Celebrações do Natal e Ano-Novo em família

Novena e Missa marcam os festejos de fim de ano da Família Araújo: preparação para o Natal e pedidos de bênçãos para 2024

Pe. Paim celebrando com a família Araújo.

A tradição do Natal em Família dos Araújos, em Trindade, dura por volta de um século, passando de geração em geração. Neste ano, o tema da Novena de preparação para o Natal em Família foi “Vinde, ó Príncipe da Paz”, e os Araújos ser reuniram de 19 de novembro até 17 de dezembro sempre nas casas de um e de outro familiar para as orações, os gestos concretos de solidariedade cristã, refeições comunitárias, tudo em busca da melhor preparação à luz dos ensinamentos dos Evangelhos.

Mas o Natal já passou, estamos agora às vésperas do Ano-Novo e os Araújo seguem se encontrando para orações em ação de graça pelo tempo passado, já pedindo as bênçãos do Divino Pai Eterno para 2024. E na sexta-feira (29), à noite, com chuva e tudo o mais, tivemos, os Vieira Costa, a felicidade de participar do encontro dos Araújos, dessa vez, na residência de uma Araújo da gema, a Ricarda Luísa de Araújo, a convite do seu irmão, o João Batista de Araújo. E a iniciativa, vale lembrar, consegue aproximar os parentes, por exemplo, na reunião estavam familiares que moram em Palmeiras de Goiás, Guapó, Inhumas e Campestre de Goiás, além claro dos trindadenses.

Na oportunidade, o Missionário Redentorista, Padre Mário Rodrigues Paim, celebrou missa, deixou uma mensagem muito bacana aos participantes, concitando a todos a colocar em prática o ensinamento de Cristo, fazer gesto concreto de caridade não apenas no período de Natal. “As pessoas têm necessidades o ano todo e não apenas de coisas materiais, mas espirituais também. É preciso dar atenção, conversar, levar a Palavra. Não basta apenas entregar uma cesta de alimentos, por exemplo, e ir embora”, afirmou.

Pe. Paim homenageado pela família Araújo.

Terminada a celebração religiosa, João Batista comandou homenagem da família ao sacerdote, lembrando a convivência de 45 anos do líder religioso com os Araújos, ressaltando momentos vivenciados juntos durante esse período. Aí então foi entregue ao redentorista, certificado de pertencimento à família, quer dizer, a partir de agora, Padre Paim se chama “Padre Mário Rodrigues Paim de Araújo”. Gesto de amizade e reconhecimento por toda dedicação do sacerdote que vem enfrentando alguns “perrengues” relacionados a sua saúde, porém sempre em atividade.

Os patriarcas João Pereira de Araújo, falecido em 1977, e Geralda dos Santos Araújo, morta em 1995, tiveram seis filhos, a Ricarda e o João Batista já mencionados, além da Neusa Maria de Araújo, Lázaro dos Santos Araújo e Eleusa e Elias (ambos também falecidos), ou seja, são quatro irmãos vivos hoje em dia. E os quatro se desdobram para manter pujante a tradição familiar herdada dos pais.

Quer saber mais sobre a Novena de Natal dos Araújos? Dê um clique no link abaixo e assiste à matéria que a equipe de jornalismo da TV Pai Eterno fez com os noveneiros reunidos e fique por dentro.

Pai Passa Na Frente – Natal em Família


Comentários