Surge grupo de vereadores de Trindade pregando independência


Buscando mais protagonismo na política local, grupo quer discutir melhor projetos do Executivo e lançar candidato próprio a prefeito em 2020

Vereadores se reuniram nesta segunda-feira (30): Orçamento 2020 foi aprovado.


A independência do Legislativo municipal em relação ao prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), está na base do surgimento de um grupo na Câmara Municipal, em tese, que teria 11 vereadores dispostos a discutir todas as matérias com maior profundidade. Juro, pensava que era justamente isso que os atuais 17 vereadores estavam fazendo. Pois é, pois é, pois é.

Então, continuando. A proposta de Orçamento para 2020, estabelecendo a receita anual em R$ 284 milhões, foi aprovada na sessão desta segunda-feira (30), prevendo suplementação orçamentária de até 30%, com a devida análise e aprovação do Legislativo trindadense, conforme explicou Jeann Carlos (PRTB), presidente do Legislativo trindadense.

Na verdade, esta decisão materializada na sessão de hoje pela manhã, parece, é apenas o pontapé inicial de uma nova relação institucional, de acordo com o que ouvimos nos bastidores do Legislativo trindadense, cuja sessão, diga-se, foi algo inusitada também pela admissão e aprovação em plenário de denúncia contra o vereador Agneuson Alves (PV), licenciado para continuar à frente da presidência do Trindade Atlético Clube (Tacão), que teria assinado convênio de subvenção com a Prefeitura de Trindade em benefício do clube de futebol. Assunto para outra notinha, vale destacar.

Mas a intenção dos integrantes do grupo de parlamentes em questão está longe de se tornar oposição ao atual chefe do poder Executivo de Trindade, ao menos nos discursos. “Não aceitaremos mais imposição, tudo será discutido, todos estes vereadores querem, de fato, participar da Administração, ou seja, vamos legislar”, revelou ao blog um dos integrantes do grupo. Qualquer mexida nas dotações orçamentárias devem passar pelo crivo dos vereadores e não mais ficar por conta apenas do Executivo. “Qualquer transposição de recurso, movimentação, será com autorização legislativa”, ouvimos de vários vereadores nesta manhã.

Tamanha disposição tem a ver com as eleições municipais lá em outubro de 2020, quis saber. A resposta que obtivemos não causa surpresa a seu ninguém. Afinal de contas, os vereadores querem lançar um nome próprio como candidato a prefeito. O diagnóstico da atual situação política da base de apoio do prefeito Jânio Darrot, que foi apresentado pelo interlocutor deste blogueiro que aqui vos escreve, é o seguinte. “É fato que na própria base a maioria das pessoas não querem os nomes que estão sendo colocados na mesa e na própria oposição os nomes já são velhos conhecidos. Apresentaremos uma terceira via para a população trindadense”, garantiu um dos líderes do grupo de vereadores que falam em independência.

Em política e na vida, toda ação provoca uma reação. Se os ocupantes de cargos comissionados indicados pelos vereadores forem exonerados e, sabe-se lá o que mais, puder acontecer? “A tendência é que de fato isso aconteça sim, mas estou acreditando que o prefeito não fará isso, pois temos um longo ano pela frente”, ponderou a esse blogueiro um dos próceres do Legislativo trindadense.


Comentários