Empreendedor: conheça os três cursos gratuitos que vão te preparar para 2021

Treinamentos são 100% on-line e foram preparados por instituições renomadas como Unicamp e USP. Reviravoltas na economia devem reforçar as fileiras do empreendedorismo

Inã Zoé, estrategista de marcas. (Foto: Divulgação)



Como estrategista de marcas e um apaixonado por empreendedorismo, tenho visto grandes e aceleradas transformações acontecerem e talvez uma das mudanças mais notáveis que devemos experimentar em 2021 é o surgimento de novos negócios. Com as reviravoltas na economia mundial decorrentes da pandemia, pessoas que antes estavam felizes em suas profissões e em empregos relativamente estáveis, em muitos casos terão que embarcar no trem do empreendedorismo e tomar novos rumos em suas vidas.

E para tornar esta jornada um pouco mais fácil, separei alguns cursos on-line gratuitos oferecidos por renomadas instituições que podem ajudar aqueles que, por algum motivo, já estão se vendo como donos do próprio negócio ou pensam em fazer isso muito em breve.

O primeiro deles é o curso Consolidando Empresas. Ele tem duração de 12 horas e é oferecido pela Universidade de São Paulo na plataforma Coursera. Noções de planejamento fiscal, gestão financeira e direitos trabalhistas estão inclusas no programa.
Acesse: pt.coursera.org/learn/consolidando-empresas

A segunda opção é o curso empreendedorismo e as competências do empreendedor. Com 11 horas de duração, esse treinamento foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O curso é dividido em competências desejáveis ao empreendedor, que serão aprimoradas ao longo das aulas: conhecimento, interação, inovação, tomada de decisão, gestão e crescimento. 
Acesse: pt.coursera.org/learn/empreendedorismo#about

A terceira opção que selecionei é o curso Inove na Gestão de Equipes e Negócios. Este treinamento tem 14 horas de duração, foi elaborado pela USP, e ensina fundamentos da liderança de pessoas e de processos, contratações, desenvolvimento de produtos e cuidados na gestão da operação da empresa. Há aulas sobre como definir missão e valores corporativos, ser mais produtivo, tomar melhores decisões e avaliar resultados, incluindo técnicas de design thinking.
Acesse: pt.coursera.org/learn/gestao-equipes-negocios


Inã Zoé, estrategista de marcas pessoais, empresariais e colaborador deste blog.


Comentários