Entrevista: Dr. Antônio Carlos Caetano de Morais – Parte 2


Tenho o sonho de ser prefeito de Trindade e o grupo político nosso quer e tem essa vontade”

Dr. Antônio (DEM), deputado estadual. (Foto: Wellington Stival)

Aqui a segunda parte da entrevista com o deputado estadual Dr. Antônio (DEM), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO). Se na primeira metade foram abordadas questões relacionadas à política estadual, publicamos agora os temas ligados à Trindade e, claro, a campanha eleitoral que se aproxima. À frente do Democratas em Trindade, Dr. Antônio pretende fortalecer seu grupo para tentar novamente conquistar o mandato de prefeito nas eleições de outubro de 2020. “E dessa vez vamos entrar para ganhar, porque para perder é muito ruim”, avisa o parlamentar que pensa muito na sucessão municipal e sonho em ser prefeito da “Capital da Fé”. Perguntado sobre como avalia a gestão do atual prefeito Jânio Darrot (PSDB), o Dr. Antônio afirmou que “eu vejo a administração do Jânio como muito positiva” e a ressalva tem a ver com a qualidade dos serviços na área da Saúde Pública, considerada como o “calcanhar de Aquiles” da administração tucana. Integrante da base de apoio político do governador Ronaldo Caiado (DEM), dr. Antônio entende que, num momento oportuno, os pré-candidatos serão chamados para uma conversa, a fim de se chegar a um só nome e, não conseguindo isso, o governador pode optar pela neutralidade durante a campanha. Veja a seguir os principais tópicos da entrevista, informe-se bem, e boa leitura.

Blog – Falamos até aqui sobre a política Estadual, agora vamos trazer a conversa aqui para Trindade. Qual a perspectiva que o senhor vê para a sua atuação política para 2020?
Dr. Antônio – Temos um grupo político aqui em Trindade, nós temos dois vereadores que foram eleitos na campanha passada, junto comigo, quando disputei também a Prefeitura. Nós tivemos seis vereadores que foram eleitos na, vamos dizer assim, na chapa nossa, nas coligações que nós fizemos naquela época, e dois continuam fiéis ao meu grupo político. O vereador Johnatan Reis, que está, hoje, no PR, e o vereador Fernandinho Barbosa, que está no PPL. Então são dois companheiros e eles me ajudam em tudo, no dia a dia, nas atividades nossas na área médica aqui em Trindade. Eles são muito trabalhadores e ajudam muito a comunidade de cada local que eles mais representam e temos vários companheiros que foram candidatos a vereador na eleição passada, alguns bem votados. Vários candidatos aí com 500 votos, 600 votos, 700 votos e então estamos aí trabalhando e eles têm os projetos deles e acaba que a gente, como é um grupo, então eles também têm a vontade deles que a gente continue nessa luta de, e é um sonho também. Fui vereador em Trindade, fui deputado estadual duas vezes mais votado em Trindade, então eu tenho o sonho de ser prefeito de Trindade. E o grupo político nosso quer e tem essa vontade. Nós, com certeza, vamos novamente colocar o nosso nome à disposição do povo de Trindade para que eles possam estar analisando e, se Deus abençoar, dessa vez vamos entrar para ganhar, porque para perder é muito ruim. A gente tem essa pretensão aí novamente de ser candidato, então quer dizer, sou pré-candidato hoje.

Blog – O senhor agora está à frente do Democratas?
Dr. Antônio – Sim. Eu sou vice-presidente do Estadual, o presidente é o governador Ronaldo Caiado e tenho a autorização dele para estar montando a provisória aqui e ele até falou que podemos organizar o diretório, isso é uma autorização da nacional para que faça o máximo possível de diretórios. Eu vou ainda conversar com o Alexandre Compleite, que é um amigo e faz parte hoje também do governo, é irmão do deputado Amauri Ribeiro (Patriota), que é um defensor ferrenho do governo Ronaldo Caiado, estava conversando com ele porque ele era o presidente do DEM, disputou a eleição de deputado e de prefeito passada pelo DEM.

