E a febre amarela, hein?

Saiba mais um pouco sobre a doença e onde se vacinar em Trindade


Hélio Pinheiro de Andrade, coordenador de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Trindade, está empenhado na batalha da prevenção contra a febre amarela que, dentre outros males, pode até matar a pessoa infectada. Nesta segunda-feira, Hélio Pinheiro fez circular nas redes sociais de que participa com os trindadenses, importantes esclarecimentos a respeito da doença, destacando quem precisa se vacinar e em quais setores há Postos de vacinação na “Capital da Fé”. Vale a pena prestar atenção, que a coisa é muito séria.

Segundo dados de ontem, o surto de febre amarela continua forte em Minas Gerais, onde já houve 32 mortes pela doença, enquanto que outros 51 óbitos estão sendo investigados pelos técnicos da Saúde Pública de lá. A propósito, um dos transmissores do vírus, o mosquito Aedes Aegypti (foto), provocou a morte de 794 pessoas no ano passado, neste Brasil de meu Deus. Situação é preocupante sim. Principalmente quem viaja para os lugares onde está ocorrendo a doença, devem estar imunizados. Agora, se “o seguro morreu de velho”, convém se prevenir e uma das formas e saber mais a respeito da doença. Veja as informações trazidas por Hélio Pinheiro, da Vigilância Sanitária de Trindade.

Comunicado

Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, viral, transmitida pelos mosquitos Haemagogus (zona rural) e Aedes aegypti (zona urbana). As primeiras manifestações são repentinas, febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença aparece após breve período de bem-estar (até dois dias), podendo ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. E febre amarela mata, convém destacar.

Fique atento às doses necessárias da vacina
Para crianças com cinco anos incompletos - uma dose aos nove meses e outra de reforço aos quatro anos de idade.
Para quem nunca foi vacinado ou não tem comprovante de vacinação - deve administrar a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos.
Quem já recebeu duas doses da vacina, está imunizado.
Pessoas com 60 anos ou mais que nunca foram vacinadas ou não tem comprovante de vacinação - devem passar por avaliação médica.

Saiba onde se vacinar em Trindade
Veja aqui os bairros em que os Postos de vacinação contra a febre amarela em Trindade estão funcionando. Na região Central: Vila Pai Eterno, Tamareiras, Guarujá Park, Vila João Braz e Centro. Na região Leste: Maysa II, Jardim Marista, Jardim das Oliveiras, Setor Dona Iris e Jardim Califórnia. O horário é das 7h às 12h e 13h às 16h, de segunda-feira à sexta-feira.


Hélio Pinheiro de Andrade, coordenador de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Trindade, lembra ainda que “maiores informações podem ser obtidas ligando no telefone 3506-7066”.


Comentários