Governo de Goiás acaba de criar uma estatal novinha em folha

Nova estatal estará subordinada ao vice-governador José Eliton, potencial candidato ao Governo de Goiás lá em outubro de 2018



Jarbas Rodrigues Jr, na Coluna Giro, em O Popular, desta terça-feira (13), nos conta algo intrigante e até confuso, pois o Governo de Goiás só tem falado em passar a gestão de alguns serviços típicos do Estado, casos da administração de Hospitais Públicos, sinalizando disposição de fazer o mesmo em relação à gestão de Escolas e até de unidades prisionais. E neste contexto, criar uma estatal novinha em folha, caso da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), como noticiado na coluna transcrita abaixo e em azul, é algo nem tão simples assim de ser entendido. Ou não?


Governo cria Codego com amplo poder para atuar dentro e fora do Estado
O Estado criou a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), que amanhã será implantada pelo governador Marconi Perillo (PSDB), quando também dará posse ao primeiro presidente Júlio Vaz, ex-presidente da Saneago e aliado do ex-prefeito José Gomes (Itumbiara). A Codego substitui a Goiás Industrial, mas com amplos poderes de atuação, inclusive fora do Estado. A nova estatal, subordinada ao vice-governador José Eliton (PSDB), terá poder para contratar obras públicas, implantar e explorar serviços de logística e urbanos, explorar serviços de abastecimento de água e de esgoto, vender ou comprar imóveis, terceirizar serviços públicos, participar de consórcios ou sociedades com empresas privadas ou públicas, administrar aeroportos regionais e os centros de convenções de Goiânia e Anápolis, e também criar subsidiárias ou se associar com empresas privadas. Portanto, algumas das funções da Codego vão se sobrepor às de outros órgãos do governo, como Goiás Parcerias e Segplan.

Comentário
Se a nota acima não estiver imprecisa, a Codego será uma entidade de peso capaz de criar condições para o desenvolvimento econômico aqui e acolá, e também poderá vir a ser um poderoso impulso à candidatura daquele gestor que estiver à frente da empresa. Não será surpresa alguma se os caras lá da oposição começarem a criticar logo, logo, qualquer ação emanada futuramente da Codego, principalmente considerando-se que não é segredo para seu ninguém que o neo tucano José Eliton, vice-governador de Goiás, já é tido como potencial candidato à sucessão de Marconi Perillo. Não foi justamente isso o que eles todos disseram, sem meias palavras, quando Eliton deixou o comando estadual do Partido Progressista (PP) para entrar no ninho peessedebista? Ou seja, a mudança de legenda teve como objetivo facilitar o trabalho de Eliton quanto à consolidação de seu nome como candidato da atual base do governador quando outubro de 2018 chegar. Pois é, pois é, pois é.


Comentários