Blog – Como foi o relacionamento de vocês?
Dr. Antônio – Um relacionamento bom, de amizade, não tem aquele vínculo de se estar todos os dias juntos, mas é um vínculo de respeito e bons diálogos.

Blog – A gente observa que a base do Governador aqui em Trindade agora tem o Dr. Jorge Morais e Flávia Morais, lá no PDT, o senhor, no Democratas, o Alexandre Compleite, e por tabela o irmão dele o deputado Amauri, pelo Patriotas. Agora o PP também, no nível estadual, indicou o secretário de Cultura Adriano Baldy. Como conciliar, há esperança e possibilidade de conciliar um apoio em torno de uma candidatura?
Dr. Antônio – Além dos partidos que você citou, tem o PROS, que aqui em Trindade é a Dária Rodrigues, que é a presidente do PROS Mulher a nível Estadual e vai ser a presidente do PROS aqui, acho que até já formalizou a provisória. Então eu acho que vai ter conversa. O PP eu acho difícil aqui vir para a base do Caiado porque a maioria dos membros dele aqui, acho que tem dois ou três vereadores, acho que o PP aqui deve continuar na base do prefeito. Os outros partidos, todos nós vamos estar conversando e, eu creio que o próprio governador, em um momento oportuno, ele vai estar conversando.

Blog – Você acha que ele vai arbitrar essa formação de chapa ou como é, mais ou menos, do feitio dele deixar?
Dr. Antônio – Eu já tive conversa com ele e ele quer que tenha conversa no sentido de unir num só candidato, mas aonde tiver dificuldade ele vai respeitar, e o que ele me falou é que onde tiver dois candidatos da base ele pode, às vezes, ficar neutro para não desagradar nem um nem outro que o ajudou, mas eu vejo que todos esses partidos, mesmo o partido da Flávia Morais e do prefeito George Morais [PDT], em um momento oportuno nós vamos estar conversando e acho que há uma forte chance de estarmos juntos.

Blog – Eu tive uma entrevista com ele que está publicada no blog, em que ele afirma categoricamente “eu sou pré-candidato a prefeito” e até não considera determinados nomes no próprio partido dele, então quer dizer, ele pensa em ser candidato. Uma pessoa com aquela capacidade, que o senhor conhece como ninguém, de articular politicamente, existe a possibilidade de vocês voltarem a caminhar juntos? Afinal de contas, são objetivos, sonhos, ele já foi prefeito, quer voltar, o senhor tem a vontade de ser prefeito, na prática vocês enxergam um ponto para poder conversar em torno daquilo e fazer um acordo?
Dr. Antônio – Eu, o Dr. George e a Flávia, apesar de não termos caminhado juntos aqui em Trindade, mas em alguns lugares e aqui também teve o vereador Johnatam que ajudou eu e ela, e em alguns municípios a gente teve uma base que ajudou tanto eu como a deputada Flávia. Eu vejo que há a possibilidade, que o momento agora é o momento de estar formando as chapas de vereadores e até o fim de março, temos que estar filiando esse pessoal nos partidos que a gente tá vendo, que está comandando aqui na eleição municipal, então acho que é o momento de todo mundo falar que “eu sou candidato” e tentar aglutinar um grupo, isso é próprio da política, você fazer um grupo sabendo que lá na frente você pode conversar e tal. Eu vejo essa possibilidade.

