Goianos abraçam Região Metropolitana para viabilizar sonho da casa própria

Com preço atrativo e boa oferta de serviços, cidades como Trindade têm atraído a atenção de quem quer comprar um lote para sair do aluguel



por Túlio Moreira, jornalista


A venda de imóveis no Brasil conseguiu contornar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus e fechou 2020 com alta de 26,1%, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica aponta que 30% das pessoas que demonstram intenção de compra querem adquirir o primeiro imóvel para sair do aluguel. Entre os que estão em busca da primeira casa própria, uma alternativa bastante cogitada é a compra de um lote para construir.

Em Goiás, uma opção que se destaca pelo custo-benefício são os loteamentos na Região Metropolitana de Goiânia, onde o preço médio do metro quadrado privativo em loteamentos abertos (R$ 349) é praticamente a metade do valor cobrado na capital (R$ 626), sendo pesquisa da Brain em 2020. Quem se dispõe a morar nas cidades próximas acaba fazendo uma boa economia na compra do lote e também na hora de construir, com custos de mão de obra e materiais mais em conta do que os encontrados em Goiânia.

O consultor comercial da Brain Inteligência Estratégica, Anderson Gonçalves, acredita que as pessoas já estão mais abertas à ideia de morar na região metropolitana e, ao contrário do que ocorria há alguns anos, não fazem tanta questão de morar em Goiânia. Um dos casos mais notórios é Trindade, que está a cerca de 16 km da capital.

Com o acesso facilitado a Goiânia, por meio da rodovia GO-060, Trindade é um dos destinos mais procurados atualmente e conta com lançamentos como o loteamento planejado Jardim Alta Vista. Localizado entre as GO-060 e GO-070, em uma área com 466 mil metros quadrados, o empreendimento tem capacidade instalada para receber mais de 3.200 mil moradores nos seus 800 lotes, com tamanhos a partir de 250 metros quadrados. Segundo Ricardo Feres, gerente comercial do empreendimento, há uma demanda significativa por parte de clientes que estão em busca de realizar o sonho da casa própria.

“A grande maioria dos clientes que buscam o Alta Vista, eu diria que uns 80%, querem sair do aluguel. A renda destes clientes é, muitas vezes, insuficiente para investir em um imóvel já pronto, ou o cliente não consegue comprovar a renda para ter acesso facilitado a financiamentos. Então, essas barreiras transformam o lote em um negócio viável e muito atrativo para quem quer ter o primeiro imóvel”, avalia Ricardo.

Na visão do consultor da Brain, as facilidades para adquirir um lote na região metropolitana são muito atrativas, e as pessoas estão percebendo que, além de ser uma ótima oportunidade de negócios, essas cidades oferecem toda a infraestrutura necessária para morar. “Elas deixaram de ser meras cidades-dormitório para adquirir vida própria. São cidades que estão crescendo e se destacando. Hoje as pessoas têm orgulho de bater no peito e dizer que moram em Trindade ou Aparecida de Goiânia, por exemplo”, analisa Anderson.

Atrativos da região metropolitana
Além dos custos mais acessíveis, Ricardo Feres destaca que a expansão das cidades da região metropolitana também contribui para tornar os loteamentos mais atrativos. A oferta de comércio e serviços nas proximidades é um dos principais fatores na decisão de compra de um terreno ou lote.

“Antigamente essas cidades não ofereciam quase nada de infraestrutura e conveniências. Hoje, já há grandes supermercados, shoppings e avenidas com comércio bem desenvolvido. Toda essa estrutura atrai tanto pessoas que já estão radicadas na região metropolitana, como Trindade e Goianira”, analisa o gerente comercial do loteamento Jardim Alta Vista.

Para Anderson, já há alguns anos que o goianiense começou a ver a região metropolitana com outros olhos e a questão da distância e do deslocamento já foi desmistificada. “Muitas vezes, as pessoas gastam muito menos tempo indo de Trindade para Goiânia do que se deslocando do Centro para o Setor Nova Suíça, por exemplo. Então, a economia alcançada com o metro quadrado mais barato do que em Goiânia, e essa fluidez no deslocamento diário transformam as cidades da região metropolitana em ótimas opções a se considerar na hora de comprar um lote”, reforça.

Com cerca de 130 mil habitantes, Trindade é, atualmente, a terceira maior cidade da região metropolitana, atrás de Goiânia (1 milhão e 500 mil habitantes) e Aparecida de Goiânia (590 mil habitantes). A cidade é uma das que mais crescem em Goiás, com aumento populacional de 24,2% entre 2010 e 2020, enquanto a taxa de crescimento populacional do Estado de Goiás foi de 15,55% no mesmo período.


Comentários