Por uma Romaria do Divino Pai Eterno em casa mesmo

Viajar neste momento de pandemia do coronavírus é colocar em risco a própria saúde e a dos outros também


Portal da Fé: Principal acesso à Trindade.



Se não houvesse no atual contexto a pandemia do novo coronavírus desde meados do mês março deste ano, no final da próxima semana, estaríamos aqui em Trindade abrindo a Romaria do Divino Pai Eterno, naquela que seria a 180ª edição, sem notícia de nenhuma interrupção até então.

Mas surgiu a pandemia que, segundo o Gabinete de Operação de Emergência em Saúde da Prefeitura de Trindade, produziu, até o momento, 179 casos confirmados, 58 pessoas em tratamento, 43 em isolamento domiciliar e 15 internadas, destas, 9 em enfermaria e 6 em UTIs. Goiás, de acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde, soma 13.366 casos confirmados, com 264 mortes e os números estão ainda numa curva ascendente.

As autoridades de Saúde no estado entendem que no final deste mês, início de julho, deveremos estar no pico da pandemia e isso tudo somado determinou o cancelamento da Romaria de Trindade neste ano. Acontece que os romeiros têm promessas a pagar e, em nome da fé, podem querer vir até a cidade neste período, como ocorre há quase dois séculos. Em acontecendo isso, a possibilidade de haver aglomerações de pessoas será muito alta.

A título de comparação, turistas, visitantes, lotaram a cidade de Aruanã, no último fim de semana, como amplamente noticiado, o que levou a Polícia Militar de Goiás, trabalhando juntamente com a Prefeitura local, a montar barreira sanitária de caráter orientativo, neste fim de semana, naquele município, para orientar as pessoas sobre a suspensão da temporada do Araguaia neste ano, a fim de evitar a disseminação do coronavírus.

Alguma iniciativa semelhante a esta mostrada acima precisa ser tomada pelas autoridades municipais em Trindade, no sentido de orientar, de forma mais direta e objetiva, a população local e principalmente os romeiros, quanto à necessidade de se observar agora as recomendações sanitárias pelo distanciamento social. Não é hora de se fazer uma romaria à cidade em meio a esta pandemia, poderemos ter uma proliferação muito perigosa para os visitantes e, claro, para os residentes na “Capital da Fé”. Todo cuidado é pouco e bem-vindo para se preservar a saúde pública.

As pessoas precisam receber a orientação para evitar empreender uma viagem até Trindade neste momento antes de pegar a estrada. Sabemos que os romeiros vêm a pé, de carro, caminhão, máquinas, bicicletas, em cima de cavalos, dentro de carros de bois. Logo, convém trabalhar bastante para que, neste ano, essas viagens não aconteçam, que a Romaria 2020 seja em casa, em família, algo verdadeiramente em intimidade com o Pai.

Não é fácil tomar uma decisão de se incentivar que os romeiros, visitantes, não venham à cidade em grande número neste ou em qualquer momento. Afinal, somos uma cidade marcada pela fé em Deus, um polo de atração dos romeiros do Divino Pai Eterno e isso é um orgulho para todos que aqui vivem e trabalham. No entanto, a pandemia do coronavírus é algo muito sério que precisa ser combatida e uma das formas mais eficientes, segundo os especialistas, é evitar a todo custo aglomerações de pessoas.

Que o Divino Pai Eterno continue olhando por todos nós, pois onde quer que estejamos Ele há de nos abençoar e proteger sempre. Mas vale sim fazermos a nossa parte, “orar e vigiar”. É isso aí!



Comentários