Blog – Hoje em dia, o senhor, olhando a atual administração do candidato para o qual o senhor perdeu, Jânio Darrot PSDB), o que seria o calcanhar de Aquiles da atual gestão ou assim o que o doutor Antônio sendo prefeito, faria diferente?
Dr. Antônio – Eu vejo a administração do Jânio como muito positiva. Sabidamente ele é um bom gestor, tanto na inciativa privada quanto na gestão pública. A gente não sabe dos pormenores, mas parece que a situação da Prefeitura está muito equilibrada com relação, vamos dizer assim, as obrigações de recolhimento com o governo, com relação a pagamento de fornecedores e funcionários, vemos que a cidade está bem conservada, na malha asfáltica não se vê aquela buraqueira que a gente era acostumado a ver antes, questão de iluminação, hora ou outra tem alguns problemas de limpeza urbana, a cidade é grande e realmente às vezes tem problemas com relação a isso aí. Agora eu vejo o calcanhar com relação à Saúde. A Saúde Pública não está boa. Eu, como tenho atendimentos, de 4 a 5 vezes por semana eu estou em algum lugar de Trindade, então existe acerca de 35 a 40 unidades básicas de saúde, várias sem médico e mesmo aquelas que têm médico, o número de atendimentos é muito pequeno em relação à demanda. Vejo que a dificuldade que as pessoas têm, vamos dizer assim, na regulação do SUS Estadual reflete muito aqui em Trindade. Tanto é que estou sabendo, pois conversei com o diretores de três hospitais aqui em Trindade, dois particulares e a Vila São Cottolengo, e eles estão doidos para fazer um contrato para ver se acaba um pouco esse fluxo reprimido de cirurgias eletivas. A pessoa precisa tirar uma vesícula, uma hérnia, uma retirada de útero, uma cirurgia de varizes, então está com uma demanda muito grande e logicamente as pessoas estão todos os dias reclamando, indo ao Ministério Público, na Defensoria Pública, enfim isso está incomodando a Secretaria de Saúde, então eles estão tentando um contrato. Os três médicos com quem eu conversei, um não é médico, mas diretor, não quis fazer este contrato pelo valor que seria pago por essas cirurgias, pois seria prejuízo para os hospitais. Então eu vejo que o grande problema do Jânio hoje, em termos de administração, é a Saúde, que deixa muito a desejar.

Blog – Então, de uma forma geral, a sua avaliação da administração dele é positiva?
Dr. Antônio – É positiva! Eu acho que, tirando a Saúde, ele foi bem na administração dele.

Blog – O senhor pensa no seu adversário da base do prefeito Jânio Darrot como alguém que vai capitalizar essa boa gestão que ele está fazendo?
Dr. Antônio – Olha, a gente tem acompanhado, com pesquisas, e vê que a avaliação do Jânio é boa, as pessoas mostram isso em termos de pesquisa, e mesmo em conversas, vamos dizer assim, em conversas de esquina, de grupo, a gente vê que a avaliação é boa, mas ele não consegue transferir os votos.

Blog – É possível identificar o motivo dele não transferir?
Dr. Antônio – Eu não fiz pesquisa qualitativa nesse sentido, às vezes, se fizer uma pesquisa qualitativa você acaba detectando isso aí, mas não tenho pesquisa qualitativa nesse sentido. Eu acho que não fez o nome, ele, vamos dizer assim, não chamou na hora de fazer uma obra ou de levar um benefício, jogar em cima daquele nome. Acho que é por aí.

Blog – O senhor imagina que vai ser possível definir essa questão da sua candidatura, do seu grupo de coligação, para a candidatura majoritária, porque a proporcional é cada um por si agora, você pensa em quando? No último prazo mesmo lá no fim de julho ou você já quer sair o ano já adiantado?
Dr. Antônio – É muito difícil isso aí acontecer, Sérgio! Nós sabemos que a agenda eleitoral, até dia 31 de março as pessoas que vão se candidatar têm que estar filiadas. Aqueles vereadores que já têm mandato, que estão em um partido, do dia 1º ao dia 31 de março, se quiserem, podem mudar de partido, eles têm a liberdade nessa janela partidária. Aqueles que não têm mandato, que querem se candidatar, também até 31 de março têm que estar filiados em um partido. A preocupação nossa agora é de, pelo menos, uns três partidos aí que a gente já tem conversa com relação a estar formando uma chapa de vereadores em cada um desses partidos, é de estar filiando nesses três partidos. Agora, essa questão de ter mais o quarto partido, o quinto, o sexto, isso aí é só na hora que realmente estiver no período das convenções que vai, acho, que do dia 6 ao dia 15 de agosto.

