Trindade perdeu hoje Juvenil Ricardo de Freitas


Juvenil de Freitas, um nome importante na história recente do município e seu corpo será velado na Loja Maçônica João Braz, a partir das 12h desta sexta-feira

Juvenil Ricardo de Freitas (01.07.1934 - 26.07.2019). (Foto: Álbum de Família)


Faleceu nesta sexta-feira (26), por volta das 6:20, no Hospital de Urgências de Trindade (HUTRIN), aos 85 anos de idade, uma das personalidades mais importantes da história recente do município, Juvenil Ricardo de Freitas. Natural de Goianira, Juvenil de Freitas fez a sua vida em Trindade onde se tornou importante líder político, tendo sido eleito vereador por dois mandatos. Além disso, Juvenil de Freitas foi também secretário municipal de Educação em Trindade, na gestão do prefeito Pedro Pereira. Juvenil de Freitas também esteve à frente da representação local do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) por vários anos. Homem muito participativo na vida da comunidade, Juvenil de Freitas era católico praticante, tradicional, foi até coroinha à época do Padre Pelágio, e depois ministro da Eucaristia. Juvenil de Freitas foi um dos fundadores do Rotary Club de Trindade, entidade que chegou a presidir, lá pela década de 1960. Vale ainda lembrar que Juvenil de Freitas era uma das referências da Maçonaria local, como membro da Loja Maçônica João Braz, por quase três décadas seguidas. Juvenil de Freitas foi casado por 56 anos com Hermeralda de Oliveira Freitas, com quem teve cinco filhos, 18 netos e três bisnetos. O corpo será velado na Loja Maçônica João Braz, na Rua Minas Gerais, Centro de Trindade, a partir das 12h, desta sexta-feira, haverá depois Missa na Igreja Matriz, às 17h, e o sepultamento acontecerá no Cemitério Municipal.

Repercussão
Gisele Carneiro, presidente do Rotary Club de Trindade, comentou que “hoje dizemos adeus a este companheiro que deixou marcas em nossa história. Apesar de enlutados, é momento de recordarmos com amor e carinho deste saudoso companheiro”.

Elder Eduarte de Carvalho, venerável mestre da Loja Maçônica João Braz, salientou a importância de Juvenil de Freitas para a Maçonaria em Trindade, especialmente para a Loja João Braz, “mas acima de tudo, pela vida correta, honrada e produtiva construída no município onde fez brilhante e irretocável carreira profissional, uma militância política elogiável, tendo constituído uma família unida e muito querida por todos. Perdemos um grande irmão que estará sempre em nossas melhores lembranças”, frisou.

Claud Wagner Gonçalves Dias, líder rotariano de Trindade, esteve junto de Juvenil de Freitas em diversos momentos como correligionários na política local, destacou a importância deste grande líder trindadense. “Um dos nomes mais importantes da história recente de nossa terra, amigo de verdade, homem correto em todos os lugares onde esteve e atuou. Fica aí um grande legado para as nossas vidas”, comentou.

Frederico Antônio Simão, advogado e rotariano, também se manifestou dizendo: “Juvenil de Freitas parte, mas não deixa um vazio ensurdecedor entre nós, isto porque ficará um extenso legado, por muitos anos, de ensinamentos e exemplos a serem observados e considerados, por nossa gente e, estes, refletidos em seus filhos e netos.


Comentários

Anônimo disse…
MUITA LUZ E MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA.DARCI SANTANA.