Falando mais um pouquinho sobre o PTB de Trindade.


Na edição de novembro/2013 do jornal Informativo Trindadense, na coluna Politicando, página 6, uma notinha afirma que “foi através do trabalho desempenhado pelo empresário Caio Hobby Shopping à frente da presidência do PTB Trindadense que o partido conquistou três secretarias e ainda emplacar (sic) uma vereadora”. Eita!

O vereador eleito pelo PTB de Trindade chama-se Leonfoso Teixeira Ramos (Felinho), que obteve 766 votos. Tia Aninha, com 709 votos, ficou na primeira suplência. Tia Aninha assumiu merecidamente, diga-se, porque o prefeito Jânio Darrot (PSDB) convidou o vereador eleito Felinho para comandar a Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura. É assim que as coisas são.

Pergunte a esses dois então candidatos a vereador nas eleições de 2012 se o presidente da legenda naquela época teve algum papel nas respectivas campanhas. Certamente ouvirão como resposta um sonoro “Não”. Um candidato da chapa petebista muito próximo ao presidente do partido naquela ocasião obteve, convém prestar a atenção, meros 48 votos. Se o então presidente petebista fosse essa maravilha toda como líder político certamente não deixaria alguém próximo de si obter uma votação minúscula dessas. Naquelas eleições o PTB contava com nomes expressivos para formar uma chapa muito competitiva. Bastava haver um comando político competente, bem-intencionado e que entendesse de política mesmo.

Acordo por secretarias, ou seja, participação numa futura, hoje realidade, administração comandada pelo tucano Jânio Darrot já estava em discussão, na mesa de negociação, antes de ocorrer o que se chama popularmente de “puxada de tapete” na direção local do PTB, então há, mais ou menos, um mês antes do prazo final das convenções partidárias em junho de 2012. E na verdade, quem acompanha a política em Trindade sabe disso, o PTB estava organizado e tinha cacife para indicar candidato a vice na chapa encabeçada por Jânio (27.174 votos), que saiu vitorioso daquela empreitada, derrotando o então prefeito Ricardo Fortunato (PMDB) que ficou com 18.859 votos e a deputada federal Flávia Morais (PDT), que recebeu 15.221 votos.

Não seria uma negociação fácil, é claro. O peso político de Gleysson Cabriny, também pela proximidade ao Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, acabou sendo o diferencial para que fosse montada uma chapa tucana puro-sangue (Jânio, prefeito; Cabriny, vice), que conseguiu uma vitória retumbante sobre o então prefeito peemedebista. Mas o PTB, no mínimo, estaria em melhores condições, caso houvesse um comando político competente e preocupado em trabalhar pela eleição de uma maior bancada petebista na Câmara Municipal. Tem gente que insiste em dizer o contrário, mas quem acompanhava de perto tais acontecimentos, este que vos escreve, por exemplo, viu esse filme acontecer.

Concluindo, pelo que percebi nos petebistas que estão agora trabalhando para reorganizar o partido em Trindade, depois de um período submetido a uma direção equivocada e inexpressiva (releia os dois parágrafos anteriores) de resultados, a única dúvida a esclarecer é se o PTB tem 3 Secretarias na gestão do prefeito Jânio Darrot ou se uma destas Secretarias é, digamos, da cota do empresário Caio Flávio, que deixou o partido sem deixar saudade por lá. Só isso. Simples assim.

Comentários