Blog – Você imagina um cenário com várias candidaturas, por exemplo, agora o PT anunciou um pré-candidato, o professor Alaôr Dorneles; pela base ouvimos falar em quatro possíveis candidatos, além do senhor, o George Morais, cogita-se também o Alexandre Compleite, que a gente já conversou e também tem esse objetivo, imagino que umas sete candidaturas é uma possibilidade ou o senhor acha que o processo afunila?
Dr. Antônio – Eu acho assim, que os partidos políticos vão fazer tudo para ter candidato, até porque em 2022, vão acabar vários partidos. Essa cláusula de barreira, nessa eleição passada de deputados federais, praticamente acabou com vários partidos, eles estão aí mas não possuem mais fundo partidário e não têm mais tempo de televisão. Em 2022, esses partidos que estão aí e não têm mais fundo partidário e muitos outros partidos, a tendência é acabar por não ter representantes na câmara federal. Com isso, os partidos que estão melhor estruturados vão fazer de tudo para ter candidato a prefeito, chapa de vereador, pensando em se fortalecer para 2022. Eu acho que pode ter realmente vários candidatos.

Blog – Nesse cenário o senhor trabalha com vários candidatos, digamos mais de quatro?
Dr. Antônio – Na verdade, nós não estamos trabalhando nesse cenário, no sentido de pesquisa, porque tem muitos que não têm nome ainda, mas é uma possibilidade grande de ter vários candidatos. Em um momento oportuno vamos conversar com todos, no sentido de fazer uma boa coligação majoritária.

Blog – Hoje em dia, pensando em 2020 e em disputar, o que seria o seu discurso. A gente percebe, o PSDB levou uma surra eleitoral tremenda, foi um verdadeiro terremoto nas eleições passadas, a gente não sabe como isso vai se dar agora, se vai ter um reflexo semelhante em 2020, mas, quer dizer, aquela rejeição, o senhor pretende capitalizar aquilo ali em uma campanha do senhor ou acha que aqui a discussão é diferente, no município a discussão é diferente?
Dr. Antônio – O meu perfil não é esse, o de bater em alguém, de estar criticando o governo passado e até porque, como você falou, o cenário é diferente, o Estadual com o Municipal. Eu reconheço que o governo Jânio foi um bom governo, então eu não posso falar que o Jânio é amigo do Marconi e não fez um bom governo por causa dele, eu estaria entrando em contradição. A gente não vai por aí, de vincular os candidatos daqui que seja PSDB com o governo passado. É mais no sentido de conversar com o eleitor sobre as nossas ideias, o meu coração é de valorizar o ser humano.

Blog – Qual a sua ideia para uma candidatura a prefeito? O que hoje o senhor imagina que vai vender o seu peixe? É só Saúde, embora a saúde seja de extrema importância?
Dr. Antônio – A questão é a seguinte. Eu já vou te adiantar, a partir de janeiro agora, nós vamos começar um trabalho itinerante do meu gabinete, do gabinete do deputado, isso não vamos fazer só em Trindade mas, também, em municípios que eu represento, que é o gabinete itinerante, para conhecer a realidade de cada bairro. O bairro “A” às vezes tem uma expectativa de necessidade que não é a mesma do bairro “B”, nós vamos estar elevando essa discussão para os bairros e, como eu falei, para alguns municípios. Vamos fazer um projeto de governo levando em conta aquilo que nós ouvirmos e discutirmos com a população, então nós vamos fazer isso durante seis meses, para que, em julho, nas proximidades dos registros de candidaturas a gente possa elaborar um projeto naquilo que ouvimos e debatemos com cada bairro. Esse vai ser um trabalho grande que vamos fazer no decorrer desses primeiros seis meses aqui em Trindade. Acho importante esse feedback da população com quem pretende governar o município. Vamos estar ouvindo a população e dentro daquilo que a gente achar importante, das ideias, vamos estar colocando no nosso projeto de governo.

