Laboratório do Hetrin conquista pelo 3º ano consecutivo reconhecimento de excelência

Certificação do PNCQ reconhece excelência dos resultados clínicos do hospital

Excelência no laboratório: Hetrin. (Foto: Divulgação)


Débora Alves | Da Assessoria de Comunicação do Hetrin

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, foi certificado pelo terceiro ano consecutivo no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Por meio do programa, os laboratórios classificados como “excelentes” são reconhecidos pela performance diferenciada que possuem em termos de controle de qualidade, garantindo confiabilidade e fidelidade aos laudos emitidos.

O reconhecimento foi oficialmente concedido ao Laboratório de Análises, que engloba exames nas áreas de bioquímica, hematologia, imuno-hormônio, uroanálise, parasitologia, coagulação, microbiologia e gasometria. O certificado de excelência, concedido pela manutenção constante de resultados positivos ao longo de 2023, refere-se aos exames realizados periodicamente na unidade, abrangendo diversas áreas de atuação do laboratório. Esses exames auxiliam na avaliação do quadro clínico dos pacientes e na determinação das condutas de tratamento adotadas pelo hospital.

Me sinto honrada, uma vez que o árduo trabalho desenvolvido, não apenas pela coordenação, mas por toda a equipe de laboratório do Hetrin, é reconhecido e comprovado por meio do certificado de excelência. Trabalhamos sempre em busca de oferecer o melhor aos nossos pacientes, e este certificado é a comprovação do bom trabalho realizado em equipe em prol do mesmo objetivo”, celebra Jennifer Fernandes, coordenadora da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.

Confiança nos resultados

O Programa Nacional de Controle de Qualidade avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa. Ele é provedor de ensaios de proficiência e produtor de amostras-controle e material de referência para laboratórios, bancos de sangue, organizações de diagnóstico in vitro e no segmento de alimentos, análise de água, medicamentos e cosméticos.

Mensalmente, são enviadas amostras nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Uroanálise e Parasitologia para análise e conferência, no âmbito do programa de controle de qualidade. Com base na média de avaliação mensal dessas amostras, é atribuída uma nota à instituição.

O Controle Externo de Qualidade ou Ensaio de Proficiência tem por finalidade monitorar a estabilidade dos processos e procedimentos realizados. Por meio do serviço é possível avaliar as atividades laboratoriais, diagnosticar desempenhos inadequados, utilizar os resultados como ferramenta de gerência para promover ações de melhoria e aperfeiçoar o padrão de desempenho das equipes.

O PNCQ classifica os laboratórios participantes do Programa Externo do Controle da Qualidade em excelente, bom, regular e ruim. A categorização é dada de acordo com o grau de acertos nos laudos das amostras-controle do Controle Externo da Qualidade.


Comentários