Localização privilegiada para a instalação de um centro popular de compras.

O terreno da foto ao lado é onde funcionou por muitas décadas a Escola Estadual Menino Jesus, ao lado do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A área agora pertence à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) que a negociou com o Governo de Goiás. O terreno situa-se entre as Ruas da Constituição e Dom Pedro II (ou Carlos Gomes, não consegui entender bem qual é o nome correto) com a Rua Boa Vista e Av. Dr. Irany Ferreira. Quer dizer localização privilegiadíssima, evidentemente.

Ouvi diversas pessoas bem informadas da cidade dizendo que naquela área seria construída uma estrutura capaz de receber os comerciantes que têm barracas funcionando em frente ao Santuário Basílica, no meio da rua, tornando o trânsito no local inclusive perigoso, pois nos momentos de intensa movimentação misturam-se pedestres, turistas, com carros e demais veículos, tudo simultaneamente. Além disso, há a invasão do espaço público, de uso comum, uma via pública, por particulares.

Caso se concretizasse a iniciativa, em minha opinião, seria um ganho para todos, principalmente para os comerciantes que passariam a trabalhar sob um teto, em instalações adequadas. Até onde fiquei sabendo a Prefeitura de Trindade estaria à frente deste empreendimento. No entanto, antes da coisa encaminhar para a realização, o negócio embolou no meio de campo e agora a conversa não é mais tão promissora como pensava que seria. Particularmente, torço para que se chegue o mais rapidamente possível a uma solução capaz de organizar o comércio naquela região.


Nada contra as feiras e os feirantes, é lógico. Todavia, penso que as coisas devem acontecer de um modo mais organizado, tendo a Prefeitura Municipal no exercício do papel que lhe cabe de, qual seja, fazer cumprir a legislação (Plano Diretor), dentre elas a que trata do uso do solo, zelando pela manutenção da ordem e perfeito funcionamento da cidade como um todo, evitando que particulares tomem posse de espaços públicos em benefício próprio. Mas talvez isso ainda demora a se tornar realidade. Com o tempo a gente vai deixando de ser tão otimista.

Comentários