Blog – Um tema como turismo, sobretudo o turismo religioso que hoje em dia é o motor que faz a economia trindadense girar, o senhor pensa a respeito disso?
Dr. Antônio – Com certeza, a gente vê com muita alegria. Eu moro em Trindade há 20 anos, me mudei para cá em 2000, e eu vi o crescimento que Trindade teve nessa área de turismo, principalmente pelo trabalho do padre Robson, que vamos dizer assim, é o mais querido entre os padres, é uma pessoa conhecida nacionalmente e até internacionalmente, que atrai milhares de turistas no decorrer do ano inteiro. Com isso, aumentou a geração de emprego e renda para várias famílias Quantas pessoas hoje que vivem da sua pousada, pequenos hotéis que surgiram em Trindade, então eu acho que a prefeitura não pode ser alheia a isso. Nós temos aqui a atração turística principal que é, vamos dizer assim, o trabalho da Igreja Católica, mas é lógico que a prefeitura tem que arrumar meios para segurar esse turista aqui, estimular a melhoria da prestação de serviço na área de hotéis e restaurantes. Há pessoas que vêm para cá e vão jantar em Goiânia porque não acham janta aqui. Isso tem que ser discutido com o comércio para que haja um estímulo, para que se fixe o turista que vem até aqui. É importante também fazer algo que ligue o turista à Trindade Leste, a Trindade 2, para que as pessoas não fiquem somente no Centro, criar um foco para que o turista passe um tempo também por lá.

Blog – Hoje tem duas realidades, a cidade aqui e a região leste que cresceu demais e é uma potência econômica, muitos não imaginam, mas lá é uma região que tem grandes empresas.
Dr. Antônio – Lá na Avenida Elisabeth Marques, que é a principal do Maysa I, é difícil ter uma área concentrada de comércio forte como lá.

Blog – E há bairros mais periféricos lá que precisam de mais atenção do poder público, embora muita coisa tem sido feita, mas tem que fazer mais. O senhor pretende fazer tipo planejamento um para cá e outro para lá, isso é viável?
Dr. Antônio – A cidade tem que ser tratada como um todo, eu acho que uma coisa que tem quem ser feita é essa integração com o Trindade 2 e Trindade, para que até as pessoas, ao precisar de um banco, um mercado maior, não vá para Goiânia. Acho que, em termos de transporte coletivo, a prefeitura tem quem licitar uma linha que interligue os bairros de Trindade 2 com o Centro de Trindade, isso vai ser muito importante para que as pessoas de lá venham para cá, como nós dissemos, lá na avenida tem banco, loteria e tal, mas a maioria dos setores não tem, então há uma importância muito grande da criação de uma linha urbana, um serviço de transporte urbano promovendo a integração.

Blog – Agora no fim da semana, na sexta-feira (13), o pessoal do PP esteve reunido, no sábado foi a vez do encontro regional do PSDB aqui, o senhor, do partido Democratas, pretende realizar alguma coisa até o fim do ano ou vão esperar mais tempo.
Dr. Antônio – Eu até conversei com o governador que eu queria fazer um encontro agora em dezembro, mas ele está fazendo uma conversa com todos os pré-candidatos dos partidos da base, não é só do DEM, todos os pré-candidatos dos partidos das bases de todos os municípios goianos. Nessa conversa ele está tratando no sentido para que ocorra uma união dos partidos da base e, como eu falei, onde houver essa união, ele tendo dois candidatos da base, ele vai ficar neutro. Então ele pediu para que esse encontro aqui em Trindade que eu tinha proposto de fazer um encontro do DEM aqui, não só de Trindade, mas eu ia trazer as lideranças de 30 municípios nos quais eu fui primeiro lugar e que eu tenho candidatos a prefeito em pelo menos 20, mas ele pediu para protelar isso e nesse ano não vai dar tempo mais. Eu creio que lá para fevereiro vamos fazer isso.


Comentários