi vencedora e apresentamos o estudo que foi analisado e contemplado com um dos projetos do Sistema Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA)”, revelou Lullyane Queiroz. O projeto viabiliza a destinação de investimentos nas propriedades em troca da preservação de nascentes. “Os fazendeiros que recuperarem suas nascentes na região poderão receber investimentos financeiros por recuperar e preservar as suas nascentes, aumentando a quantidade de água da região para o abastecimento público”, informou.

A partir de então, Lullyane Queiroz ampliou o portfólio da empresa, atendendo uma nova clientela que trouxeram diferentes desafios. “Comecei a atender diretamente outros clientes e outras demandas na área ambiental, como licenciamento de loteamentos e licenciamento de empreendimentos (farmácias, oficinas mecânicas, fazendas e indústrias)”, realizando palestras sobre conscientização ambiental e sustentabilidade, ministrando aulas em faculdades e escolas em Goiânia e Aparecida de Goiânia”, pontuou. E essas atividades, vale destacar, foram reconhecidas pela Câmara Municipal de Goiânia e a Assembleia Legislativa de Goiás pela entrega de diplomas de Honra ao Mérito.

A ecóloga e engenheira ambiental também desenvolveu atividades na construção de mecanismos urbanos capazes de atenuar o efeito, por vezes devastador, de chuvas em cidades do porte da capital goiana. “Os jardins de chuva em Goiânia que, na época, estavam sendo construídos nas rotatórias para reduzir o impacto dos alagamentos das ruas durante chuvas fortes”, informou. Lullyane Queiroz tem trabalhado no desenvolvimento de composteiras domésticas, pode-se dizer, um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e outros tipos de cultivo.

Ao mesmo tempo, Lullyane Queiroz ampliou atividades efetivas juntamente a empresas e prefeituras nas áreas de saneamento básico, abastecimento de água, esgotamento sanitário drenagem de águas das chuvas, em Goiás e vários outros estados. “Passei a atuar mais efetivamente junto a algumas empresas de engenharia e prefeituras pelo país elaborando planos municipais de saneamento básico, para diagnóstico e desenvolvimento de melhorias quanto ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de água das chuvas e gerenciamento de resíduos sólidos nessas localidades, nos estados de Rondônia, Pará, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraíba e Minas Gerais”, contou.

A palestrante realiza trabalhos voltados mais especialmente para a zona rural, no tocante ao desenvolvimento de consultorias em licenciamento ambiental. “Comecei a desenvolver projetos que contemplam o controle de uso de água de poços artesianos e barragens para verificar qualidade da água e evitar acidentes, planejar e executar a recuperação de nascentes e áreas degradadas, controle de erosões, e um trabalho inédito que concluí na semana passada que foi o projeto e acompanhamento de execução de wetland, um sistema de tratamento de esgoto usando plantas em conjunto com um sistema de fossa séptica para tratar esgotos da zona rural de forma mais eficiente e, cujo esgoto após tratado pode ser utilizado para irrigar pomares (exceto hortaliças)”, informou Lullyane Queiroz.

Serviço
Reunião do Rotary Club de Trindade
Palestra “Sustentabilidade e Conscientização Ambiental”
Palestrante Lullyane de Queiroz Rodrigues Barrero,
Ecóloga e Engenheira Ambiental
Data e horário: Quarta-feira (22/9), às 20:30h
Endereço: Rua Nações Unidas, Jardim Salvador
Trindade – Goiás




Comentários