O que temos para este fim de semana? Horário de Verão. Aneim!

Sem choro nem vela adiantemos os relógios em uma hora à meia-noite



Hoje, à meia-noite, começa o Horário Brasileiro de Verão 2015-2016. Isso porque o último dia deste horário será em 21 de fevereiro do ano que vem. O governo federal quer conseguir, com a mexida nas vidas de uma população de mais de 123,7 milhões de brasileiros e brasileiras que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, obter uma economia no consumo de energia elétrica do tamanhão de 4,5% que, em dinheiro, é coisa para uns R$ 7 bilhões. Não custa destacar que, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Trindade, Goiás, conta, hoje, com uma população de, mais ou menos, 117,4 mil habitantes. Esse pessoal aqui estará vivendo sob o Horário de Verão também, importante dizer. 

Mas retomando o curso da prosa. Mexe com as nossas vidas mesmo, uai. Afinal, a gente de cara vai dormir menos, até nos acostumar com essa doideira de termos alterado o horário normal ditado pela movimentação da Terra ao redor do Sol. O Astro-Rei deve ficar até meio que desmoralizado com um troço desses, não é verdade? O povo aqui deste planetinha azul deu de brincar de Deus ao manipular o horário.

Ah, deixemos disso e prossigamos que o tempo urge. Convém destacar o singelo fato de que lá nas últimas semanas de vigência do Horário de Verão as crianças e adolescentes que estudam no período matutino saem de casa escuro rumo às respectivas escolas. Trabalhadores em geral deixam suas residências antes do nascer do sol, muita gente a pé nessas ruas das cidades cada vez mais violentas durante o dia e nas noites, não tem sido diferente. Não é fácil, não. Mas, fazer o quê, né? Quando chegarmos à zero hora deste sábado (17), deveremos adiantar os relógios em uma hora. Sem choro nem vela. Pois é, pois é, pois é!



Comentários