Calor demais da conta na “Capital da fé”

E o blogueiro acha que a alta temperatura tem a ver com o descuido com o meio ambiente



E esse calor, gente? Sensação térmica à sombra agora aqui em Trindade é de 40 graus, pode botar fé. Divino Pai Eterno! E o pior de tudo é verificar por aí que o pessoal continua detonando o meio ambiente mesmo, sem dó nem piedade. Ou seja, a temperatura deve continuar em sua trajetória ascendente, “rumo ao espaço, ao infinito”. Misericórdia!

Município com pequeno manancial para abastecer sua população que ronda, hoje, os 117 mil habitantes (projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) com aquele líquido essencial à vida, os trindadenses não se distinguem por cuidar bem das águas daqui não. É meio que uma característica do povo, sei lá. Ser humano é assim mesmo, especialmente os brasileiros que sempre enxergam no outro, no comportamento da outra pessoa, a razão de ser dos problemas que afligem o coletivo.

Dia desses eu estava observando que desmataram até à margem de um ribeirão da zona rural da “Velha Trindade da Fé e do Amor”. Se bobear os donos de terras fazem loteamento inclusive das nascentes. Um local de minas d'água ali nas proximidades do Portal da Fé, no início da Avenida Raimundo de Aquino, entrada da cidade, deveria receber, penso, o maior cuidado do poder público, quem sabe até transformando aquilo em Parque Municipal, daqui a pouco não ficarei assustado se construírem mais prédios por lá. É isso.

Os limites da zona urbana de Trindade foram expandidos e o pessoal que é dono de terras só pensa em lotear, vender, ganhar dindin, e a cidade segue num crescendo sem que, em contrapartida, se perceba preocupação com o planejamento dessa maior ocupação territorial. E é normal o interesse pelo negócio da parte do comprador, porque “quem compra terra nunca erra”, ensina a sabedoria popular, não é verdade?

Agora, essa expansão aliada ao pouco comprometimento das pessoas com a preservação do meio ambiente, em especial com as nascentes e os próprios cursos de alguns córregos e ribeirões daqui, sinalizam a possibilidade de termos sérios problemas no futuro nem tão distante de todos nós. Se a Prefeitura de Trindade tem limitações para cuidar das ruas e avenidas dos atuais bairros, pense bem como é que a coisa deve ficar com esse crescimento que estamos vivenciando. Depois nem vai adiantar se queixar ao Bispo ou ao Padre, vale registrar. Até porque, “as consequências vêm depois”. Eita!

Mas eu estava falando mesmo era do calor, né? Que coisa! Acho que a temperatura elevada aqui está me deixando de miolo mole demais e acabei meio que viajando na maionese. Afinal, o que terá a ver o crescimento sem planejamento da cidade a que chamamos carinhosamente de a “Capital da fé” com esse calorão infernal que estamos sentindo ultimamente?



Comentários