Prefeito de Trindade e primeira-dama lamentam a morte de Angelos Ktenas em Goiânia


Angelos Ktenas trabalhava na escultura de uma família e de um carro de boi para ser exposta no Parque dos Romeiros, em Trindade, na festa do Divino Pai Eterno de 2020

Angelos Ktenas trabalhava em escultura para Trindade. (Foto: Wildes Barbosa)


Angelos André Ktenas (83), artista plástico grego, nascido em 1937, em Karyá, na Ilha de Lefcada, que chegou ao Brasil aos 17 anos, e acabou radicado em Goiânia desde 1957, morreu na tarde deste sábado (28), na capital goiana. A família do escultor confirmou sua morte, por volta das 15h. Angelos Ktenas estava internado havia alguns dias no Hospital Anis Rassi. Angelos Ktenas, vale destacar, era bastante conhecido nos meios cultural e acadêmico também por ter sido um dos fundadores da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Autor muito premiado pela qualidade da arte que produziu ao longo de sua vida, Angelos Ktenas deixou mais de 400 trabalhos, principalmente bustos e monumentos, no Brasil inteiro e no exterior. Em Goiânia existem mais de 70 bustos e outras obras do artista instaladas em praças, convém lembrar. Ultimamente, Ktenas trabalhava na escultura de uma família e de um carro de boi que seriam expostos no Parque dos Romeiros, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio de Parceria Público Privada (PPP), cuja entrega à população estava agendada para a festa do Divino Pai Eterno no ano que vem.

No final da tarde, o prefeito Jânio Darrot e a primeira-dama Daírdes Darrot, divulgaram nota em que lamentaram o falecimento do artista, destacando a importância do legado deixado pelo escultor. “É com imenso pesar que eu e a primeira-dama, Dairdes Darrot, lamentamos o falecimento do artista plástico Ângelos André Ktenas”, diz a nota. “Prestamos nossa homenagem a Ângelos Ktenas que sempre teve um grande carinho por nossa Capital da Fé. Elevamos nosso pensamento ao Divino Pai Eterno para que console amigos e familiares neste momento de imensa dor e tristeza”, conclui.


Comentários